Header Ads

DIA 26: JORNADA ESPIRITUAL DE 40 DIAS - VOMO TER PAZ E SAÚDE MENTAL




O objetivo da jornada de hoje é mostrar à os recursos espirituais que promovem a saúde mental e espiritual. A referência bíblica principal é um texto de Jeremias:


“Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se perturba nem deixa de dar fruto.” Jer. 17:7 e 8.


O ser humano vive no meio de uma espantosa desconfiança em relação a Deus e ao futuro, que o faz adoecer. Em contraste, alguns cristãos vivem como árvores plantadas junto a correntes de água viva. Observemos o que diz o livro Mente, Caráter e Personalidade:


  1. “Nove décimos das doenças originam-se na mente.” – pág. 59.
  2. “Doença às vezes causada pelo egotismo.” – pág. 62.
  3. “Emoções deprimentes são prejudiciais à saúde.” – pág. 62.


Um dos grandes remédios para as emoções é a confiança no poder divino. Este é um dos oito hábitos-chave ou remédios naturais: A confiança em Deus, como recurso que traz a presença amorosa e pacificadora do Criador e Redentor, para dar-nos paz e poder espiritual. 


Como se adquire esta confiança? 


Sabemos que a confiança é um dom de Deus, e que é uma realidade quando a alma se entrega a Deus. Este tipo de confiança trará paz à mente atribulada, comprometerá positivamente a saúde de nosso corpo e nosso ser por inteiro, e aumentará a paz espiritual. Pergunte- mo-nos: Como Deus pode nos dar paz mental, quando nossa alma está atribulada? Vamos estudar algumas das causas que impedem a confiança.


I – A CURA DA MENTE (ler Sal. 32:3 e4)


No livro A Ciência do Bom Viver, há um capítulo extraordinário sobre saúde mental: “A cura mental”, págs. 241-259. 


Dele extraímos três causas que tiram a paz, criam desconfiança nas pessoas e adoecem a mente.


“Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte.” A Ciência do Bom Viver, pág. 241.


Este foi o caso de Davi, ocultando seu pecado, lutando todos os dias com sua consciência culpada. Notemos o que o texto diz: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.” Sal. 32:3. 


Quantas vezes, atrás de uma úlcera gástrica, um problema de vesícula, ou um quadro de gastrite, está presente um problema, invisível para o médico, mas muito familiar para o paciente: relacionamento, sexualinade, infidelidade conjugal, roubo, assassinato ou algo parecido!


Vejamos o mesmo Davi, depois de sua confissão. “Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.” Sal. 32:5.


Agora sobrevieram, para Davi, esperança, valor, fé, simpatia e amor. Isso que aconteceu com ele pode acontecer com você. A confissão a Deus e ao próximo revigora a saúde. Um espírito satisfeito e alegre é saúde para o corpo e força para a alma. 


Quando uma pessoa perdoa a alguém, esse “alguém” não é o único beneficiado. O benefício maior é para a pessoa que dá o perdão. Essa pessoa chega a conhecer intimamente a Deus porque prova o caráter de amor e perdão de Deus. Os sentimentos e emoções que resultam do ato espiritual e racional de perdoar, proporcionam saúde total para a pessoa.


O que você deve fazer quando está cheio de sentimentos negativos?


Tenha a segurança de que Jesus Cristo e o Espírito Santo o assistem, e confiando nEles, embora esteja desesperado, faça esta prece três vezes ao dia, como fazia o profeta Daniel. Faça em voz suficientemente forte, para você mesmo escutar, e pensando cuidadosamente no que diz:


“Querido Pai: Em nome de Jesus, e com a poderosa assistência do Santo Espírito, tira neste momento a tristeza, a ansiedade e o rancor do meu coração. Abro minha alma, elevo-me ao Teu trono de gra- ça para encontrar socorro. Enche-me de Tua alegria, de Tua santa presença, de gratidão, de confiança, e de um espírito de humildade em relação a quem feri, para pedir perdão, e para perdoar a quem me ofendeu.”


Diga a você mesmo, ao despertar a cada manhã: “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo- nos e alegremo-nos nEle.” Sal.118:24. 


Ao terminar o dia, enquanto concilia o sono, volte a repetir o verso inspirado.


Conheçamos agora mais sobre um recurso que aumenta nossa confiança em Deus:


II – A ORAÇÃO COMO RECURSO NO TRATAMENTO CIENTÍFICO DA ENFERMIDADE (Ler Tiago 5:15)


Agora, vamos outra vez citar uma experiência científica, sem que os participantes soubessem. Há pouco tempo em um grande hospital dos Estados Unidos, foi feita uma experiência científica, que nem os participantes e nem os que administravam os tratamentos, sabiam que se tratava de um estudo.


