Header Ads

DIA 27: JORNADA ESPIRITUAL DE 40 DIAS - ALEGRIA NO SENHOR 2


Seguindo a sequência da leitura de ontem extraída do livro Caminho a Cristo pág 115 a 126, estudaremos hoje o assunto da alegria no Senhor. 


Nosso Amigo Jesus


“Pessoas há que andam sempre em temor, e buscando aflições. Cercam-nas dia a dia as provas do amor de Deus; desfrutam as liberalidades de Sua Providência. Não atentam, entretanto, para as bênçãos presentes. Sua mente ocupa-se continuamente com alguma coisa desagradável, cuja ocorrência receiam; ou então é qualquer coisa real que, embora pequenina, as torna cegas aos muitos motivos que têm para serem agradecidas. As dificuldades que enfrentam, em vez de as impelir para Deus, única fonte de auxílio que possuem, separam-nas dEle, pois suscitam desassossego e queixumes.


“Acaso fazemos bem em ser assim incrédulos? Por que havíamos de ser ingratos e desconfiados? Jesus é nosso amigo; todo o Céu se acha interessado em nosso bem-estar. Não devemos permitir que as perplexidades e cuidados diários nos aflijam a mente e nos turbem o semblante. Se assim fazemos, havemos de ter sempre algum motivo para amofinações e aborrecimentos.


“Não devemos dar lugar a uma solicitude que não serve senão para atribular-nos e consumir-nos, sem nos ajudar a sofrer novas provas. Talvez vos sobrevenham perplexidades nos negócios, as perspectivas se tornem cada vez mais sombrias, estejais ameaça- dos de uma perda. Não vos desanimeis, entretanto; lançai sobre o Senhor vossos cuidados, e permaneceu calmo e satisfeito. Suplicai sabedoria para dirigir vossos negócios prudentemente, evitando assim o prejuízo e o desastre. Fazei tudo que vos estiver ao alcance a fim de promover resultados favoráveis. Jesus prometeu Seu auxílio, mas não dispensa os nossos esforços. Quando, descansando em nosso Ajudador, houverdes feito tudo que está ao vosso alcance, aceitai alegremente os resultados.


“Não é a vontade de Deus que Seu povo ande vergado ao peso dos cuidados. Todavia, o Salvador não vos engana. Não nos diz: ‘Não temais; vossa estrada é livre de perigos.’ Ele sabe que há provações e perigos, e é sincero conosco. Não Se propõe tirar Seu povo de um mundo de males e pecados, mas indica-nos infalível refúgio. Sua oração em favor dos discípulos, foi: ‘Não rogo que os tires do mundo, mas que os livres do mal.’ ‘No mundo’, diz Ele,’tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo’ (João 17:15; 16:33).


Confiança em Deus


“No Sermão do Monte, Cristo ensinou aos discípulos preciosas lições quanto à necessidade de confiar em Deus. Essas lições visavam a animar Seus filhos através de todos os séculos, e chegaram até nós plenas de ensinos e conforto. O Salvador apontou a Seus seguidores as aves do céu, modulando suas canções de louvor, livres de cuidados, pois ‘não se- meiam nem segam.’ E, no entanto, o grande Pai lhes supre as necessidades.


“Pergunta o Salvador: ‘Não valeis vós muito mais do que elas?’ (Mat. 6:26). O grande Provedor dos homens e animais abre as mãos e supre a necessidade de todas as Suas criaturas.


“Não reputa as aves do céu inferiores ao Seu cuida- do. Não lhes põe o alimento no bico, mas toma providências para lhes satisfazer as necessidades. Cumpre- lhes apanhar as sementes para que elas se espalhem. Têm de preparar o material para o ninhozinho. Precisam alimentar os filhotes. E saem ao seu trabalho cantando, pois ‘vosso Pai celestial as alimenta’. E ‘não tendes vós muito mais valor do que elas?’ Não tendes vós como adoradores inteligentes e espirituais, mais valor do que as aves do céu? 


