Na leitura de Atos capítulo 8, temos uma das mais belas histórias de conversão das sagradas Escrituras. E pude ver nela, lições maravilhosas acerca de como Deus trabalha em nossa experiência de salvação. Deu até mesmo ideia de um esboço de livro. Mas até que isso seja possível, gostaria de convidar para uma caminhada por Atos capítulo 8 versos 26-39 e apreciar comigo pelo menos oito maravilhas no texto sobre o pecador, sua busca, a ação divina e a participação humana no processo da salvação.
1. Em Primeiro Lugar: Notemos a descrição do pecador (v.27).
Percebemos que era ele um mordomo real. Desse modo, tinha autoridade sobre todos os serviçais e acesso a todo o tesouro do palácio da rainha Candace, da Etiópia. Era, assim, um homem rico e importante, mas ainda assim, pecador: bem vestido e famoso, rico e importante, todavia, carente de Deus.
2. Em Segundo Lugar: Notemos a necessidade do pecador (v. 27).
Esta longa viagem de Gaza a Jerusalém é a viagem de todos por todos os lugares, com o desejo de adorar. Às vezes, nem sempre ao que é digno. A viagem ao mundo das obscenidades, dos vícios, da idolatria, do materialismo, das ideologias. Multidões fazem peregrinação aos lugares sagrados, aos caminhos místicos como o de Santiago de Campostela. Mas todos nós terminamos no começo: no desejo de algo mais, que se sacia somente na grandiosidade de Deus. É hora então de fazer o caminho mais penoso, que é o de dispor de nossas próprias concepções, a fim de nos abrirmos para Deus. É o "caminho de volta", a "metanóia", que na Bíblia se denomina “conversão”.
3. Em Terceiro Lugar: Notemos a busca de Deus pelo pecador (v, 26).
Deus viu a ânsia do homem sedento pela Sua presença e envia Filipe ao seu encontro. Percebemos que também Ele envia convites a todos nós, como enviou a outros tantos, no evangelho. Podemos falar aqui de vários, como: 1) o convite a Zaqueu, o publicano desonesto; 2) o convite a Mateus, também publicano, mas chamado no ato de seu pecado; 3) o convite a Paulo, o fariseu, que foi chamado de modo drástico, ainda com terríveis intentos em seu coração. Mas Deus o viu na estrada de damasco, a estrada da rebeldia, do orgulho e da perdição. Mas o chamado chegou a ele, e por ele foi aceito.
Deus é ainda aquele que busca, e nós somos aqueles que são encontrados.
4. Em Quarto Lugar: Notemos os instrumentos de Deus para a salvação do pecador (v. 26-39).
5. Em Quinto Lugar: Notemos o amor de Deus pelo pecador (v. 32-33).
Veja que na leitura do eunuco, surge o texto de Isaías 53. Porque este e não outro capítulo? Certamente porque qualquer outro motivo para a entrega seria pequeno frente a uma resposta sincera de um coração tocado pela gratidão pelo sacrifício do Redentor. Em Apocalipse 5, todo o universo celebra em adoração ao Cordeiro de Deus e diz que Ele é digno, porque comprou a todos com seu próprio sangue. Essa é a suprema motivação.
6. Em Sexto Lugar: Notemos decisão do pecador (v. 36).
7. Em Sétimo Lugar: Notemos a importância do batismo (v. 38).
Muitos questionam o porque do apelo para o batismo. Veja que o eunuco poderia apenas aceitar a Palavra, e desenvolver a fé em Jesus. Mas vemos que ele se dispõe a ser batizado. Porque decidiu-se? 1) certamente porque além de ensinar acerca de Jesus, Filipe ensinou acerca de um compromisso com a mensagem e a Pessoa de Jesus, e esse compromisso seria declarado pelo sinal deixado por Ele mesmo: o batismo; 2) além disso, o batismo é um testemunho público tanto para Deus, quanto para as potestades que disputam pelo destino do pecador. Deus, o Diabo, os anjos e mesmo o mundo e a igreja devem estar cientes de qual caminho escolhemos em nosso coração.
