Header Ads

O Valor da Correção no Desenvolvimento Humano


No fundo, poucas pessoas gostam de ser aconselhadas, repreendidas, disciplinadas. Na verdade, o que todos gostam mesmo é de serem bajuladas e aplaudidas, mesmo em seus momentos de tolice. A nossa vaidade inerente sempre nos faz escravos da tolice. Não gostamos de correção. Mas desde o início do cap. 12, Provérbios afirma que apenas quem ama a disciplina amará o conhecimento, e é sábio. E quem despreza a repreensão, é estúpido, é um tolo.

Duas palavras hebraicas interessantes neste verso para se meditar: musar (geralmente traduzida como disciplina ou correção) e Baar (geralmente traduzida como bruto, estúpido). Ou seja: uma pessoa que não deseja ser repreendida ou censurada em seus equívocos nunca sairá de sua esfera de estupidez, de sua brutalidade; nunca será lapidado.

Pense comigo: Uma pedra bruta, por mais que seja preciosa, jamais terá o brilho, importância e utilidade em relação à pedra lapidada. Exemplo disso a pedra de Jade achada em Myanmar, avaliada em 175 milhões. É uma pedra bruta, com tamanho de duas casas. O valor está nela, mas só poderá ser utilizada após sua lapidação em pequenas pedras, que serão extraídas dela. 

Pergunto: por quê há tanta gente embrutecida e sem sabedoria? Simples: Porque recusaram ser educadas, disciplinadas e corrigidas. É isso o que Provérbios 12:1 está dizendo. Para termos o brilho e utilidade que o Senhor planejou para nós, precisamos de ser lapidados pelas correções que Ele também proveu para nós.

Logo em seguida, o sábio demonstra onde se enraíza o nosso problema: Os desígnios do homem (motivações). Ou seja: O problema vem de dentro. Ele afirma que "homem de perversos desígnios" será condenado (v 2). Os desígnios de nosso coração sempre serão para o mal. Isso é bíblico: O homem  está totalmente manchado pelo pecado (Rm 3:8-10). Somente Deus poderá mudar isso e nos tornar pessoas de bem, voltadas unicamente para o bem. Para isso, ele sempre irá nos corrigir por meio de seus recursos variados. Ele usará pessoas, situações, reveses da vida, consequências de decisões, etc. Mas creio que o meio mais eficaz de disciplina divina ainda é pelo testemunho de Sua Palavra Inspirada. Paulo afirma que ela é eficaz na correção e educação do homem e pode torná-lo pronto para toda boa obra (2Tm 3:16). E se Ele nos repreende e disciplina porque no fundo, Deus nos ama e quer nosso melhor (Ap 3:18).

Mas para sermos corrigidos, será preciso aceitar o testemunho da Escritura quando ela confrontar nossa realidade. Não adianta posar de bonzinho para os homens quando no fundo, a gente sabe que precisa de correção. Ouça por exemplo, alguns conselhos no texto: Cuidado com os pensamentos (v 5), com as palavras (v 6), com a soberba (v 9), com a mentira (v 17), com a tagarelice (v 18), com a preguiça (v 24).

O problema é que vivemos em um tempo de pessoas muito mimadas, que não gostam de ser repreendidas. Os filhos de hoje em dia são insubmissos aos pais e os adultos já não respeitam mais as autoridades. Por isso, mesmo quando Deus fala, por meio de sua Palavra ou outros instrumentos, não gostamos de censuras. 

Mas pense: Não deveríamos apreciar os momentos em que a Palavra de Deus vem como uma espada cortante, ferindo juntas e medulas e revelando nossos desígnios secretos, alojados nas profundezas de nosso coração? Ela às vezes fere, corta, poda, mas também traz cura e regeneração. Seu corte é cirúrgico com finalidade de extirpar o mal. Não é Jesus mesmo quem disse "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado" (João 15:3)?

Por isso, pense hoje: Em que área da vida vc tem sido confrontado pela revelação divina? Ela tem te confrontado, repreendido, censurado? Se sim, o que deveria fazer? Me arrisco a dar uns conselhos:

1. Aceite a repreensão. Não discuta com Deus ou negue quando estiver errado. A Bíblia fala de certos homens que tentaram discutir com Deus quando repreendidos e seu fim não foi bom. Podemos citar Caim, Saul, Uzias e Zedequias. Outros, foram abençoados ao aceitarem a correção de Deus. Podemos citar Davi e Pedro, apóstolo. Este último, mesmo repreendido por Paulo na Galácia, continuou seu amigo e até mesmo teceu elogios a ele em sua carta.

2. Louve a Deus por isso. Agradeça pois se a luz está chegando é por que Deus está tirando as trevas. É um ato de salvação de Deus em seu favor e deveria despertar gratidão e alegria, e não alguma forma de chateação.

3. Emende seus caminhos. Ou seja, aplique a orientação de Deus à vida prática. Não fique apenas na teoria. A Bíblia chama isso de conversão e ela é sempre acompanhada de arrependimento. Conversão e arrependimento quer dizer mudança de opinião e de conduta.

Fazendo isso você será muito mais sábio e por isso, mais capaz, mais útil e mais completo como pessoa. - Claudio Soares Sampaio


http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.