Header Ads

Há Jesuítas Infiltrados na IASD?

Por: Claudio Soares Sampaio

Já li cada coisa depois que inventaram a internet! Antigamente, antes da chamada “inclusão digital”, as idéias tacanhas tinham certa limitação de alcance. Mas hoje em dia é de dar pena o que estão fazendo com o mundo acadêmico, no dito mundo virtual.

Como exemplo, cito: Recentemente, li uma sugestão de que a Igreja Adventista do Sétimo Dia estivesse infiltrada de Jesuítas, com finalidade de distorcer as doutrinas da igreja, simplesmente pelo fato de alguns pastores terem feito seu mestrado ou doutorado em universidades católicas. Para mim, foi o cúmulo da ignorância.

Decidir escrever esse tópico não para defender esses grande homens. Sua obra e sua vida por si mesmo já é uma grandiosa apologia a seu favor. Mas para exclarecimento de alguns desavisados, deixo umas poucas linhas.

Os mais citados pelos críticos são o Dr. Samuele Bacchiocchi e o Dr. Rodrigo Pereira Silva. Se de fato lessem as teses que esses grandes teólogos escreveram, não escreveriam tanta tolice. O Dr. Bacchiocchi, PhD pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma escreveu sua tese sobre a mudança do sábado para o domingo, confrontando a tradição católica, com base nos escritos dos Padres da Igreja, nos arquivos do Vaticano. Na época, o vigilante da doutrina era o Prefeito Joseph Ratzinger, que teria fechado as portas para outros estudantes com teses contrárias por causa dele. Mas Bahchiocchi se formou com distinção summa cum laude, e seu livro se tornou um clássico que revolucionou os estudos posteriores sobre o tema.

Depois de sua publicação, um monge Beneditino belga chamado Ferdinand Poswick, que atua como Diretor do Centro de Informação Bíblica na Abadia de Maredsous, na Bélgica, encomendou uma cópia do livro De Sábado para Domingo, escrito a partir da tese doutoral. Ao ler o livro, ficou impressionado pela soma dos documentos e argumentos que indicavam a continuidade, validade e valor do sábado para a vida cristã hoje e decidiu ele mesmo, publicá-lo na França. Incrivel que a tradução foi feita por um outro monge Beneditino, Dominique Sebire. De forma surpreendente se nota que na Introdução da obra em francês, Poswick confessa que Jesus e Paulo de fato não aboliram o sábado. Ele, como os adventistas, reconheceu que a mudança do sábado para o domingo foi motivada mormente pela necessidade de separar os cristãos e os judeus. Então Poswick faz esta afirmação ousada: “Será que não devemos preferir a sincera e verdadeira festa do sábado do que um paganizado domingo?” Ele termina a Introdução exortando os cristãos a “reexaminar de novo” as bênçãos de se encontrar o descanso semanal do sábado. Além desse monge, há na edição original declarações de eruditos do mundo inteiro que se dizem impactados pela pesquisa do Dr. Bachiocci.

Depois, desse livro, Bachiocchi escreveu entre outros, um clássico que confronta a crença na imortalidade da alma, confrontando assim, outro dogma católico. Morreu como adventista denominacional e teve na vida e na morte, o respeito dos maiores eruditos do mundo teológico.

Já o Dr. Rodrigo Pereira Silva, é Dr. Em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção (SP), além de um pós-doutorado em Arqueologia Bíblica pela Andrews University (EUA). Sua tese de Mestrado na Faculdade de Teologia N. S. Assunção foi sobre a Cristologia de Santo Irineo, um dos Pais da Igreja que confrontou heresias em seu tempo. Mas o destaque fica para seu doutorado. Trabalhando com a palavra grega “semeron” confrontou o ensino tradicional da imortalidade da alma no texto de Lucas 23:43. Consta que para receber sue título teve sua tese reconsiderada varias vezes, pelo motivo de haver refutado um argumento para o dogma católico do imortalismo.

Falta tempo para citar o Dr. Ozeas Caldas Moura , que escreveu sua tese sobre a Justiça pela fé, que hoje é um dos maiores apologistas da IASD e responde às dúvidas de leitores pela Revista Adventista. Além dele, há outros, todos eles, grandes defensoras da verdade bíblia e da igreja.

Diante do pouco exposto acima, falar contra homens dedicados de forma maliciosa só se explica como inveja ou maldade intencional. Mas, à luz de tanta tolice que tenho lido, só me vem a mente a célebre frase do Dr. Luiz Nunes, antigo professor de meus dias de Seminário:

"A ignorância é sempre atrevida"...

.......................................................................................................

link para sugestão de leitura:

Sobre Bachiocci:
http://www.e-cristianismo.com.br/pt/forum/5-memorial/4-dr-samuele-bacchiocchi

O livro em PDF:
http://pt.scribd.com/doc/24088071/Do-Sabado-para-o-Domingo-Bacchiocchi


-------------------------

http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com
diponível para compilação, desde que não sofra alteração e a fonte seja citada

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.