Header Ads

DIA 38: JORNADA ESPIRITUAL DE 40 DIAS - A ONIPOTÊNCIA DE DEUS



Seguindo o planejamento daremos prosseguimento na busca de conhecer melhor o Deus a quem iremos buscar a cada dia. Hoje meditaremos na onipotência divina.


O Todo Poderoso do Universo 


Vimos que nada há que Deus não saiba, pois Ele é Onisciente. Não há lugar onde Ele não esteja, pois e Onipresente. Mas, além disso, nada há que Deus não possa fazer: Ele é Onipotente.


Quando olhamos para a onipotência de Deus, entramos novamente em um reino muito além de qualquer coisa que já experimentamos antes. 


Estamos todos preocupados de alguma forma com a questão do poder. As pessoas querem poder político. Nossa geração viu o poder da energia atômica ser liberado. 


Nos últimos anos, vimos o poder da Natureza de maneira inesquecível pelo vento, fogo e água e pelos terremotos que causaram devastações em vários países.


Mas veremos que nenhum deles pode nem mesmo se comparar ao poder da onipotência de Deus. 


Já sabemos que omni significa "tudo". Portanto, Deus é Todo-poderoso. Mas a sua onipotência inclui o exercício de sua escolha para utilizar o seu poder ilimitado e refletir a sua glória divina e realizar a sua vontade soberana.


Como os outros atributos de Deus, a onipotência tem uma base moral. Ele não faz coisas apenas para impressionar as pessoas. Ele utiliza o seu poder para engrandecer a sua glória e realizar a sua vontade perfeita. 


Um dos falsos evangelhos chamados apócrifos conta a história de Jesus quando era menino. Parece que Ele e alguns amigos fizeram passarinhos de  barro, mas sendo Jesus Deus, Ele transformou sua ave em um pássaro de

verdade, que voou para longe.


Mas esse não é o Deus Onipotente da Biblia. Ele não se pavoneia com bobagem, não comete erros. Deus é poderoso. Meditaremos sobre algumas verdades acerca do poder de Deus hoje 


O poder de Deus não conhece limites. Sendo infinito, Ele é infinitamente poderoso. Pois sendo o seu ser ilimitado, o seu poder também é. 


Isaías pergunta: “Não sabes? Não ouviste? O Senhor é o eterno Deus, o Criador dos fins da Terra. Ele não se cansa nem se fatiga, e não há quem esquadrinhe o se entendimento" (Is 40.28). 


Os salmistas concordam. Davi afirma: "O poder pertence a Deus" (SI 62:11). "Grande é o nosso Senhor, e de grande poder”, diz o autor do salmo 147.5. 


Por isso a Bíblia diz que uma pessoa tem de ser insana para negar que Deus existe e que Ele é extremamente poderoso. Ninguém nasce ateu; as pessoas têm de ir à faculdade para chegar à conclusão de que Deus não existe.


Tudo o que já foi ou será feito foi criado pelo poder de Deus. De acordo com o salmo 89:11: "Teus são os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude tu os fundaste". 


Deus pode criar um universo inteiro porque Ele não tem limitações. Ele fez coisas que nós ainda nem descobrimos. E quando acrescentamos a isso o fato de que Ele é infinitamente maior do que toda a sua criação, estamos falando de Alguém que tem poder extraordinário.


Em um sábado, um garotinho estava no vestíbulo da igreja esperando sua família. O pastor o viu, e sabendo que o menino acabara de vir da Escola sabatina, decidiu fazer-lhe algumas perguntas.


- Meu jovem, se você souber me dizer alguma coisa que Deus pode fazer, eu lhe darei uma bela maçã.


O menino olhou pensativo para o pastor e disse:

- Pastor, se o senhor me disser alguma coisa que Deus não pode fazer eu lhe darei toda uma caixa de maçãs!


O desafio não é descobrir alguma coisa que Deus pode fazer, mas tentar descobrir alguma coisa que Ele não pode fazer; porque Deus é absoluta mente ilimitado em seu poder.


O homem independente afastou-se rebeldemente deste fato e refugiou-se na ciência. Nas aulas de ciência, em todos os níveis da educação, especialmente na faculdade e no trabalho de pós graduação, descobrimos que esse homem pequenino, independente, insignificante, rebelde, a caminho da sepultura, eliminou Deus da discussão e decidiu assumir seu lugar. 


A humanidade não quer dar crédito a alguém nem a algo que seja maior do que ela mesma. Mas você sabe do que se trata realmente a ciência? Trata-se do processo de observar a constância de Deus. 


