Header Ads

DIA 39: JORNADA ESPIRITUAL DE 40 DIAS - A VOZ DA SABEDORIA


Em nossa penúltima jornada buscaremos refrescar um conceito subjacente em tudo que dissemos até aqui: que apenas no conhecimento de Deus através dos recursos dados por ele o ser humano pode alcançar a verdade acerca da vida. Que a cada dia busquemos ser sábios. Essa é a proposta do estudo de hoje.

Antes porém leia Provérbios capítulo 8 e peça a Deus sabedoria para compreender o estudo de hoje.


A Voz da Sabedoria 


Você já percebeu quanta gente gosta de ser ouvida em suas ideias, com suas propostas e filosofias em resposta aos dilemas da humanidade? 

Quem duvida da pretensa mas limitada sabedoria humana leia ou ouça um discurso de Hitler.  Sobre ele tem sido dito que seus discursos inflamados foram capazes de convencer e mobilizar milhares a praticar um  Holocausto e a arrastar o mundo todo numa guerra por quase meia década, na qual morreram cerca de 40 milhões de pessoas. 

Muito do que alguns  homens tidos por sábios acreditavam e ensinaram (como a antipatia pelo cristianismo), era danoso e não trouxe uma resposta adequada para os dilemas da humanidade. A base de seu fracasso foi, de fato, não entender o verdadeiro problema humano (o pecado), e se indispor contra a Palavra de Deus. 

Não se pode negar que os homens são tolos quando constroem um conhecimento longe de Deus. Por isso, cuidado com o que você anda lendo ou escutando. As mais aplaudidas ideias hoje podem ser grandes tolices amanhã se estão alienadas da fonte da sabedoria, o Deus Criador. 

A verdadeira sabedoria provém de Deus e promove o bem do ser humano. Essa é a tônica de Provérbios 8, que destaca a grandeza da sabedoria. Nesse capítulo mais do que um conceito, a Sabedoria é uma pessoa.

Desde muito tempo tem se entendido que a Sabedoria deste texto foi encarnada em Jesus Cristo. Metade do capítulo apresenta-a como aquela que estava no início de tudo, como uma arquiteta da criação, ao lado de Deus (v 22-30).  

Isso nos leva a pensar em João 1:1-3, onde se afirma que o Verbo estava com Deus e que sem ele nada do que foi feito se fez. Esse Verbo é identificado como sendo Jesus em João 1:14.  A conclusão é que o Verbo divino e a Sabedoria divina são a mesma pessoa: o Filho de Deus antes de sua encarnação.

É claro que o texto em sua totalidade não é personificado em Jesus Cristo. Jesus Cristo não é apenas a Sabedoria em si, Ele transcende a ela, pois é uma pessoa, um ser divino. Porém, ele a personifica, pois é nEle que está oculta toda fonte de sabedoria e de conhecimento  verdadeiro. Ele é a máxima revelação de Deus, é nEle que a origem e propósito do ser humano se revela em toda a sua dimensão. Por isso ele é a própria verdade. 

O grande teólogo batista Adam Clarke, em seu Comentário La Santa Biblia, vol. II, pag. 135 afirma que neste capítulo, a Sabedoria apresenta um duplo ponto de vista: ela é tanto a capacidade de “julgar retamente incluindo o conhecimento das coisas divinas”, quanto “como atributo de Deus manifestado nas diversas e assombrosas obras da Criação”. 

Por isso, pode-se dizer que a verdadeira Sabedoria não é uma somatória de ideias, conceitos diversos ou sistemas filosóficos, mas sim a palavra que fala ao homem - é a essência da revelação divina; é a própria voz de Deus, que orienta e abençoa a todos que queiram ouvi-la. 

Mas onde encontrar a Sabedoria divina? 

A primeira coisa que o texto diz é que a Sabedoria divina está em todas as partes, clamando e ensinando: nas alturas, à beira do caminho, juntos às portas, na entrada da cidade, em todos os lugares ela clama e faz ouvir sua voz (v 1- 4). 

Isso é aquilo que se entende como revelação natural. É a voz de um Deus abscôndito, que se revela em suas obras criadas e por meio de sua ação na história e na vida dos homens.

Veja que clamar não é sussurrar. Clamar é gritar bem alto, é incomodar para que todos ouçam. E de fato, a voz divina está em todos os lugares. Ela de certo modo grita a todos os homens. 

Metaforicamente, o que o texto quer dizer é que ninguém poderá afirmar alguma impossibilidade de ouvir o apelo divino para uma vida sábia. Deus deseja que todos ouçam e compreendam o seu discurso. 

Note também que a Sabedoria divina não está presa a nenhum sistema filosófico. Se ela está em todos os lugares, ela permeia a vasta criação de Deus, desde a altura do céu até as coisas corriqueiras da vida. 

Em tudo a Sabedoria divina busca trazer o bom discernimento de Deus para os homens. Qualquer um que contemplar os eventos do dia-a-dia, a passagem da vida, as obras criadas – em tudo terá noção da verdade que a Sabedoria busca ensinar. E o texto bíblico afirma que seus ensinos valem mais do que as riquezas e tudo aquilo que é desejável (v 11). 

Como aprendemos numa jornada passada, embora essa voz de Deus esteja em toda parte, todavia, de forma mais clara, ela se acha nos ensinos das Escrituras. Onde há pregação da Palavra de Deus ou o estudo contemplativo da mesma a Sabedoria de Deus fala de forma mais profunda, ali ela se faz presente. 