Pacientes no pós-operatório do hospital foram escolhidos ao acaso para um dos seguintes grupos. O primeiro grupo estava composto por pacientes aos quais foram dispensados todos os cuidados necessá- rios no pós-operatório (o pessoal da área de saúde não sabia absolutamente que estava participando de um estudo); o segundo grupo estava formado por pacientes aos quais foram dispensados os mesmos cuidados pós-operatórios (este grupo também não sabia do estudo); mas, uma igreja distante do hospital orou por eles em suas reuniões regulares do culto (os que oraram também não sabiam que estavam participando do estudo, não conheciam nenhum dos pacientes, nem estes sabiam que oravam por eles).


Os resultados foram os seguintes:


Os pacientes do primeiro grupo (os que receberam só cuidados médicos), apresentaram maior número de complicações pós-operatórias e ficaram mais dias na unidade de cuidados pós-operatório do que os pacientes do segundo grupo;


Já os pacientes do segundo grupo (aqueles, que além dos cuidados médicos, foram lembrados nas orações da igreja) apresentaram menos complicações e permaneceram, na unidade, menos tempo que o primeiro grupo. O estudo concluiu reconhecendo que existiram elementos sobrenaturais que intervieram sob certas condições, como a oração e a fé, na recuperação dos pacientes. Esta é uma demonstração objetiva, exata, científica, de que o poder da oração e a confiança em Deus são reais.


Mas o que é a oração e o poder da oração?


A oração é o ato de abrir o coração a Deus como a um amigo. O doente pode deixar seu caso nas mãos daquele que disse: “Eu sou o Senhor que te sara.”


A oração nos eleva a Deus. Ao entrar em contato com a Fonte de poder infinito, com certeza os doentes serão curados, se for para honra e glória de Deus. Se a vontade de Deus for diferente, Ele dará o poder ou os meios necessários para aliviar ou atenuar o sofrimento.


Agora vamos conhecer um tema que contribui para explicar, em parte, como a confiança em Deus atua no organismo humano.


IMPACTO DOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E EMOÇÕES NO SISTEMA IMUNOLÓGICO


A psico-neuro-imunologia é a ciência que estuda o impacto dos pensamentos, sentimentos e as emoções no sistema imunológico das pessoas. Estuda o efeito do estado mental na condição física.


O estado mental está condicionado por vários elementos:


Com freqüência, o estado mental de uma pessoa está condicionado à sua cultura (crenças, normas, práticas) aprendida no lar, na escola e na comunidade. A cultura molda ou programa a condição mental da pessoa, e a mente, por sua vez, molda a reação do sistema imunológico.


O exemplo, a seguir, é uma ilustração simples de como opera esse importante sistema e como é influenciado pela mente da pessoa.


Caso: A vovó e a mamãe de André o educaram em uma cultura na qual não se pode mudar bruscamente a temperatura sem sofrer algum dano à saúde. “Nunca, quando estiver suando, tome banho em água fria – disseram-lhe – espere esfriar o corpo primeiro, caso contrário pode adoecer gravemente. Veja o que acontece com um pedaço de ferro incandescente quando coloco na água: ele se torce. Por isso, é perigoso tomar banho com o corpo suado!”


Esta informação repetitiva chegou a formar parte da cultura de André, moldou e programou sua mente e condicionou seu sistema imunológico.


Um dia qualquer, quando André for adulto, tiver seu lar e for um empresário, voltará muito suado de uma atividade física. Ainda com o corpo quente, perceberá que não há água quente no chuveiro. Apressado, tomará banho com água fria. Um pensamento débil se fortalecerá e virá a sua mente: “Oh, água fria... corpo quente... perigo!”


André termina o banho, vai trabalhar, e se esquece do que aconteceu no banho. Mas, no final do dia, não se sente bem. Passa uma noite terrível e, no dia seguinte, amanhece com o peito chiando, o nariz congestionado e febre. O que aconteceu?


Embora pudesse haver mais de uma explicação médica, o que pode ter acontecido também, segundo as descobertas da psico-neuro-imunologia, é que quando o corpo quente ‘sentiu’ o jato de água fria, o subconsciente de André relacionou esta informação com uma conseqüência grave: uma doença! Então seu organis- mo reagiu e seu sistema imunológico reagiu contra a enfermidade produzindo e ativando uma série de mecanismos de defesa de proteção: febre, congestão, etc.


A mente tem muito poder sobre o corpo, e a mente é condicionada pelo ambiente cultural onde a pessoa cresce e se educa. Isto traz duas lições importantes para nós: nutre de um ambiente espiritual de confiança, gratidão e louvor ao Criador, correntes elétricas fluem do cérebro para os órgãos do corpo levando saúde e força.


Toda mudança de hábito e práticas de saúde, requer um processo gradual e paciente de educação, como já foi estudado nos temas 4 e 5. Estebelecer um novo programa na mente e no sistema imunológico requer tempo e tem seu processo.


A seguir, está o último recurso para desenvolver e fortalecer a confiança em nosso Pai celestial:


IV – AS PRECIOSAS E GRANDES PROMESSAS DE DEUS


Deus enviou a todos uma carta de amor: a Bíblia. Ela está cheia de PODEROSAS PROMESSAS a toda pessoa que deseja reivindicar seu cumprimento para desfrutar paz mental, sentido de vida e energia para viver.


