Header Ads

DIA 24: JORNADA ESPIRITUAL DE 40 DIAS - A MENTE E A SAÚDE ESPIRITUAL 2



Hoje faremos continuidade ao assunto de ontem ressaltando o valor da saúde mental para nossa espiritualidade.  Ou antes: que a verdade de Deus recebida no coração promove o bem estar mental do ser humano. Isso não nega, é claro, o valor da disciplina. 


Cristo Ilumina a Mente


“O médico não deve nunca levar os pacientes a fixar a atenção nele mesmo. Deve ensiná-los a apanhar, com a trêmula mão de fé, a estendida mão do Salvador. Então a mente se lhe iluminará com a luz que irradia da Luz do mundo.


A Verdade Tem Poder Suavizante


“O suavizante poder da verdade pura, visto, atuante e mantido em todos os seus efeitos, é de um valor que linguagem alguma é capaz de expressar ao povo que sofre alguma enfermidade. Mantém sempre diante dos sofredores doentes a compaixão e ternura de Cristo, e desperta-lhes a consciência, levando-os a crer em Seu poder de aliviar o sofrimento, e levando- os a ter fé e confiança nEle, o Grande Médico, e terás ganho uma alma, e muitas vezes uma vida.


Religião Ajuda na Restauração da Saúde


“Cristo é nosso Grande Médico. Muitos homens e mulheres vêm a esta instituição médica [Sanatório de Santa Helena] com a esperança de receber tratamento que lhes prolongue a vida. Para aqui chegar, sujeitam-se a considerável incômodo.


“Por que não pode todo aquele que vem ao Sanatório em busca de auxílio físico, vir para junto de Cristo em busca de auxílio espiritual? Por que não haveis meu irmão, minha irmã, de manter a esperança de que, aceitando a Cristo, Ele juntará Sua bênção aos agentes empregados para a restauração da saúde? 


“Por que não terdes fé bastante para crer que Ele cooperará com os vossos esforços para a restauração, por que quer que sareis? Deseja Ele que tenhais mente clara, de modo a poder apreciar as realidades eternas; Ele deseja que tenhais nervos e músculos sadios de modo a poderdes glorificar Seu nome, usando ao Seu serviço vossas forças.


Conselho a Pessoa Inclinada a Ter Sentimen- tos Melancólicos


“É teu dever mover guerra aos pensamentos opressivos e sentimentos melancólicos, da mesma forma que é dever teu orar. É teu dever atuar contra os instrumentos do inimigo, manter firme o freio a tua língua, bem como aos teus pensamentos. De todas as ocasiões em tua vida em que mais precisas um suprimento de graça, é quando os sensíveis e inflamados órgãos digestivos estão em operação e estás acabrunhado e exausto.


“Podes ficar surpreso ao ouvir isso, mas é uma espécie de blasfêmia estar constantemente irritado e irritar os outros por tuas críticas e observações sombrias. Esses acessos de indigestão são aflitivos, mas firma o freio, resolvido a não praguejar diante dos que são teus melhores amigos, ou dos que são inimigos teus.


Certeza da Aprovação de Deus


“A certeza da aprovação de Deus promove a saúde física. Fortalece a alma contra a dúvida, a perplexidade e excessiva mágoa que tantas vezes minam as forças vitais e induzem doenças nervosas de espécie muito debilitante e aflitiva. O Senhor empenhou Sua inquebrantável palavra de que Seus olhos estão sempre sobre os justos e Seus ouvidos atentos a sua oração.


Relação Entre Pecado e Doença


“Existe uma relação, indicada por Deus, entre pecado e doença. Médico algum poderá clinicar por um mês que seja, sem ver isso ilustrado. Pode ele ignorar o fato; pode ter a mente tão ocupada com outros assuntos que não lhe dê atenção; se ele, porém,for observador honesto,não poderá deixar de reconhecer que pecado e doença têm mutuamente a relação de causa e efeito. O médico deve ser ligeiro em ver isso e agir de acordo.


“Uma vez ganha a confiança do doente, aliviando- lhe os sofrimentos e salvando-o na beira da sepultura, pode ele ensinar-lhe que a doença é resultado do pecado e que é o inimigo caído que procura induzi-lo a práticas destruidoras da saúde e da alma. Pode ele impressionar-lhe a mente com a necessidade de negar-se a si mesmo e obedecer às leis da vida e saúde. Na mente dos jovens, em especial, pode ele incutir princípios retos.


