Header Ads

Sexta Feira 13


"Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa." - Provérbios 15:15.

Desde pequeno, ouvia dizer que a Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, deveria ser considerada um dia de azar. Depois, com o correr dos anos, percebi que com exceção de poucos (como os adeptos políticos do PT ou mesmo o Zagalo, antigo técnico da seleção brasileira de futebol), todos passaram a considerar até mesmo o número 13 um símbolo de má sorte!   

Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo (fobia) específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. No dia em que a sexta feira cai em um dia 13, alguns se negam até mesmo a sair de casa. A grande pergunta é: de onde teria vindo essa teoria?

História


Na ciência da numerologia o número 12 é considerado de algo completo, devido a alguns exemplos: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Por isso, o 13 é considerado um número irregular, e devido a isso é visto como carregado por uma aura de mistério e de infortúnio. 

A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de Cristo. Talvez a mais antiga se relacione àquela que remonta à mitologia nórdica. Numa dessas lendas, conta-se que houve um banquete preparado por Odin e 12 deuses foram convidados. Na ocasião, Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado (completando o número 13), causando uma confusão que culminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses do panteão nórdico.

Outra lenda nórdica está relacionada a  Friga, cultuada pelos arianos e nórdicos como deusa do amor e da beleza (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Porém, quando as tribos nórdicas e arianas se converteram ao cristianismo, a figura da deusa Friga foi convertida em bruxa. Como vingança, ela teria passado a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas sob a liderança do demônio, ocasião em que os 13 amaldiçoavam a humanidade. Da antiga Escandinava essa superstição relacionado ao número e ao dia teria se espalhado por toda a Europa, alcançando nossos dias, apesar de algumas variações.

Agora, cito a versão mais comum. Para alguns, a lenda se originou no dia em que Jesus foi crucificado. Pelo fato de a Páscoa judaica ter sido celebrada no dia 14 de Nissan, a sexta feira na qual Jesus foi morto teria sido uma sexta feira 13. Ademais, na mesa da Ceia em sua última noite com seus seguidores, havia 13 comensais à mesa. Talvez seja devido a isso que haja quem creia que convidar 13 pessoas para um jantar possa resultar em desgraça, pelo fato de os conjuntos de mesa serem constituídos, geralmente, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Na verdade, todo o fundamento para essa superstição se acha entrelaçado de lendas e folclores autóctones. Como diria certo pesquisador, considerada como “o dia de azar”, a sexta-feira 13 poderia ser uma data qualquer, se não fosse associada a diversos desastres pelo mundo. Alguns exemplos:

1. Em 1939, aconteceu o maior incêndio de florestas na história da Austrália, queimando 20 mil quilômetros de terra e ceifando 71 vidas. E esse acontecimento está relacionado a uma sexta feira 13.

2. No Brasil, foi em uma sexta-feira 13 de 1968 que o governo sob o regime militar do Brasil decretou o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas dos brasileiros, o que ocasionou o fechamento do Congresso Nacional, dando origem a uma ditadura.  

3. Foi em uma sexta feira 13 do ano de 1972 que ocorreu a queda do avião que levava uma equipe uruguaia de rúgbi nos Andes. O desastre se encontra retratado no filme Vivos (Alive), rodado em 1993 sob a direção de Frank Marshall.

4. Retrocedendo alguns anos, um evento de má sorte está relacionado a uma sexta feira do dia 13 de Outubro de 1307, ocasião em que a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Seus componentes foram perseguidos, condenados, e alguns torturados e, chegando alguns a serem executados por prática e crença considerada como heresia pelo clero da época.


Na verdade, o que mais popularizou a visão negativa em torno da data, dentro da cultura moderna foi a série cinematográfica "Sexta Feira 13", do cineasta Sean S. Cunninghan, com seus 12 episódios que já faturaram cerca de 500 milhões de dólares. O filme gira em torno do personagem Jason Vorhees, que teria nascido na sexta feira 13 de julho do ano de 1945 e morto por afogamento em um lago, em 1957. Todavia, Jason ressurge anos depois a fim de vingar a morte de sua mãe, degolando a todos que encontra pela frente. O filme foi grande sucesso nos anos 80', popularizando a idéia da aura macabra em torno da data.

Considerando Tudo


Considerando tudo, haverá quem goste e quem deteste esse dia. Que não é de fato um dia definitivamente carregado de maus presságios é a suposta boa sorte experimentada por alguns com esse número, como o Zagalo, citado acima. Além disso, para aquele que confia em Deus, essas superstições de nada valem. A Bíblia Sagrada mesmo diz em vários textos que para Deus não há dificuldades em relação a dias. Ele pode tornar todos os dias em fonte de bênção para aquele que O serve. Alguns textos:

"Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida" - Salmo 23:06
"Por que deverei temer quando vierem dias maus [...]?" - Salmo 49:05
"Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa. Provérbios 15:15"

E para terminar, cito uma parte daquela música do Fernando Mendes, cantor brasileiro da década de 70':
"Desperte pra vida, acredite,
A sorte é irmã"
 O mote é que a sorte ou o azar é apenas uma questão de atitude de vida. [por Claudio Sampaio]

................................................................................................

 

Sorte Tem Quem Acredita Nela

Fernando Mendes


"Não adianta um pé de coelho

No bolso traseiro

Nem mesmo a tal ferradura

Suspensa atrás da porta

Ou um astral bem maior que

O da noite passada,

Pois toda sorte tem quem

Acredita nela

Não é preciso dizer

Que dará recompensa

Não faça isso há muitos que

Gostam de criticar

Esperam a sorte sentados sem sair

Do lugar

Mas toda sorte tem quem

Acredita nela

(Refrão)

Não adianta ir a igreja rezar e

Fazer tudo errado

Você quer a frente das coisas

Olhando de lado

O céu que te cobre não cobra a

Luz da manhã

Desperte pra vida, acredite,

A sorte é irmã"






http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com 
diponível para compilação, desde que a fonte seja citada

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.