Header Ads

A Jornada de Jacó: Em busca da bênção prometida


A peregrinação de Jacó reflete a caminhada de todos nós em busca da almejada bênção.


Acabo de ler em minhas meditações com a Bíblia, sobre a saga de Jacó. Refleti sobre os locais de sua passagem desde a sua saída de casa em Berseba até o momento em que ele alcança a almejada paz com Deus e seu irmão Esaú, em Salém.  Descobri maravilhado, que estes lugares da peregrinação de Jacó, tendo cada  local um nome carregado de sentido, refletem muito bem as circunstâncias da caminhada de todos nós em busca da almejada bênção.

Pude seleccionar pelo menos 08 tópicos sobre estes locais, os quais resultaria em uma boa semana de ênfase espiritual, com foco em reavivamento. Estou no desenvolvimento dos temas, mas deixo em aberto a quem se interessar pelo conteúdo, as preciosas lições aprendidas.

A Jornada de Jacó

1. O começo: lugar do fracasso (Gn 27).  

Jacó tinha a promessa da bênção desde o nascimento. Entretanto, busca de modo desonesto alcançar o favor de Deus, enganando a seu irmão e a seu pai. Tudo resulta em maldição, com a ira  do irmão e a separação da família.  Jacó é exilado e parte de sua casa, solitário em busca de auxílio na casa de seus parentes distantes.

Lição: todos nós temos um momento de fracasso, desde a nossa origem em Adão até nossos fracassos diários, (especialmente em nosso cinismo espiritual), todos causando a dor da ruptura entre nós e Deus e entre nós mesmos: pecado causa sempre separação.

2. Betel, o lugar da promessa e da aliança (Gn 28:19ss).

Ao sair de casa como fugitivo e deitar-se sobre uma pedra, sentindo-se solitário e desamparado, Jacó tem um sonho e recebe a promessa do cuidado divino, o que o prontifica a fazer um pacto de fidelidade com Deus.  Deu então o nome do lugar de Betel cujo sentido é "Casa de Deus". 

Lição: na hora de nossa fraqueza, é Deus quem inicia o processo da busca e da aliança, nós apenas colaboramos com Ele em nossa resposta humana e nos prontificamos em ser abençoados.

3. Oriente, o lugar da fraqueza humana e da graça divina (Gn 29:1).

Jacó chega ao Oriente, na Mesopotâmia, casa de seu parente Labão e é enganado por ele, entra no jogo das trapaças e dos esforços humanos, mas ainda assim Deus é fiel à Sua aliança e o abençoa. 

Lição: Mesopotâmia significa "Região entre Rios". Reflete bem a experiência de Jacó, cercado pela oposição e ganância de Labão e seus filhos, que buscavam oprimí-lo. Também somos provados e às vezes nossa fé vacila, porém, a graça de Deus não depende de uma fé perfeita Nele, e sim de nossa fé Nele, que ele fará crescer através de Suas demonstrações de graça e cuidado diários.

4. Galeede e Mispa, o lugar do testemunho e do juízo (Gn 31:25 e 51-52).

Jacó parte de maneira oculta e é alcançado por Labão, que confessa ser impedido em seus planos pela voz de Deus em sonhos e erige uma pedra como marco de testemunho da aliança entre eles, colocando a Deus como o Eterno Juíz entre ambos. Jacó deu nome ao local de Galeede e Mispa ou Gileade, nas Bíblias populares.

Lição: O nome Mispa significa "Posto de Vigilância" e nos fala de Deus como nosso Supremo Juiz. Assim como Deus julgou entre Jacó e Labão e Se assentaria sobre a pedra como uma testemunha entre os dois a fim de ver qual seria infiel no pacto, temos um Deus que é nosso juiz, mas que busca nos vigiar para nossa defesa, se temos uma aliança com Ele.

 5. Manaaim, o lugar da presença e do consolo (Gn 32:1-2).

Quando se aproxima de sua casa paterna e de seu irmão Esaú, o temor em Jacó aumentava, mas chega a um lugar onde é recepcionado pelos anjos de Deus. Deu jacó o nome do lugar de Manaaim, que quer dizer "Dois Campos". 

Lição: Todos nós crentes no SENHOR precisamos aprender a viver em duas pátrias, a de cima e a de baixo.  Como Jacó, em nossos momentos de dúvidas e incertezas, podemos viver duas realidades, a da angustia e do abandono e do consolo e da presença, pois é Deus aquele que nos dá a acolhida. Temos assim, os pés na Terra mas os olhos no Céu e contemplamos o invisível.

6. Peniel, o lugar da vitória e reconciliação (Gn 32:22).

Na passagem do Peniel, Jacó teme, ora, luta com Deus por toda a noite e obtém a resposta quando se encontra no chão, no limite de suas forças.Depois de seu clamor pela bênção e a declaração de seu nome, é abençoado.


Lição: Peniel significa "Face de Deus". Somente quando contemplou a face de Deus e se deu a conhecer a Ele, foi Jacó abençoado. Nós também só poderemos alcançar o favor de Deus quando chegamos ao extremo de nosso limite e nos arrojarmos aos Seus braços sem nenhuma reserva, mérito ou exigência, apenas abertos a Ele. Aplica-se à situação extrema da igreja no tempo do fim, clamando pelo seu livramento,  e nos ensina acerca do modo como devemos buscar a Deus nesses dias e receber Dele a bênção do livramento e da certeza da salvação.

7. Salém, o lugar do descanso e da paz  (Gn 32 18).

Após a reconciliação com Esau, Jacó segue em paz até uma cidade de Siquém, que a NVI reconhece ser Salém, que quer dizer "paz". Era o fim de sua peregrinação e Jacó podia descansar seu coração agora em paz com Deus e com os homens. 

Lição: Chegar à cidade da paz é chegar à plena comunhão com com o Senhor, através de nosso descanso Nele, pela experiência da justificação pela fé. Também anuncia o descanso final: apesar de todas as angústias do povo de Deus nesse mundo, podemos saber que é Seu plano nos levar para o lugar de descanso. Se descansamos Nele, nossa jornada terminará em paz e consolo eterno, com nossa chegada à Canaã celestial.

***
Que o bom Deus nos ilumine a cada dia a descobrirmos na Palavra mais e mais de seus ricos detalhes, que apesar de pequenos, encerram em si mesmos variadas lições voltadas para o nosso crescimento na graça. Busquemos sempre mais do Espírito Santo! [Claudio Soares Sampaio].

#
nossa página 
http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com 
diponível para compilação, desde que não sofra alteração e a fonte seja citada


2 comentários:

  1. Olá pastor,

    Muito bom seu blog. Acessei pelo blog Questão de Confiança. Um pedido: Pode postar sermões seus em áudio?
    Gosto de ouvir enquanto trabalho.

    Um abraço!

    Marco Aurélio - Joinville/SC

    ResponderExcluir
  2. Olá querido Aurélio

    Que bom que gostou de nosso blog. É um prazer dialogar com mentes interessadas em temas das Escrituras e suas observações serão sempre bem-vindas. Sinto não poder atendê-lo, pois não tenho sermões gravados. Mas prometo postar no futuro algo de outros pregadores, ok? Abraço e volte a comentar.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.