Header Ads

Discurso Para os Formandos em Contabilidade -2012




Discurso de formatura para os formandos da classe de Técnico em Contabilidade
Escola Municipal Coronel José Ortiga,Turmas 3ºA e 3ºB.

por Claudio Soares Sampaio

Senhor Diretor e Senhora Diretora, Educadores e Educadoras presentes, Pais e Mães dos formandos, caros convidados e convidadas, distintos Paraninfos e Paraninfas, todos que hoje se apresentam aqui com a finalidade de congratular-se com as Classe dos formandos das Turmas 3ªA e 3ªB da Escola Técnica Cel. José Ortiga, ano de 2012, meus queridos formandos;

Boa noite. A graça e a paz de Jesus Cristo Nosso Senhor.

Como sempre, em ocasiões como esta, as primeiras palavras são de gratidão. Agradecemos primeiramente a Deus. E não poderia deixar de ser diferente. Depois de anos dedicados ao estudo e aprendizado, vocês vieram a este local para agradecer a Deus por tudo o que vos aconteceu nesse pequeno período de tempo. Sei que houve dedicação e sacrifício de todos para que esse momento fosse possível.

Mas ao mesmo tempo, com essa atitude, vocês demonstram que compreendem uma verdade das Escrituras, a Bíblia Sagrada: Que toda boa dádiva veio do Pai Eterno, Aquele que vos ajudou em todas as etapas para que chegassem a este instante, coroados de vitória. Graças a Deus, portanto!


Agradeço também a chance de poder falar a vocês. A maioria de vocês eu nem conheço. E sei que exigiu certa dose de confiança ao escolher nosso templo e seu ministro para vos falar e também apresentar a Deus o vosso tributo de louvor. Muito obrigado!

Ao apresentar meus parabéns a vocês, meus queridos formandos, devo também parabenizar vossos mestres e educadores. Sua vitória é também a vitória deles. Já dizia a célebre poetisa goiana, Cora Coralina: “Feliz é aquele que transmite o que sabe e aprende o que ensina”. Ensinar a vocês estes anos foi para eles também um aprendizado. Sua formatura é para eles também um momento de avanço na conquista do saber. Parabéns a todos, professores e mestres!

Quero aprender com vocês, algumas lições de um texto da Bíblia.  Leio o que está no livro dos Provérbios do sábio Salomão, capitulo 24, vv. 30-32:

Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento. Eis que estava toda cheia de cardos, e a sua superfície coberta de urtiga, e o seu muro de pedras estava derrubado. O que eu tenho visto, o guardarei no coração, e vendo-o recebi instrução. 

O texto diz que o sábio passou pelo campo de um homem preguiçoso e sem entendimento. O que ele viu não foi algo agradável. A terra estava coberta de ervas daninhas, não havia o cultivo do trigo, e as paredes dos muros estavam todas derrubadas. E ele diz que as lições desse passeio, ele levou ao seu coração e recebeu uma instrução.

Sendo assim, se pode haver uma instrução para nós, eu convido vocês, jovens formandos, a passear comigo pelo campo do preguiçoso e reaprender como o sábio. Vejam a imensidão de terra boa e cultivável tomadas de urtigas. Vejam os muros caídos. Contemplem comigo a casa abandonada, os espinhos tomando o caminho. 

Que visão desoladora e deprimente!

Agora, busquemos as lições de nosso passeio. Porque o campo estava em ruínas?


O sábio denuncia duas faltas no proprietário do campo que nos levarão ao ensino. Ele diz que era um homem preguiçoso e falto de entendimento. Analisemos esses detalhes, então:

1.  Consideremos, em primeiro lugar sobre a importância da disposição ao trabalho para sermos bem realizados em nossos empreendimentos.

Poderia iniciar esse tópico de minha fala refletindo acerca das dificuldades que vocês seguramente enfrentaram nesses anos de estudo. Há entre vocês aqueles que tiveram de dividir o tempo entre estudo e trabalho, e outras, talvez, entre os cuidados do lar e as obrigações acadêmicas. Sei que muitos de seus colegas desistiram.

Mas vocês, caros formandos, mesmo cercados de dificuldades prosseguiram. Vocês foram perseverantes. São por assim dizer, vencedores no sentido fiel da palavra. Vocês aprenderam que nenhuma vitória se alcança sem trabalho e sacrifícios. E essa lição, vocês deverão levar para o restante de suas vidas.

Já que moramos em um local onde as pessoas vivem pelo sustento da Terra, essa metáfora que a Bíblia nos apresenta é bem adequada.

Vejam os campos. Já perceberam o trabalho para que o pão chegue a nossa mesa? Quando vamos ao supermercado e nos assombramos com o preço do arroz e do feijão, não refletimos sobre os sacrifícios e trabalhos realizados para que ele chegasse a nossa mesa. Em minha infância vi meu pai trabalhando a terra. Ele lavrava, depois semeava, depois carpia as ervas daninha, depois era o tempo da colheita. Muitas vezes meu pai saia para trabalhar a terra ainda no escuro, antes que os primeiros raios de sol entrassem pelas aberturas do telhado em nossa humilde casa. O sustento da vida era resultado de muito trabalho. Isso, eu aprendi com meu pai.

