Header Ads

Método de Leitura da Bíblia: uma fórmula para enriquecimento espiritual

Fórmula para um Enriquecimento Espiritual

 
Quero apresentar para você no Entendendo a Palavra de hoje uma fórmula para seu enriquecimento espiritual.
Ela pode ser dividida em três partes: alguns minutos para a leitura, mais alguns minutos para o estudo e finalmente mais alguns minutos para a oração e a meditação.
Hoje vou falar sobre o período da leitura bíblica.
Por alguma razão a leitura tem perdido seu encanto para muitos hoje em dia. No entanto, para o verdadeiro seguidor de Cristo, a leitura da Bíblia Sagrada será além de informativa um exercício que encorajará a sua vida.
Muitos dizem que não tem tempo para a leitura da Bíblia Sagrada. Normalmente acham mais fácil encontrar tempo para outras coisas, mas para a leitura da Bíblia… é sempre muito difícil encontrar, ainda que seja um tempinho.

E o que você pode fazer se você não tem prazer na leitura da Bíblia?

- Tome uma decisão – Comece do jeito que você puder. Inicie com o tempo que você tenha. Mesmo que seja apenas 5 minutos. Mas que seja um plano diário. Serão apenas 5 minutos? Ok. Mas que seja diário. No final de uma semana serão 35 minutos. E se você dedicar no sábado ou domingo o dobro do tempo, esse tempo semanal aumentará.
2º – Use o poder da vontade – Afinal de contas, é você quem decide o que quer e o que não quer. Tome a decisão, exerça sua vontade e Deus o ajudará.
3º – Determine um tempo e um local para a leituraUtilize sempre o mesmo horário e o mesmo lugar. Afinal, serão apenas 5 minutos, ou talvez mais. Isto vai ajudá-lo a formar o hábito.
4º – Ore sempre antes de começar a leituraNunca inicie sua leitura sem uma oração pedindo que o Espírito Santo o guie. Lembre-se de que as “coisas espirituais se discernem espiritualmente.”
5º – Mantenha em mente que a Bíblia é um todoTire de sua mente que uma parte não serve para nós hoje, ou que uma parte só era para os judeus. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino”, afirma Paulo em II Timóteo 3:16.
6º – Continue lendo até que o texto faça parte de você – Lembre-se de que a prática leva à perfeição.
7º – Leia com entendimento.Pode acontecer de que você tenha que ler diversas vezes o mesmo texto para entender o que Deus está tentando te ensinar. Não desanime, leia de novo.
8º – Tome notas e sublinhe. – Tenha ao seu lado caneta e bloco de notas. Tome nota daquilo que você achou interessante. Anote as suas dúvidas. Marque com um lápis ou caneta os versos que mais lhe chamaram a atenção. Isto fará com que os versos, pouco a pouco, se tornem mais familiares.


E agora? Por qual livro da Bíblia eu devo começar a leitura?