8. Em Oitavo Lugar:Notemos a alegria do salvo, ao fim do relato (v. 39).
Vemos que no começo, havia um homem em busca de Deus, ansioso por entender seu destino aos olhos divinos. Termina o relato com a alegria do pecador redimido que segue a viagem, cheio de júbilo. Isso conflui na ideia do verdadeiro espírito do Cristianismo. Revela que ser cristão nunca é o andar de cabeça baixa, encurvado, à semelhança dos fariseus dos dias de Jesus. Como bem dizia C. S. Lewis, a vida cristã deve ser e é de fato uma vida de alegria.
Concluindo
Como vemos, Deus está totalmente envolvido no processo de salvar, e coloca sempre ao dispor do pecador todos os recursos a fim de que ele seja salvo. Como o eunuco de Atos 8, cabe a ele apenas ceder e não resistir à obra divina, em todo o processo. Ao entendermos o amor de Deus e Seu caminho, basta apenas aceitar e experimentar a realização que dEle advém.
Falando de batismo, pode uma pessoa depois da conversão que não seja casado só mora junto mesmo que tenha trinta anos de convivência,, pode batizar nas águas?
ResponderExcluirOlá anônimo
Excluirobrigado pela visita.
se deseja uma resposta bíblica, Paulo diz em 1 Co 7:8 e 9:
"E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado... Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado."
só duas hipóteses segundo Paulo: ou solteiro ou casado, mas nunca resolver a questão da necessidade sexual com outra alternativa.
Respeitando a cultura, no mundo em que vivemos só existe uma forma de se reconhecer o estado do matrimônio: casamento civil.
tentar viver o cristianismo autêntico sem estar em dia com a visão apostólica seria um engano.
conselho?
recomendo com base na Bíblia, que se case primeiro. depois, se batize.
abraço, volte a comentar.
C.
Pode, a única condição do texto bíblico é aceitar Jesus como seu Salvador.
ResponderExcluirComo pode? Se está fora dos preceitos de Deus? Aceitar a Jesus e viver errado? Isso é fornicação. Um passaport para o inferno.
ExcluirBom dia pastor. Gostaria de um esclarecimento na seguinte questão:
ResponderExcluirUm homem crente, batizado se divorciou de sua esposa. Tempos depois se une com outra mulher, descrente. Tem dois Filhos, e esta mulher depois de anos aceita o Sr Jesus. E agora, ela pode ser batizada estando neste contexto de casamento?
"
Portanto, eu afirmo a vocês o seguinte: o homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, se tornará adúltero se casar com outra mulher".
Mateus 19:9
Que Deus possa abencoar e continuar te usando nesses estudos maravilhos..eu amei
ResponderExcluirDeus comtinui tiusando muito forte
ResponderExcluirOtimo estudo ...
ResponderExcluirDEUS ABENCÇOE PASTOR
ResponderExcluirPALAVRA MARAVILHOSE
Gostei muito do esbolso sobre o texto Deus abençoe sua vida amém
ResponderExcluirJesus Cristo nos ensina há sempre orar por todas as situaçõe por que os nossos olhos muita das coisas são difíceis mas para Deus nada é difícil ele tem o poder de entregar a Vitória e mudar a nossa história do dia para noite gremista independência da sua situaçã continue buscando o adorando e ele te entregar a sua vitória
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPastor,amei ler o texto ,nunca tinha visto tamanha explicação,maravilha,vou ler novamente,a palavra diz que é pra crescer em graça e conhecimento,amei obrigada
ResponderExcluirEu gostei muito da orientação foi tudo perfeito que Deus Jeová te conceda sempre em nome de Jesus Cristo
ResponderExcluirO eunuco era castrado ou homossexual, não fala na palavra q Filipe argumentou algo nesse sentido e sim o eunuco assentou Jesus e se batizou.vejo muitos doguemas dó homem se e o esporte Santo q faz a obra.
ResponderExcluirA maioria dos eunucos mor ou somente eunucos são castrados para não ter nenhum relacionamento com mulheres no reino alguns escolhem se castrar por causa do reino de Deus naquela epoca
ExcluirParabéns ao idealizador deste blog com as explicações magníficas
ResponderExcluir