Os cientistas procuram padrões constantes e chamam de lei aquilo cujo padrão não muda. Mas atribuem essa lei a Natureza quando, na verdade, descobrem que Deus é constante. 


Deus jamais pretendeu que assumíssemos o crédito de sua obra ou que o conferíssemos a alguma entidade indefinida chamada Natureza.


O poder de Deus é difícil de entender devido às nossas limitações.


Talvez este exemplo ajude:


Você acreditaria se eu dissesse que posso erguer uma tonelada? Você pode não acreditar, mas é verdade. Então você dirá: prove. Muito bem, basta eu pegar uma carona na próxima viagem espacial com destino à Lua. Se ligar a sua televisão, verá que posso levantar uma tonelada.


Como? Porque a lei da gravidade é completamente diferente na Lua em relação à Terra. O que seria impossível para mim na Terra fica fácil na Lua porque estou em um ambiente diferente e tenho um poder diferente. Na Lua estou menos limitado pela lei que diz: "tudo o que sobe tem de descer".


Em outras palavras, se você mudar o meu ambiente, poderei fazer coisas que não posso fazer agora. 


Temos problemas com o poder de Deus porque o mantemos em nosso plano. Tentamos limitá-lo ao que conhecemos na Terra; por isso achamos que Ele não pode fazer algumas coisas. Mas Deus vive em um reino muito além do nosso e o seu poder opera de acordo com regras totalmente diferentes.


Deus tem poder para criar "do nada". Além de Deus ser ilimitado no que pode fazer, Ele também é ilimitado no modo como o faz. O poder de Deus é tão ilimitado que Ele pode criar ex-nihilo, ou seja, "do nada". 


Ele não precisa de matéria-prima para dar forma à sua criação. Ninguém jamais viu alguma coisa sendo criada ex nibilo.


Nem a ciência viu, o que prova a tolice da evolução. Os evolucionistas querem extrair tudo do nada, mas o processo jamais foi observado em um laboratório. 


A Biblia declara que Deus "chama à existência as coisas que não são° (Rm 4:17). Isso é poder! Uma coisa é ter poder para criar algo; mas criar do nada exige poder real.


Vamos examinar o que Deus diz a respeito de um homem que, até então, era conhecido como Abrão:


Quando Abrão tinha noventa e nove anos de idade, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: 


Eu sou o Deus Todo poderoso, anda na minha presença  e se perfeito. Fimarei a minha allança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, é esta a minha aliança contigo: Serás pai de muitas nações. Não mais te chamarás Abrão, mas Abraão será o teu nome, pois por pai de muitas nações te tenho posto (Gn 171-5).


Mas se você conhece um pouco da história, sabe que vamos ter um problema. Deus promete a um homem de noventa e nove anos de idade que "muitas nações" viriam dele e de sua velha esposa de oitenta e nove anos de idade, que nunca tivera filhos. Pergunte a qualquer assistente social e ele ou ela lhe dirá que você terá problemas se fizer esse tipo de promessa.


Mas foi exatamente o que Deus fez. Em Gênesis 18, o Senhor disse a Abraão:


Certamente tornarei a ti, daqui a um ano, e Sara, tua mulher, terá um filho. Sara estava escutando à porta da tenda, que estava atrás dele. Abraão e Sara eram já velhos, e avançados em idade, e a Sara havia cessado o Costume das mulheres. Assim riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor velho (vv. 10-12)?


A ideia de ficar grávida naquela idade, especialmente quando ela olha para o velho Abraão, pareceu tão improvável a Sara que ela riu-se. 


Mas Sara gerou Isaque e Abraão foi pai de uma nação chamada Israel. Deus disse que essa nação jamais seria destruída. E quando todos diziam que ese povo havia desaparecido, eles levantaram a sua bandeira em maio de 1948 e tornaram-se novamente uma nação porque a onipotência de Deus tem propósito.


Nem sempre Deus fará uso de sua onipotência. Nem todas as coisas impossíveis acontecerão. Se você tem oitenta e nove anos de idade e ora: Senhor, eu quero ficar grávida, talvez tenha um problema. Não que Deus não possa fazer com você o que Ele fez com Sara; mas nos seus propósitos não há necessidade.


Ele tinha um propósito específico com a gravidez de Sara. Seu filho era o cumprimento da aliança da promessa divina. Deus iria criar uma grande nação através da qual mostraria ao mundo seu imenso poder e graça e, ao dar início a essa nação por meio de um nascimento milagroso, provou a sua capacidade de manter outras promessas relacionadas com a nação de Israel.