O que a Sabedoria divina ensina que vale tanto assim? O texto fala de coisas muito raras e que pela sua falta, muito se tem sofrido nesse mundo: 

Ela traz a prudência, retidão, excelência, verdade, e confronta toda forma de impiedade (v 5-9). Ela dispõe de conhecimento e bons conselhos (v 12). Ela é quem dá o verdadeiro sustento aos reis e governos (v 15). Ela ensina o caminho correto para ser honrado e adquirir ganhos (v 18). 

Por tudo isso, o texto pode dizer que o fruto da Sabedoria é melhor do que as riquezas mundanas. É através da justiça e do bom discernimento que a Sabedoria divina dota de bens e enche de tesouros aqueles que a amam (v 20-21). 

Acima de tudo, amar a Sabedoria divina resulta em salvação. A sua voz, clamando alto nas ruas e em todos os lugares é a própria voz de Deus chamando a todos, a tolos ou sábios, para a vida que se inicia aqui, mas como consequência, será eterna.

Porém  o conhecimento de Deus tem efeitos práticos na vida presente. Isso está evidente na experiência de Salomão, conhecido como o homem mais sábio da Terra. Quando em sonhos, o Senhor lhe perguntou o que seu coração mais desejava, ele pediu Sabedoria. 

Em resposta, Deus lhe assegurou que embora ele não houvesse pedido riquezas e honras, tudo o mais lhe seria dado, através de um coração sábio. Esse respeito a Deus, e sua sede de conhece-Lo em seus anos inaugurais como líder da nação, fez de Salomão o homem mais sábio, rico e afamado da Terra. 

Te pergunto, meu amigo: Isso não pode ser possível hoje? Quem possui a Sabedoria divina e age dentro dos limites estabelecidos por Deus terá sempre habilidade para lidar com todas as áreas da vida. Eu creio! Você crê?

Porém pense: Se a Sabedoria divina é tão profunda e traz tanta benção, porque tantos homens rejeitam? 

Uma resposta pode ser porque, como o texto mesmo nos diz, ela confronta a impiedade humana (v 9). Ninguém gosta de ser repreendido. Porém, devido ao pecado presente no mundo nenhum ser humano pode se tornar sábio nesses vida sem aprender a ser orientado, corrigido ou repreendido.

 A própria Bíblia, que condensa a Sabedoria divina, quando estudada, às vezes corrige, exorta e repreende (1Tm 3:16). E  Jesus diz que repreende a quantos ama (Ap 3:19). 

Em seu caminho, antes de se tornar sábio, o tolo sempre será confrontado pela luz que vem da Sabedoria divina. 

Entretanto quando a Sabedoria de Deus era anunciada por Paulo, ele mesmo disse que os homens preferiram a sabedoria humana a aceitar a que vem de Deus.  Para muitos, as coisas reveladas de Deus parecem loucuras.

Mas o sábio nos diz claramente para onde a Sabedoria divina quer nos levar. Isso demonstra também qual a essência da Sabedoria que vem de Deus: ela conduz ao temor de Deus (v 13). 

O texto ensina em síntese que a vida, todas as obras criadas, todos os ajuntamentos dos sábios deste mundo e tudo o mais que haja servem como instrumento de ensino para Deus. Eles servem para  conduzir a mente dos homens a um julgamento se realmente optaram por viver sob a orientação de Deus ou não. 

Viver em temor a Deus é essa postura sábia diante da vida: saber que a vida serve ao propósito daquele que tudo criou. Somente nele tudo alcança o verdadeiro sentido. Por isso em contrapartida, viver alienado do Criador é essência da tolice. 

Nesse sentido, os princípios oriundos da Palavra escrita de Deus sempre nos ajudarão a decodificar, interpretar nossas experiências e julgá-las se de fato estamos aprendendo a viver de forma a agradar a Deus. O maior sábio deste mundo é um tolo, se a sua sabedoria não conduz a uma vida submissa à vontade Deus.

A pergunta que o texto evoca é se amamos de fato a Sabedoria divina ou somos apegados a nossos próprios conceitos de vida. E ser sábio perante Deus é ter disposição para ouvi-Lo e praticar seus ensinos. 

Curiosamente, há muitos que amam uma vida presa à sua vaidade. Escolhem o erro mesmo sabendo que estão errados. Por isso, o texto termina aconselhando sobre os riscos para quem se negar a ouvir a Sabedoria de Deus: 

Quem pecar contra o seu ensino fará mal a si mesmo, violentará a própria alma e finalmente, entrará por um caminho de morte. De fato, nada do que se constrói sem a aprovação de Deus nesta vida, terminará bem. Sejam negócios, casamentos, vocações, tudo um dia findará em fracasso, tragédias, lágrimas e morte. 

Além disso, uma vida construída apenas nos padrões humanistas terá como consequência final a morte eterna.

O conselho e apelo de hoje é: Quer ser feliz? Não fuja dos retos conselhos de Deus. Não fuja dos bons exemplos que a vida oferece. Aceite o chamado da Sabedoria divina, porque como diz o próprio texto, felizes serão aqueles que guardarem os seus caminhos.

E nunca se esqueça de buscar essa sabedoria como seu primeiro compromisso de cada dia. A razão é simples e clara:

“Os que põem toda a armadura de Deus e devotam algum tempo cada dia à meditação, oração e estudo das Escrituras estarão em ligação com o Céu e terão uma influência salvadora, transformadora sobre os que os cercam. Pensamentos elevados, nobres aspirações, claras percepções da verdade e dever para com Deus, serão seus. Ansiarão por pureza, luz, amor, por todas as graças do novo nascimento.” – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, págs. 112 e 113.


Para terminar reflita sobre a agenda de Deus para você hoje. O que Deus espera que você faça após essa leitura?

✅ pr Sampaio 


http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.