“Deus ama Suas criaturas com um amor terno e forte ao mesmo tempo. Ele estabeleceu leis da natureza, mas Suas leis não são arbitrárias exigências. Cada ‘Não farás’, quer na lei física quer na moral, contém ou envolve uma promessa. Se é obedecida, bênçãos seguirão os nossos passos; se é desobedecida, o resultado é perigo e infelicidade. As leis de Deus destinam-se a conduzir Seu povo para mais perto dEle. Ele os salvará do mal e os levará ao bem, se se deixarem guiar, mas forçá-los Ele nunca fará. Não podemos discernir os planos de Deus, mas temos de confiar nEle e mostrar nossa fé pelas obras.


O Evangelho, Cura Para as Doenças Originadas Pelo Pecado


“Quando o evangelho é recebido em sua pureza e poder, é uma cura para as doenças originadas pelo pecado. O Sol da Justiça ergue-Se ‘trazendo salvação nas Suas asas’. Mal. 4:2. Todos os recursos do mundo não podem curar um coração quebrantado, nem comunicar paz de espírito, nem remover o cuidado, nem banir a enfermidade. A fama, o temperamento, o talento são todos impotentes para alegrar um coração dolorido ou restaurar uma vida arruinada. A vida de Deus na alma, eis a única esperança do homem.


O Céu é Todo Saúde


“O ponto de vista defendido por alguns, de que a espiritualidade é prejudicial à saúde, é engano de Satanás. A religião da Bíblia não é prejudicial à saúde, seja do corpo ou da mente. A influência do Espírito de Deus é o melhor remédio para as doenças. O Céu é todo saúde; e quanto mais profundamente forem sentidas as influências celestiais, mais certa será a recuperação do crente inválido. Os verdadeiros princípios do cristianismo abrem perante todos uma fonte de inestimável felicidade. A religião é uma fonte contínua, da qual o cristão pode beber à vontade e jamais secar a fonte.


Religião, a Verdadeira Ciência de Cura


“É a religião um princípio do coração, e não uma palavra mágica, ou artifício da mente. Olha tão-somente para Jesus. Esta é tua única esperança e a única esperança de teu esposo, de alcançar a vida eterna. Esta é a verdadeira ciência de cura para o corpo e a alma. A mente não deve concentrar-se em qualquer ser humano, mas em Deus.


Amor ao Redentor Afasta da Corrupção


“A mente é enevoada pela malária sensual. Os pensamentos precisam ser purificados. Que não teriam sido os homens e mulheres sé tivessem reconhecido que o tratamento do corpo tem tudo que ver com o vigor e a pureza da mente e do coração!


“O verdadeiro cristão obtém uma experiência que promove a santidade. Ele está sem uma mancha de culpa na consciência, ou um laivo de corrupção na alma. A espiritualidade da lei de Deus, com seus princípios limitadores, são incluídos em sua vida. A luz da verdade ilumina-lhe vivamente o entendimento. 


“Um brilho de perfeito amor ao Redentor afasta as origens corruptas que se interpuserem entre sua mente e Deus. A vontade de Deus tornou-se a sua vontade – pura, elevada, refinada e santificada. Seu semblante revela a luz do Céu. Seu corpo é um adaptado templo para o Espírito Santo. A santidade adorna-lhe o caráter. Deus pode comungar com ele, pois alma e corpo estão em harmonia com Deus.


O Amor de Cristo, Poder Vitalizante


“O amor difundido por Cristo por todo o ser, é um poder vitalizante. Todo órgão vital – o cérebro, o coração, os nervos – esse amor toca, transmitindo cura. Por ele são despertadas para a atividade as mais altas energias do ser. Liberta a alma da culpa e da dor,da ansiedade e do cuidado que consomem as forças vitais.Vêm com ele serenidade e compostura. Implanta na alma uma alegria que coisa alguma terrestre pode destruir – a alegria no Espírito Santo – alegria que comunica saúde e vida.


  • Extraído do livro Mente Caráter e Personalidade, vol. 2, págs. 409-412.


Para ter uma mente pura, não se esqueça do conselho;


“Os que põem toda a armadura de Deus e devotam algum tempo cada dia à meditação, oração e estudo das Escrituras estarão em ligação com o Céu e terão uma influência salvadora, transformadora sobre os que os cercam. Pensamentos elevados, nobres aspirações, claras percepções da verdade e dever para com Deus, serão seus. Ansiarão por pureza, luz, amor, por todas as graças do novo nascimento.” – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, págs. 112 e 113.


Após a leitura como você definiria o Programa de Deus para o seu dia de hoje? Que práticas deveria abandonar ou começar a viver? 


 Pr Sampaio 

Betim MG 19/04/2023


Cite a fonte = http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Cite a fonte = http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.