Mas Deus não anda por aí simplesmente lhe mostrando como é poderoso. Ele faz o que faz por um motivo. Ele tem propósitos atrelados ao seu poder. Por isso você não consegue tudo o que deseja - não porque Ele não possa fazer, mas porque não é o melhor. Não é a sua vontade. Não exalta a sua glória. Não está dentro do “plano”.


Você jamais pode separar a onipotência de Deus da sua soberania. Apocalipse 19:6 explica isso da seguinte forma: "Aleluia! Pois já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-poderoso". 


Isto é, sua onipotência está ligada às suas leis, e estas estão ligadas à sua vontade. Por isso, para receber o seu poder, você tem de estar ligado à sua vontade. Se você não seguir a vontade de Deus, não experimentará o seu poder porque Ele sempre exerce o seu poder com um propósito.


Jesus compreendia isso. De acordo com Hebreus 5:7, Jesus roga ao Pai, sabendo que o Pai tinha o poder de livrá-lo da morte. Jesus não queria morrer naquela cruz, mas no Jardim do Getsêmane Ele ora: "Não porém, o que eu quero, e, sim, o que tu queres" (Mc 14:36). 


Com Deus não é apenas uma questão de poder. A questão é combinar seu poder com sua vontade.Temos de perguntar a Deus: "O que o seu poder reinante deseja fazer?”


Todo pai compreende isto. Preferimos não fazer determinadas  coisas para os nossos filhos, embora tenhamos a capacidade, porque não é para o bem deles. Mas eles nos interpretam mal e dizem: "Você não vai me dar porque você não me ama?" 


Mas sabemos que não é por ausência de amor nem ausência de poder. É simplesmente por sabermos que não é o melhor dentro do “plano” para eles.


Declarar a onipotência de Deus quer dizer que acreditamos que Ele tem a solução para regenerar, dar vida, derrotar os demônios, trazer cura,  contrariar circunstâncias e derrotar a morte. Além disso dizemos que Ele está acima da Natureza.


Finalizando, apresentarei quatro coisas que você precisa saber a respeio de como poderá você ver manifesta a onipotência de Deus:


1. Deus precisa ter seu coração totalmente comprometido, para que seu poder se revele para você. Ele não quer você dividido. Ele não o quer comprometido com Ele aos sábados e domingos e com o mundo na segunda-feira. Ele não quer você pela metade.


"Pois os olhos do Senhor passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele" (2 Crônicas 16:9). 


Pense nisso. Deus está tentando encontrar alguém para mostrar seu poder através dessa pessoa.


2. Você precisa também ter fé. Mas você diz: minha fé é fraca. Muito bem. Em Marcos 9, Jesus conheceu um pai que desejava ver o seu filho curado.


Ele fez uma declaração de fé a Jesus bastante fraca. "Se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos" (v. 22).


Jesus imediatamente desafiou-o a ter fé e o homem exclamou: "Eu creio; ajuda-me a vencer a minha falta de fé" (v. 24). Esse homem estava dizendo: “eu até que creio. Eu quero crer. Eu preciso crer, mas meu aparelho de fé não está funcionando direito hoje".


Jesus curou o rapaz assim mesmo; porque o pai decidiu-se a trazer a sua incredulidade a Cristo e deixar que Ele a transformasse em fé. 


Portanto, mesmo que a sua fé não esteja funcionando direito hoje, se você a entrega para um Deus poderoso, isso será tudo o que precisarà fazer; porque Ele não precisa da sua fé para operar; Ele simplesmente deseja que você pare de confiar em si mesmo e passe a confiar nele.


3. A Bíblia também diz que você precisa ser humilde (1 Pe 5:5.6). Sabemos que Deus é contrário  aos orgulhosos, mas Ele dá graça aos humildes. 


Portanto, se você quiser experimentar seu poder onipotente e descobrir pessoalmente que Ele pode, terá de ser humilde e desejar submeter-se a Ele.


4. Você deve estar pronto a esperar no Senhor. O profeta Isaías disse:


“Não sabes? Não ouviste? O Senhor é o eterno Deus, o Criador dos fins da terra. Ele não se cansa nem se fatiga, e não há quem esquadrinhe o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica o poder ao que não tem nenhum vigor. Até os jovens se cansam e se fatigam, e os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansa-rão, caminharão e não se fatigarão” (Is 40:28-31).


"Esperar no Senhor" significa ficar sentado e nada fazer? Não. Significa não confiar nos métodos humanos. "Esperar no Senhor" significa fazer do jeito de Deus, e não do nosso. 