Mas pense em um campo abandonado. Sem que ninguém se esforce para trabalhar a Terra, os cardos surgirão naturalmente. Já diz a terceira lei da termodinâmica que tudo tende a se corromper.

Nesse caso, bastaria abandonar o campo e ele por si só se estragaria. O campo se encheria de urtigas e espinhos e a casa tenderia a desabar. Vejam, queridos formandos, aquelas taperas de beira de estrada e entenderão o que tento vos ensinar aqui.

Esse campo, queridos formando, é a vossa vida. De nada vos adiantará os recursos e aprendizado se em vocês não houver a disposição para a luta, para o trabalho.  Tudo se estragará pelo desuso.

E saibam que isso é importante porque é na nossa primeira escola, o Lar, que cada um de nós começou a desenvolver as aptidões para a vida. Se por acaso, algum de vocês não tiveram o privilégio de aprender essa importante lição pelo exemplo, que aprendam pela imposição da vida. A vida não tolera homens e mulheres que não amam o trabalho. 


Jesus certa vez disse em resposta ao trabalho que ele realizava as seguintes palavras: “Meu Pai trabalha até agora e eu também”. Deus, o Eterno Pai é um grande trabalhador. Seu cuidado não cessa e a cada dia Ele sustenta a vida de todos nós.

2.   Depois de analisar o primeiro item, consideremos, queridos formandos, a segunda lição que a metáfora do campo nos ensina: a importância do entendimento (que é a sabedoria) na aplicação de nosso conhecimento.

Certamente vocês sabem que precisam ser sábios. Sabedoria é a maneira de aplicar o conhecimento. O homem do campo em ruínas tinha recursos, mas não tinha sabedoria para produzir. O resultado foi a miséria invadindo sua terra.

Vocês dedicaram ao aprendizado até aqui. Precisam aplicar. Administrar de forma sábia o que vocês receberam.

Vocês sabem que todo dom ou capacidade terá ao lado a liberdade para agir pelo bem e pelo mal. O conhecimento nem sempre foi uma ferramenta para o bem. Vejam os exemplos no mundo da política, dos negócios e das finanças. O homem bem fácil se deixa corromper.

Por isso, sejam sábios. Usem de forma honesta e para o bem comum o conhecimento recebido de vossos mestres. Sejam claros e verdadeiros como os números que vocês manusearam durante o seu preparo.

O primeiro passo para isso, é saber que vocês estão no mundo para servir. Há uma máxima que traduz bem isso: “Quem não serve, não serve”. E Leonardo Boff afirmou que “Aquele que não vive para servir, não serve para viver.” Isso quer dizer que ninguém terá disposição de conviver com aqueles que só vivem para si mesmos. Coloquem-se a disposição do outro, sejam humildes para isso. E crescerão em sua utilidade e vida profissional.

Olhando para essas duas lições, eu falo a vocês de um detalhe oculto na metáfora do campo em ruínas. A ação da Providencia Divina.

3.   Por isso, consideremos, queridos formandos, essa última lição que a metáfora do campo nos ensina: A esperança na Providência Divina.

Uma coisa maravilhosa que aprendi no cultivo dos campos é a ação da providência.  O cultivo no tempo certo, o trabalho regido pela sabedoria pode contar sempre com a dádiva da chuva e do sol para a farta colheita. Deus sempre trabalhará em união com o que lavra sua terra. Minhas palavras finais são nessa direção.

Queridos formandos, vocês vieram a esse templo para agradecer a Deus. Vocês estão dizendo que Deus uniu-se a vocês em vossos esforços. Vocês usaram os bons recursos que Deus colocou ao vosso dispor: A escola, os professores e educadores de vossa instituição, vossos amigos de caminhada, a boa guia de vossos pais.

Saibam que se vocês tiverem bons propósitos e se dedicaram ao trabalho, Deus prosseguirá em vossa companhia. Seus mestres, sua família e seus amigos prosseguirão em vos dar apoio.

Assim, queridos formandos, concluo apenas dizendo: Sejam sempre agradecidos, sejam trabalhadores e honestos, e contem sempre com a graça e a guia de Deus!

Muito obrigado!

Discurso em São Francisco/MG, 03 de julho de 2012.


2 comentários:

  1. Music started playing anytime I opened up this web page, so annoying!

    ResponderExcluir
  2. I do not understand, anonymous. You say there is a music playing every time you open the blog page. I have no radio link in my blog or put background music. check your PC, there may be virus in your system. We also ask that if anyone else noticed this happens, please inform. So I know that this is indeed a problem with my homepage.
    ......................
    Tradução: Eu não compreendo, anônimo. Você diz que há uma música tocando sempre que abre a página do blog. Não tenho nenhum link de rádio em meu blog, nem coloquei música de fundo. verifique seu PC, pois pode haver vírus em seu sistema. Também solicito que se alguém mais por acaso percebeu isso, favor informar. Aí eu saberia que se trata de fato de um problema com minha homepage.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.