Há 3.565 promessas na Bíblia. De quantas delas você lançou mão? Quantas delas são suas, e quantas você pediu ao Senhor para cumprir em sua vida?


Eis algumas promessas: “Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.” Mar. 11:24. “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará aos desejos do teu coração.” Sal. 37:4. ”Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará.” Sal. 37:5.


Como você pode reclamar o cumprimento das promessas para sua vida e de sua família?


Primeiro: Leia duas ou três vezes, e em voz alta, a promessa que escolheu, procurando entender o que Deus promete.


Segundo: Identifique a condição que Deus pede de você para o cumprimento de Sua promessa, e dis ponha-se a cumprir essa condição.


Terceiro: Peça-Lhe, em oração, que cumpra essa promessa específica com relação a você, e diga-Lhe que aceita a condição.


Agradeça-Lhe, antecipadamente, porque Ele já o escutou, porque Ele já cumpriu Sua promessa em você, e diga-Lhe que você também já decidiu cumprir, ou melhor, já está cumprindo a condição.


Quarto: Os resultados serão maravilhosos. Um estado de saúde mental caracterizado pela paz, alegria e energia, trará saúde corporal, resultando em saúde total.


V – DEUS NOS DÁ PODER PARA MUDAR NOSSOS HÁBITOS NEGATIVOS


Um relato apresentado pelo Dr. César Gálvez em seu livro Poder Para Mudar os Hábitos de Saúde, ilustra tudo o que quis compartilhar com vocês esta semana:


“Vivo solitário por muito tempo, faço minhas refeições em uma pensão ou onde estiver na hora de comer, e estou pressionado pelo trabalho e os estudos – disse-me muito preocupado um professor que veio pedir ajuda. Meu médico me disse que tenho pressão alta, colesterol elevado, e muito estresse, e que devo diminuir minhas atividades se não quiser ter problemas com meu coração. Por favor, ajuda- me, não sei por onde começar.”


Depois de conversar um tempo, soube que era professor de biologia de um colégio particular muito conhecido, e que estava a ponto de obter seu mestrado em educação. Vi que estava muito acima do peso ideal, com expressão de preocupação e um sorriso cortês que contrastava com sua verdadeira condição interior.


“Estou disposto a fazer o que me disser, oriente-me como começar.” Meu amigo que acabava de conhecer era uma pessoa culta, inteligente e sincera; mas necessitava de conselho. Apesar de ser uma pessoa de profundos princípios morais e religiosos (era adventista), seu problema estava em seu estilo de vida diário.


Seu problema era fisico e mental. Para começar, só sugeri duas modificações em seu regime alimentar: Tomar um bom desjejum e um jantar leve, e comer um prato de verduras antes do almoço. Além disso, programamos juntos seu plano de exercícios para começar a caminhar a passos rápidos todos os dias, durante 35 minutos até cansar e suar. O professor foi embora.


O passo seguinte foi desenvolver com ele uma estratégia para controlar o que ele mais queria mudar em sua vida e que lhe provocava muita tensão: a ira.


Na semana seguinte, ele me mostrou um caderno em que havia desenvolvido uma estratégia.


Meu amigo que veio ver-me, colega na ciência e na arte de ensinar, vive agora um novo estilo de vida que lhe permite ter energia mental e, junto com sua con- fiança no poder divino, viver uma vida com qualidade.


Conclusão


A Mensagem de Saúde foi dada para que em cada um de nós ocorra algo semelhante: que haja uma mudança sensível, progressiva e agradável para termos melhor saúde.


A mensagem de saúde é positiva – nunca negativa.  Quero terminar dizendo-lhe que, melhor do que a energia para o trabalho e para o cumprimento da pregação do Evangelho, são os resultados de confiar em Deus.


Hoje, mais do que nunca, a mensagem de saúde tem respaldo da ciência. Eficaz – traz saúde, qualidade e longevidade ao que a pratica. Atrativa – quem não quer ser como Daniel e seus três companheiros: sãos, inteligentes e espirituais?


A mensagem de saúde é vida em abundância para você e para mim.


Quer você agradecer ao Senhor por este grande dom? Quer, daqui em diante, ter e mostrar uma nova atitude para com a mensagem de saúde? Que Deus o abençoe!


- O tema de hoje foi cedido ao Ministério da Mordomia Cristã pelo Dr. César Augusto Gálvez V., Professor da Universidade Adventista Peruana.


Não se esqueça: Para ter saúde espiritual: 


“Os que põem toda a armadura de Deus e devotam algum tempo cada dia à meditação, oração e estudo das Escrituras estarão em ligação com o Céu e terão uma influência salvadora, transformadora sobre os que os cercam. Pensamentos elevados, nobres aspirações, claras percepções da verdade e dever para com Deus, serão seus. Ansiarão por pureza, luz, amor, por todas as graças do novo nascimento.” – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, págs. 112 e 113.

 

Bom dia!


Pr Sampaio 

21/04/2022


Cite a fonte = http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com
Cite a fonte = http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.