Muitos não vêem o poder de Deus porque estão muito ocupados tentando criar o seu próprio poder. Não vêem o poder de Deus porque estão muito ocupados inventando os seus próprios métodos.


Não temos visto Deus pagar as contas, por exemplo, porque cremos que o único que pode nos ajudar é o MasterCard, o American Express e o Visa.


Continuamos utilizando o nosso poder; por isso nunca chegamos a ver o poder de Deus. E Deus não emprestará seu poder a alguém.


Nossas igrejas deveriam estar cheias, todas as semanas, de crentes preparados para dar seu testemunho a respeito do poder de Deus: como Ele as fez amar alguém que elas pensavam que não conseguiriam amar; como lhes deu a capacidade de suprir uma necessidade que pensavam não conseguiriam suprir; como mudou tudo. Deveríamos estar prontos a aparecer diante do Senhor, mesmo que isso exigisse jejum e oração, e dizer: "Eu não posso, Senhor, mas Tu podes. Tu és capaz".


Com frequência, somos como o garotinho cujo pai lhe disse para pegar uma pedra pesada que estava no seu caminho. O menino tentou, gemeu, e disse:

- Papai, não posso erguê-la.

E o pai disse:

- Sim, você pode.

O menino tentou de novo.

- Uhhh. Papai, não posso levantá-la.

- Sim, você pode.

O menino tentou mais uma vez com o mesmo resultado.

- Papai, eu não posso levantá-la!

- Sim, você pode. Você não está utilizando todas as suas forças.

Isso continuou por mais duas ou três vezes, o menino insistindo que estava utlizando todas as suas forças. Finalmente, o pai passou o braço pelos ombros do rapaz e disse:

- Filho, você não entendeu. Você não utilizou todas as suas forças. Você não me pediu para ajudá-lo.


Deus pode retirar as pedras da sua vida; mas você tem de lhe pedir. Ele não quer que você resmungue e gema com suas próprias forças porque Ele já sabe: "Sem mim, nada podeis fazer". Deus pode. Ele é onipotentemente capaz!


Reaja agora ao que acabou de ler: Junto com as sugestões anteriores, aqui estão mais algumas maneiras de você aplicar à sua vida o que aprendeu e experimentar o imenso poder de Deus diariamente:


À luz do que aprendemos, você se encontra em uma situação em que esteve fazendo muita força, tentando ajeitar as coisas ou fazer alguma coisa acontecer com suas próprias forças? 


Nesse caso, você pode estar bloqueando o poder de Deus. Pare um pouco com os seus próprios esforços e peça a Deus que demonstre o seu poder.


Reserve algum tempo para relembrar ocasiões recentes quando Deus se revelou a você de maneira poderosa. Tente ser específico; não precisa ser um grande acontecimento. Conte a seu cônjuge, à família ou a um amigo o que descobriu. 


Se a sua lista está em branco, talvez seja hora de ficar um pouco a sós com Deus, de joelhos.


E o que dizer daquela pessoa, situação ou necessidade da qual você desistiu achando que era impossível? Se Deus pode criar um universo, Ele pode fazer o impossível em seu universo. 


Pegue aquele "sonho impossível" e coloque-o no começo de sua lista de oração. Faça-o exercendo fé no poder de Deus e em sua soberania. Se for preciso, faça como o pai desesperado e ore: "Eu creio; ajuda a minha falta de fé". Lembre-se, umDeus poderoso pode agir até mesmo com sua pouca fé.


Leia passagens fortes, como Isaías 40:28-31, ou um dos salmos que examinamos e leia a Palavra de Deus para o Senhor ouvir. Ele gosta de ouvi-Ia. 


Transforme os versículos em sua oração, dizendo, por exemplo: “- Senhor, eu preciso de forças novas. Eu preciso levantar as asas como a águia, preciso de vigor para correr e não me cansar.” Deus gosta de ouvir e responder as orações de seu povo.


E por favor não se esqueça: 


“Os que põem toda a armadura de Deus e devotam algum tempo cada dia à meditação, oração e estudo das Escrituras estarão em ligação com o Céu e terão uma influência salvadora, transformadora sobre os que os cercam. Pensamentos elevados, nobres aspirações, claras percepções da verdade e dever para com Deus, serão seus. Ansiarão por pureza, luz, amor, por todas as graças do novo nascimento.” – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, págs. 112 e 113.


Para terminar reflita sobre a agenda de Deus para você hoje. O que Deus espera que você faça após essa leitura?


Fonte: o tema foi ligeiramente reescrito e adaptado do livro “Deus é Tremendo”, de Tony Evans. Editora Vida, 2000, pág. 157-173.


 pr Sampaio 



Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.