Header Ads

Celebrando Dia do Orgulho Nerd e dos Mochileiros das Galáxias




Alguns anos atrás, ser Nerd era visto como algo depreciativo, e por isso, pessoas definidas com esse perfil geralmente sofriam bullyng e não gostavam de ser expostas. Duas iniciativas foram realizadas para defender o direito de ser Nerd, além de celebrar a rica cultura desse grupo urbano.

Uma delas aconteceu no dia 25 de maio de 2006, quando mobilizados por uma comunidade Geek, 300 Nerds se reuniram nas ruas de Madri, para celebrar o dia em que "Star Wars: Uma Nova Esperança" estreou, em 1977. Neste dia, os Nerds reunidos divulgaram um manifesto criado para celebrar o seu primeiro “Dia do Orgulho Nerd”, que incluía uma lista, com tom de brincadeira, dos direitos e responsabilidades básicas dos Nerds. Em 2008 essa comemoração chegou aos EUA e a partir daí se popularizou no mundo como sendo, definitivamente, o “Dia do Orgulho Nerd”.

Outra iniciativa realizada nessa mesma data foi a celebração do “Dia da Toalha”, cinco anos antes do “Dia do Orgulho Nerd”. A  proposta inicial era celebrar a memória de um ícone do mundo Nerd/Geek, Douglas Adams, autor de “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Duas semanas após sua morte em 2001, no dia 25 de maio diversos fãs saíram às ruas munidos de uma toalha nos ombros para homenageá-lo. Isso porque na gíria dos Nerds/Geeks que seguem a cartilha de Adams, o principal item de um Mochileiro é a toalha.

Explicando melhor, o “Guia do Mochileiro das Galáxias”, é uma sequência em cinco partes que conta as aventuras de Arthur Dent e seu amigo alienígena Ford Prefect. Na cronologia do livro, suas aventuras ocorrem após a destruição da Terra por uma raça extraterrestre chamada Vogons, na busca de construir um “viaduto espacial”. O personagem Ford Prefect sempre levará consigo um livro interativo, o “Guia do Mochileiro das Galáxias”, que contém um vasto banco de dados com informações sobre os mais variados planetas e culturas do universo. Neste guia, a toalha é descrita como um dos objetos mais importantes que um Mochileiro deve carregar em suas aventuras. Citando a obra:

“Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito”*.

Por essas, neste dia não se assuste se acaso vir alguém caminhado de toalha nos ombros pela rua, no ambiente de trabalho ou escolar. Ou se vir outros com um sabre de luz, ou fazendo a saudação vulcana “vida longa e próspera”. São apenas modos de celebrar o dia dos Mochileiros e dos Cavaleiros Jedi. Sendo dia “Dia do Orgulho Nerd” ou “Dia da Toalha”, dia 25 de maio é a data dedicada ao universo Geek/Nerd.

Explicando a nomenclatura, basicamente os Nerds são mais desligados do mundo, são mais reclusos, são detentores de conhecimento amplo e variado, gostam especialmente da cultura pop, praticam o colecionismo, curtem jogos de tabuleiro, gibis/mangás, livros, animes, séries e filmes específicos. Quando ligados à cultura asiática são chamados Otakus. Os Geeks por sua vez são mais antenados em tecnologias atuais, curtem games, computação, ficção científica e universo virtual. Um Nerd pode ser Geek e um Geek pode ser Nerd, mas nem todo Nerd é Geek e nem todo Geek é Nerd. E nem toda classificação destes grupos étotalmente corretas!

Essas são tribos que merecem atenção daqueles que se dedicam às missões urbanas. A chamada "missão encarnacional" exige que contextualizemos o Evangelho de forma que sejam valorizadas as situações culturais e existenciais dos grupos que serão evangelizados. A meu ver - seguindo uma convicção de alguns missiólogos - isso se torna possível mediante a compreensão de que Deus mesmo plantou "sementes do verbo" nessas culturas para que ao contato com o Evangelho, elas brotem, repletas de significado. Não se trata de sincretismo, mas de encontrar no vocabulário e crenças dos evangelizados, o caminho para o encontro com o Verbo Divino. Mas grande número de cristãos sequer sabem o significado do cumprimento “vida longa e próspera”. 

Mas se você é alguém antenado, a gíria do Mochileiro incorporada ao universo Geek/Nerd se aplica a você: “Vem cá, você sancha esse cara dupal [...]? Taí um mingo que sabe onde guarda a toalha”*. 

- Pr Sampaio, in Blog Crendo e Compreendendo

............
* Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar;
* dupal: cara muito incrível;
* mingo: cara realmente muito incrível. 

 


cite a fonte

http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.