Header Ads

Wolverine Cristão: X-Men Pregando o Evangelho?


Uma de minhas poucas alegrias nos idos  anos 80´, os ditos "anos da inocência", eram as viagens pelo mundo da leitura. Lia de tudo, principalmente Gibis. O fato é que não tínhamos TV em casa, como também na maioria dos lares de nossa cidade não havia. E naqueles tempos, sem o contato com tanta parafernália tecnológica, era comum as pessoas dedicarem seu tempo à leitura, à poesia e a boa conversa.  Bons tempos aqueles, que ficaram marcados pela proximidade das famílias, pela solidariedade dos amigos, e principalmente, pela descoberta das HQ`s. Isso porque, bem antes de Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Stevenson, Dumas, Mary Sheley, Conan Doyle e outros, eu conheceria o mundo mágico de Stan Lee e Steve Ditko.

Acerca de leitura, fica uma curiosidade: Lembro-me que bem antes de ir à escola, eu já sabia ler e escrever. Aprendi sozinho, e isso, somente perguntando o sentido das letras, quando me debruçava para folhear os Gibis trazidos pelo meu irmão da casa de nosso colega, o "Piguin". Por isso, digo: Uma das razões de minha precocidade no campo da leitura foi minha paixão pelos Quadrinhos.

Posso dizer sem medo: nessa minha paixão pelos Gibis, eles não me fizeram mal, como muitos tentam afirmar. Para mim, foi uma abertura para outros campos do conhecimento. Lembro-me de uma vez em que dei um pitaco durante uma aula de Geografia, e meu antigo professor se viu surpreendido pela originalidade da informação. O que o professor Jeová não sabia é que eu tinha extraído essa informação de um episódio de "Epopeia Tri", uma HQ de faroeste trimestral da EBAL, que pretendia contar a história da expansão do Oeste.

Gostava muito de faroeste. Mas embora eu também lesse muito material da Marvel, confesso que nunca gostei dos X-Mem. Sempre achei muito exagero. Além disso, depois de algum tempo, pude entender toda uma filosofia anticristã por traz de suas histórias, que no fundo, fortaleciam as propostas de Evolucionismo como doutrina.

Mas, olha a surpresa! Hoje, zapeando pela net, pude assistir um trecho de um episódio do desenho animado dos X-Mem no qual se apresenta uma verdadeira exposição do evangelho. Ao que parece, revela o primeiro contato dos X-Men com o personagem Noturno. No episódio, Noturno testemunha para Wolverine sobre o amor de Deus e o convida a crer nEle. O enredo se tece em torno da dificuldade de um pecador atormentado que luta contra sua dificuldade de crer. No fim, se mostra uma cena da confissão de fé de Logan, que se converte e se declara redimido de sua angústia interior.

Talvez o "gancho" da história seja a tentativa de retirar do Noturno a impressão demoníaca que sua aparência faz sugerir. Assim, nada melhor que uma história com viés cristão para que o personagem caia no agrado e sejam quebradas todas as resistências para com ele. Mas o que não se pode negar é que a história convence e em nada desmerece a pregação cristã. Antes, a reforça.

Considerando que na atualidade, toda sorte de ideologia anticristã se mostra em destaque até mesmo nas HQ`s infanto-juvenis, considero este um fato raro no mundo dos Quadrinhos, digno de ser compartilhado.

E insisto em afirmar: HQ`s também são cultura! - [Claudio S. Sampaio].



Cite a fonte = http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Um comentário:

  1. Um grande trunfo da televisão. Mas eu particularmente não entendo por que a Evolução tem que andar separada da Criação. Toda a mitologia do X-man fala de redenção. De superação do mal guardamos por dentro, e do aproveitamento do bem que podemos fazer, mesmo quando todos os os esforços nos levam a fazer o contrário.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.