Existe uma conhecida fórmula de leitura da Bíblia, conhecida como Ano Bíblico. A idéia é ler 3 capítulos por dia e em cada sábado 5 capítulos. Dessa forma, no final de um ano a pessoa teria lido toda a Bíblia.
Sem dúvida é interessante. Eu mesmo já li a Bíblia utilizando esse método.
Mas o problema é que alguns iniciam no livro de Gênesis, com uma vontade maravilhosa. Continuam lendo Êxodo, Levítico, Números… O tempo passa e parece que em Deuteronômio a vontade de continuar a leitura vai diminuindo e você vai se atrasando e  muitos param de ler.
Já aconteceu isso com você?
Então vamos mudar a fórmula para a leitura. Escute bem. Se necessário tome nota.
Eu vou sugerir que você siga o plano que eu vou apresentar para você.
Se a Bíblia é a revelação de Jesus Cristo, então por que não começar com Jesus?
A vinda de Jesus a esta terra como nosso Redentor é um assunto maravilhoso. Preencha o seu pensamento com a história de Jesus – sua vida, seu ministério, seus ensinos, sua morte e sua ressurreição! Não parece maravilhoso?
Eu sei que você poderia começar por vários lugares, mas vou sugerir João. Porque João era o discípulo mais achegado de Jesus. Ele tinha um relacionamento de grande amor por seu mestre e por isso eu sugiro o livro de I João como o início de sua leitura da Bíblia.
Mas… por que I João? Porque eu creio que João gostaria que ao ler sua carta, você tivesse o mesmo relacionamento que ele tinha com Jesus. Ele mostra como é Deus e como podemos conhecê-lo. Por isso eu sugiro que nas duas primeiras semanas leia a primeira carta de João.
Leia durante estas duas semanas, com oração, de tal forma que Jesus se torne tão real que você quase possa senti-lo ou tocá-lo. Peça a Deus que o ajude nisso.
Está bem. E depois? Qual seria o próximo livro?
O evangelho de Marcos. Não é apenas porque Marcos seja o mais antigo dos evangelhos, mas ele é o mais curto, o sintético, o mais simples e talvez o mais narrativo. Cada parte do livro de Marcos é uma cena da vida e ação de Jesus.
Se tiver um tempinho você poderá ler o livro todo em pouco mais de uma hora.
Você perceberá como Jesus era muito ocupado. Aprenderá que ele “não veio para ser servido, mas para servir.” Marcos 10:45.
E depois de Marcos? Qual seria o próximo livro? Mateus. 644 versos dos 1.068 versos de Mateus contêm palavras de Jesus.
Na verdade, o evangelho de Mateus apresenta 5 discursos de Jesus.
Em Mateus você encontrará 10 situações que ninguém mais narrou. Você perceberá que Mateus dá uma ênfase muito forte para os eventos dos últimos dias. E como cremos estar vivendo nos últimos dias, procure comparar com os dias atuais.
Depois de Mateus você pode passar para o livro de Lucas.
Nesse ponto, você estará preparado para esse evangelho que foi escrito pelo Dr. Lucas, pois ele era médico. Alguns chegaram a chamar o livro de Lucas como “o livro mais bonito do mundo.”
Lucas inicia desde o princípio, da  anunciação a Maria. Mostra de forma muito bonita a história da natividade. Apresenta o menino Jesus dentro do templo de Jerusalém. Cerca de metade do conteúdo do livro não é encontrado nos outros evangelhos.
Em Lucas encontramos 13 parábolas, entre elas:  O Bom Samaritano, A Ovelha Perdida, o Filho Pródigo, O Rico e Lázaro e a parábola do Fariseu e do Publicano.
Na realidade o livro de Lucas é o primeiro volume de um trabalho muito elaborado que mostra a vida de Jesus e o início do cristianismo de Jerusalém até Roma. Alguns teólogos chamam a obra completa de Lucas como “Lucas-Atos”. Lucas é o volume 1 e Atos o Volume 2.
Como era de se esperar, a seguir você lerá o livro de Atos. Alguns definem esse livro como “a mais maravilhosa peça de história que já foi escrita”.
Lucas, o autor de Atos, foi o primeiro historiador do cristianismo e fundador da história da igreja. O livro de Atos mostra como o Cristianismo começou e como se expandiu para além apenas do judaísmo, mas saiu para outros países chegando até Roma. Isto não aconteceu por causa de algum planejamento humano, mas tudo aconteceu sob a direção do Espírito Santo.
Ao terminar o livro de Atos, volte e leia o evangelho de João. Este é o livro favorito da Bíblia pra muita gente.
João tinha um propósito muito especial quando escreveu seu evangelho.
“Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” João 20:30 e 31.
Com exceção de um milagre que aconteceu depois da ressurreição e está relatado em João 21, existem apenas 7 milagres relatados neste evangelho.
João tinha um propósito especial ao citar estes milagres:
1.     Ele queria inspirar a fé na aceitação de Jesus como o Salvador do mundo.
2.     Ele queria inspirar a fé em Jesus como o Messias, o filho de Deus. Fé esta que resulta em vida eterna, vida através de Jesus Cristo.
Depois continue lendo as cartas de Paulo, as demais epístolas até chegar ao Apocalipse. Creio que aí, você já percebeu que 5 minutos é muito pouco e quer dedicar um pouquinho mais de tempo à leitura e relacionamento com Jesus.
(Minha gratidão à amiga Klésia, membro da Igreja Adventista do distrito de Buritis/MG, pelo envio desse material)
***
nossa página 
http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com 
diponível para compilação, desde que não sofra alteração e a fonte seja citada

3 comentários:

  1. EXCELENTE, AMEI!!!
    Me deleito, às vezes, lendo a bíblia e sinceramente, as razões apresentadas para o início da leitura é o que vai tornar a Bíblia SUPER INTERESSANTE

    ResponderExcluir
  2. Hey this topic is extremely concerning. Keep it going buddy !

    ResponderExcluir
  3. I loved your site - thank you!

    http://metalbuilding1.altervista.org/
    http://my.opera.com/baldnessstop/blog/
    http://steelbuildings14.jimdo.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.