Header Ads

DIA 22: JORNADA ESPIRITUAL DE 40 DIAS - A FORMAÇÃO ESPIRITUAL


A formação espiritual é um processo que envolve um relacionamento diário com Deus em toda a nossa existência. Em nossa jornada de hoje vamos conhecer os elementos-chave da formação espiritual e as formas pelas quais podemos melhorar a nossa visão de Deus a cada dia. O material abaixo é uma adaptação do seminário Fundamentos Bíblicos da Mordomia Cristã, ministrado pelo Pastor Benjamim C. Maxson.


A formação espiritual, ou o discipulado, é o movimento da vida inteira na direção de Deus. É abrir cada área da vida para o relacionamento íntimo com Deus, permitindo fazer Sua vontade. 


Há quatro elementos-chave na formação espiritual:


a) Visão – A visão é formada a partir do encontro pessoal com Deus nas primeiras horas de cada dia. Envolve a busca do conhecimento e comprometimento com a vontade dEle para a vida durante aquele dia. Inclui também compreender o que Ele quer fazer em nós e através de nós.


b) Evangelho – Aceitando o que Cristo fez e o que faz por nós. Inclui: sua aplicação em todas as nossas relações e a idéia de compromisso com a pregação em tudo que fazemos no dia-a-dia.


“Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.” I Cor. 9:22-23.


c) Senhorio – Retrata a idéia de que eu sou o barro e Deus é o oleiro (Jeremias 18:4). Reconhecer o senhorio de Cristo é submeter, pessoalmente ou em grupo, à direção e controle de Deus tudo o que somos, temos e fazemos. Isto é uma questão diária de tal forma que o coração possa experimentar em cada relacionamento ou qualquer coisa que faça, essa sensação de submissão e entrega contínua de tudo ao controle de Cristo.


d) Presença – Começar o dia na presença dEle e sair para os afazeres com Ele, acostumar a viver continuamente em Sua presença em cada momento da vida e em tudo o que faz. A idéia básica aqui é vibrar com Deus e com a graça de Cristo, que me faz alegre e vitorioso sobre o poder do pecado. 


“Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me- ás de alegria na Tua presença.” Atos 2:28.


A única maneira de quebrar o domínio do mal e me tornar um cristão invencível, é na presença de Cristo. 


“Coisa alguma é aparentemente mais desamparada, e na realidade mais invencível, do que a alma que sente o seu nada, e confia inteiramente nos méritos do Salvador. Pela oração, pelo estudo de Sua Palavra, pela fé em Sua constante presença, a mais fraca das criaturas humanas pode viver em contato com o Cristo vivo, e Ele a segurará com mão que nunca a soltará.” – A Ciência do Bom Viver, pág. 182.


Quando os quatro elementos são integrados, temos união completa e nossa unidade com Cristo cresce e se desenvolve. O enfoque desta união, ou unidade, sempre se projeta na cruz, a mais completa revelação de Deus.


A causa de nossos problemas aparece nas áreas do Evangelho e do Senhorio, ou em ambas.

  • a) A falta de integrar o Evangelho em nossa vida. 
  • b) A falta de submissão ao senhorio de Cristo.

1. A causa de nossos problemas reside com frequência na perda da Visão ou da Presença.

  • a) A perda da Visão deforma o Evangelho. 
  • b) A perda da Presença deforma o Senhorio.

2. A melhor resposta é uma combinação de Visão e Presença. 

  • a) Uma Visão de Deus e do que Ele deseja que façamos, combinada com um sentido da Presença, transforma a maneira como vivemos e funcionamos.
  • b) Há sempre que se começar com a Visão e en- tão dirigir-nos para o Evangelho, o Senhorio e a Presença.

Aplicações Práticas 

Há diversas maneiras possíveis para melhorar a visão:


1. Estude as vidas nas quais Deus tem operado.

2. Medite na vida de Cristo.

3. Desenvolva uma vida de oração – falando com Deus como a um amigo. 

4. Memorize as Escrituras.


Há diversas maneiras possíveis  de compreender melhor o Evangelho:


1. Aceite a realidade de que Jesus morreu por você.

2. Aceite o fato de que você é objeto do amor incondicional de Deus.

3. Estude as verdades do Evangelho.

4. Aceite o fato de que a salvação é inteiramente obra da graça de Deus.


Há diversas maneiras possíveis  de integrar na vida o senhorio de Cristo: 


1. Ore para que o Espírito Santo lhe mostre o que Ele deseja que você faça.

2. Pergunte a você mesmo:

  • a) Que diferença faz Jesus Cristo em minha vida diária?
  • b) Que diferença faz o Evangelho em minha vida diária?
  • c) Em que forma a presença visível de Jesus faria uma grande diferença em minhas de-cisões de hoje?

3.Faça de Cristo a prioridade em todas as decisões que tomar.


Há diversas maneiras possíveis  de enriquecer a experiência da presença de Deus:


1. Aceite a realidade da promessa de Cristo: “Eis que estou contigo todos os dias...”

2. Aceite a realidade do Espírito Santo em sua vida – a presença de Jesus Cristo (João 14:15-20 ).

3. Separe um lugar para Deus em sua agenda diária. 

4. Experimente a prática da presença de Deus.


Para desenvolver uma visão correta de Deus lembre-se:


“Os que põem toda a armadura de Deus e devotam algum tempo cada dia à meditação, oração e estudo das Escrituras estarão em ligação com o Céu e terão uma influência salvadora, transformadora sobre os que os cercam. Pensamentos elevados, nobres aspirações, claras percepções da verdade e dever para com Deus, serão seus. Ansiarão por pureza, luz, amor, por todas as graças do novo nascimento.” – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, págs. 112 e 113.


Após o estudo de hoje, pergunte a Deus qual a agenda dEle para o seu dia. Ande em sua presença e seja abençoado! 


E não se esqueça de repetir para si mesmo:


- Eu nasci para glorificar a Deus e por isso Ele deve ser o primeiro em minha vida.

- Eu preciso conhecer a programação diária de Deus para minha vida.

- Eu posso conhecer a programação de Deus quando vou a ele em oração e estudo de sua palavra, a cada dia.

- Eu devo ir a Deus do jeito que eu acordar. Se não fizer isso meu coração poderá me trai, pois ele é corrupto e enganoso.

- Eu adoro a Deus com minha vida, e faço isso não para obter algo, mas porque Ele é digno.


 Pr Sampaio 

Betim 17/04/2023


Cite a fonte 
= http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.