tag:blogger.com,1999:blog-6453957080738333742.post1736546742848023578..comments2024-03-14T08:55:31.626-07:00Comments on Crendo e compreendendo: A Fé de Abraão: Dois caminhos, Dois DestinosC S Sampaio http://www.blogger.com/profile/17866667752239169446noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-6453957080738333742.post-57167876916739868422016-09-25T14:21:03.878-07:002016-09-25T14:21:03.878-07:00Shalom
ótimo testo e uma visão bem ampla e simples...Shalom<br />ótimo testo e uma visão bem ampla e simples.<br />Fantástico,é bom ler algo com esta visão bem ampla sobra nosso patriarca e a Fé cristã.<br />Abraço amado<br />ShalomAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/04637169966445338045noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6453957080738333742.post-91859683842923507442015-12-04T17:22:04.266-08:002015-12-04T17:22:04.266-08:00Falando à respeito da historicidade de Abraão, iss...Falando à respeito da historicidade de Abraão, isso é bem complicado para nós que cremos. Até onde eu sei não temos indícios extra bíblicos para afirmar a sua historicidade - claro que temos a bíblia, mas infelizmente, sabemos, dentro da História a bíblia não é um documento de peso acadêmico. Em um ambiente historiográfico existem muitas interpretações sobre a saída de um cidadão caldeu de uma metrópole como Ur, para uma peregrinação árdua rumo à Palestina ocidental, tendo em vista que a terra de Canaã, aparentemente, não oferecia grandes vantagens comparadas à vida que um cidadão teria em Ur, como tu bem colocou, pastor. Alguns historiadores creem que esta migração de Abrão tem a ver com o fluxo migratório ocorrido na região por volta do século XX antes da era cristã. Adrianus Beek diz que "Mais ou menos naquele tempo, os amorreus estavam entrando na Babilônia, conquistando cidades importantes, inclusive a própria Babilônia [...] A Síria e<br />a Palestina também receberam um influxo deste povo. Naturalmente os emigrantes adotaram muitos costumes, ritos e crenças de seus anfitriões e muito de suas línguas. (1967, p. 19 e 20). Porém essa ideia é muito contestada. <br />O diplomata Abba Eban, em A história do povo de Israel, acresce esta incongruência observando as características de Canaã de uma maneira, pelo menos, não muito atraente: "O território de Canaã é, em algumas partes verdes, [...] Em outras partes proporciona somente uma existência parca a famílias nômades que se satisfazem com uma vida pastoril. (1982, p. 14)". <br />Mas deixando estas questões mais técnicas um pouco de lado, eu consigo ver um pouco de materialismo no estímulo dado a Abrão, pastor. Parece que no conteúdo do seu chamado há uma íntima relação com a pretensão dos povos da mesopotâmia, nos tempos de Nimrode, onde por meio da construção da torre eles desejavam tornar "célebres o seu nome" (Gênesis 11.4). Essa relação se dá, do outro lado, com Deus prometendo dar de barato a Abrão aquilo que os seus contemporâneos almejavam. Ou seja, aquilo que o homem deseja, eu te darei: "[Eu] te engrandecerei o nome" (Gênesis 12.2) - pus o Eu, pela conjugação do verbo. <br />O que eu quero dizer, para finalizar é o seguinte: será que totalmente destituídos de promessas materiais teríamos interesse em Deus? Entenda-se esse material segundo a concepção filosófica daquilo que compete ao concreto, ao que sentimos, etc. <br /><br />Um grande Abraço;<br /><br />*** Ganhou um leitor no blog. <br /><br />Att; <br /><br />Digs Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10725443338314473226noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6453957080738333742.post-32460605686359411202015-12-04T17:21:34.030-08:002015-12-04T17:21:34.030-08:00Saudações, Pr. Cláudio!
Eu dificilmente faço comen...Saudações, Pr. Cláudio!<br />Eu dificilmente faço comentários, mas, neste caso, o teu texto me exigiu isso. Mas antes gostaria de fazer algumas notas preliminares ao meu comentário. <br />Primeiramente, gostei muito do teu texto. Limpo, direto - objetivo. <br />Me agradou também o próprio tema. Tenho visto - não apenas nos outros, mas também já vi isso em mim - uma mentalidade que estabelece uma relação indissociável entre a vida espiritual "ok" e bençãos temporais, isso mesmo entre pessoas que não possuem uma percepção "materialista" da religião. Mas, cá entre nós, mesmo sendo cristão adventista e concordando com as respostas para questões deste gênero, não acho que seja muito audacioso, ou conflitivo, sentir a revolta ulterior ao estímulo da privação material, como na fala de Habacuque, em 1.1: "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás?". Ou de Davi: "Até quando, Senhor, ficarás olhando? [...] Acorda e desperta para me fazeres justiça [...]" (Salmo 35.17 e 23); ou, por fim, Jó que protesta: Como é, pois, que vivem os perversos [...] As suas casas têm paz [ ...] o seu touro gera e não falha, suas novilhas têm a cria e não abortam [...] passam eles os seus dias em prosperidade e em paz descem à sepultura. E são estes os que disseram a Deus: Retira-te de nós!" (Jó 21, ler todo). Esses poucos exemplos de revolta têm como sustentação um solo materialista. E com isso, encerro as notas e começo o comentário.<br />Existe um problema aqui: a dupla significação do "materialismo". Assim como em Ideologia, o materialismo pode corresponder uma ideia do tipo "senso comum" e a outra ideia como tendo um rigor mais culto, ou filosófico. Quando é dito, à respeito da teologia da libertação: "Assim, embora fosse materialista em sua essência, a demonização do capital e da riqueza era algo comum, nesse discurso.", penso que não haja lugar para a conjunção adversativa "embora", uma vez que o caráter materialista da teologia da libertação não tem a ver com àquela conotação que promovo o apego aos bens materiais. Esse materialismo deriva da corrente de pensamento que estabelece o primado da matéria, do físico, do real, na percepção do mundo, na investigação e análise de problemas, etc. E o materialismo desta abordagem teológica é embevecido pela interpretação marxista do mover histórico. [Continua....]Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10725443338314473226noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6453957080738333742.post-34481493579902405422015-07-31T09:10:50.565-07:002015-07-31T09:10:50.565-07:00Olá Ericsson
Obrigado pela visita e pela interaç...Olá Ericsson<br /><br />Obrigado pela visita e pela interação.<br /><br />Volte a comentar.<br /><br />C.C S Sampaio https://www.blogger.com/profile/17866667752239169446noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6453957080738333742.post-56564618898414276442015-07-31T07:59:57.542-07:002015-07-31T07:59:57.542-07:00Perfeita a comparação da fé atual através da Teolo...Perfeita a comparação da fé atual através da Teologia da Prosperidade e da fé de Abrãao. Ótimo texto.Ericsson Portonoreply@blogger.com