Header Ads

A Eklesia de Cristo: Em Busca da Essência






No livro de Mateus 16:18, por ocasião de Seu retiro com os discípulos nas regiões de Cesaréia, Jesus expressou um sonho: Ele edificaria uma igreja para seus seguidores. Seria uma igreja edificada por Ele mesmo, uma igreja vitoriosa sobre a morte e a sepultura.

Anos se passaram e andamos em busca desse sonho de Jesus, na construção de Sua igreja. Às vezes lutamos pela edificação de uma igreja com base na idéia de que o essencial é que tenha uma localização priviligiada, bancos confortáveis, fachadas modernas e recursos eletrônicos diversos. Muitos se encontram convencidos de que isso constitui o principal ítem na edificação de uma igreja para Cristo.

Eu digo que tudo isso tem seu lugar. Porém, qual seria a beleza da igreja de Jesus segundo Ele mesmo? A palavra igreja está traduzida ali da palavra grega eklesia, e esta era uma palavra usada para definir um ajuntamento de pessoas que eram chamadas a “sair para fora”, às portas da cidade, a fim de discutir acerca dos direitos e deveres da comunidade. No Antigo Testamento grego (LXX), a eklesia refere-se à congregação de Israel reunida em adoração e em busca de instrução divina.

A eklesia de Cristo também é composta de pessoas. Ela será edificada não com argamassas e ferragens, mas com os corpos dos fiéis que se ajuntam unidos em adoração, mesmo se encontrem em modernos edifícios ou cabanas rústicas ou ao relento. Foi Pedro quem disse: “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1Pedro 2:5).

Assim deveria ser a eklesia de Jesus: Um ajuntamento de pessoas unidas em adoração, caminhando em direção a um propósito comum, governadas pelo amor. Mas quando olhamos para a igreja cristã na modernidade, quão longe nos parece ela desse grande ideal de Cristo! E quando lemos sobre a Igreja de Corinto, descobrimos que esse era o problema maior daquela comunidade: a falta de unidade. Mas nela descobrimos também a luta de Paulo, em busca de reconduzir a comunidade de volta ao ideal de Deus.

Se de fato a segunda carta de Paulo aos Coríntios trata de uma apologia acerca do verdadeiro Apóstolo, creio que a Primeira Carta é um tratado acerca da verdadeira igreja. É ela assim, uma carta atual, pois trata de antigos problemas que ainda atingem os cristãos nos dias de hoje. Diante da crise da ética cristã presente em muitos movimentos ditos cristãos, desde o farisaísmo implícito até o relaxamento aberto, a pergunta pela essência da verdadeira religião ainda permanece. Como responder a questão acerca da verdadeira essência da igreja dos sonhos de Deus?

Penso que essa foi a busca de Paulo quando ao lidar com os diversos problemas de uma igreja que perdeu seu rumo, escreveu o capítulo 13 de sua Primeira Carta aos Coríntios. Para nós que vivemos em dias confusos, neste momento histórico marcado pelas constantes divisões e contendas no Corpo de Cristo, a leitura aprofundada dessa carta se mostrará adequada para a descoberta dos valores fundamentais que devem governar a vida comunitária da verdadeira Igreja de Cristo. Destaca-se nesta, o chamado ao retorno à unidade, à vivência da palavra recebida, ao apego aos princípios; há o chamado à ordem, e em especial, descobrimos nela o fundamento do amor, que pela sua importância, superaria até mesmo a fé e a esperança. Ele é que nos dá a pureza de motivos no presente, e em nós que cremos, se torna o bem eterno doado pelo Senhor aos remidos (1Coríntios 13.8). - Por Claudio S. Sampaio -

http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Um comentário:

  1. Boa tarde!
    Muito obrigado!
    Seu artigo, foi sucinto e esclarecedor.
    Tenho necessidade de estudar teologia. Mas, esbarro em um obstáculo; pois, todos os seminários que conheço só confeccionados. E na verdade, não estou alinhado com este atual modelo de 'igreja'. Já estive em seminário batista, quando era membro da batista. Mas, não fazia sentido continuar estudando em uma academia teológica, uma vez que: não creio no livre arbítrio. Então passei a fazer parte da igreja presbiteriana. E busquei aprender a teologia reformada. Teologia está omitida aos batistas. Fui também ao seminário presbiteriano do RJ - seminário Ashbel Simonton. Participei do curso preparatório para o vestibular daquela instituição. Entretanto, foi incomodado a não participar daquele ambiente. Havia muitos alunos com comportamento seculares no local. E algumas palestras totalmente vazias. Não tratavam de assuntos de princípios eternos. Me desculpe o desabafo. Mas, digo estas coisas para que o senhor entenda um pouco meu dilema. Não pretendo ser pastor. Como Paulo diz em 1Tm 3:1. Mas, sou impulsionado pelo Santo Espírito de Deus a conhecer mais sobre seu poderoso Livro. E a igreja não cumpre seu papel neste assunto. Não pense que sou mais um desses rebeldes sem causa. Não tenho problema com hierarquia, nem tão pouco em cumprimento de ordens. Sou militar de carreira tenho 24 anos de profissão. Sou casado,tenho um filho e 45 anos de idade. Fui alcançado pela Graça de Deus aos 19 anos. Quando estava lenda a Bíblia pela primeira vez. Em Jo 14:6. As escamas caíram subitamente. Passei a enxergar claramente a verdade libertadora em Cristo Jesus. Aleluia!
    Depois, passei a buscar entender a igreja. Mas, até hoje quanto mais me esforço. Menos entendo. Quanto mais estudo as Escrituras menos acredito na instituição igreja. Não estou focando em uma denominação específica. Digo, de forma coletiva. Não observo: alinhamento das organizações 'igreja' com a Palavra de Deus. Não me considero um "desigrejado". Tenho ativamente participado de vários projetos de evangelismo interdenominacionais. Mas, não me considero satisfeito por estar com a mão no 'arado'. Não creio no ativismo. Creio na Graça Irresistível, e Imerecida e Incondicional. Como todo bom reformado. Kkk.
    O senhor tem alguma sugestão para me ajudar a estudar teologia? Digo alguma academia teológica/ seminário?

    Agradeço a Deus por sua vida e por sua família. Como creio e está escrito:"todas as bençãos espirituais já foram derramadas em nós; Sua Igreja nas regiões celestiais em Cristo." Ef 1:3 Rogo, a Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Que derrame suas misericórdias, segundo o beneplácito de Sua vontade; na sua vida Claudio Sampaio e de toda a sua família. Amém.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.