“Não há de o Autor de nosso ser, o Conservador de nossa existência, Aquele que nos formou à Sua própria e divina imagem, não há de Ele prover as nossas necessidades, se tão-somente nEle confiarmos? Cristo apresentou a Seus discípulos as flores do campo, crescendo profusamente, resplandecendo na singela beleza com que o Pai celeste as dotou, como testemunho de Seu amor aos homens. Disse Ele: ‘Olhai para os lírios do campo, como eles crescem.’


“A beleza e simplicidade dessas flores naturais sobrepujam em muito o esplendor de Salomão. Os mais suntuosos adornos criados pelos primores da arte não se podem comparar com a graça natural e a magnífica beleza das flores criadas por Deus. Jesus pergunta: ‘Pois, se Deus assim enfeita a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?’ (Mat. 6:28 e 30).


“Se Deus, o divino Artista, dá às singelas flores que num dia perecem, suas suaves e variadas cores, quão maior não será o cuidado por Ele dedicado aos que foram criados à Sua própria imagem? Esta lição de Cristo é uma repreensão à ansiedade, às perplexidades e à dúvida do coração falto de fé. O Senhor deseja ver felizes todos os Seus filhos, em paz e obediência. 


“Diz Jesus: ‘Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize.’ ‘Tenho-vos dito estas coisas para que o Meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja cumprido’ (João 14:27; 15:11).


“A felicidade que se busca por motivos egoístas, fora do caminho do dever, é volúvel, caprichosa e transitória; dissipa-se, deixando na alma uma sensação de isolamento e pesar; no serviço de Deus, porém, há satisfação e alegria. O cristão não tem de andar por veredas incertas; não é abandonado a vãos desgostos e decepções. Ainda que não nos sejam dados os prazeres desta vida, podemos, não obstante, sentir-nos ditosos por esperar a vida por vir. Mas mesmo aqui podem os cristãos fruir a alegria da comunhão com Cristo; é- lhes dado possuir a luz do Seu amor, o perpétuo conforto de Sua presença. Cada passo da vida nos pode levar mais perto de Jesus, pode-nos trazer uma mais profunda experiência de Seu amor, conduzindo-nos um passo mais próximo do bendito lar de paz. Não rejeitemos, pois, nossa confiança, mas tenhamos firme certeza, mais firme que nunca. ‘Até aqui nos ajudou o Senhor’ (I Sam.1 7:12), e nos ajudará até o fim. Olhemos aos marcos miliários, que nos recordam o que o Senhor tem feito para nos confortar e salvar da mão do destruidor. 


“Conservemos sempre vivas na memória todas as ternas misericórdias que Deus tem tido para conosco – as lágrimas por Ele enxugadas, as dores que suavizou, as ansiedades que desvaneceu, os temores que dissipou, as necessidades que supriu, as bênçãos que concedeu – e avigoremo-nos assim para tudo quanto nos aguarda no restante de nossa peregrinação.


“Não podemos senão esperar novas perplexidades na luta que está para vir, mas podemos fixar a vista no passado, da mesma maneira que no futuro, e dizer: ‘até aqui nos ajudou o Senhor.’ ‘Como os teus dias será a tua força’ (Deut. 33:25). As provações não excederão às forças que nos serão dadas para as suportar. Empreendamos, pois, nossa tarefa onde quer que a encontremos, crendo que, seja o que for que sobrevier, ser-nos-á concedida a forca proporcional à provação.


“E afinal abrir-se-ão as portas do Céu para dar entrada aos filhos de Deus, e dos lábios do Rei da glória brotarão as palavras que lhes soarão aos ouvidos qual música inefável: ‘Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo’ (Mat. 25:34).


“Então os remidos receberão as boas-vindas às moradas que Jesus lhes está preparando. Então seus companheiros não serão mais as criaturas vis da Terra – mentirosos, idólatras, impuros e incrédulos; mas conviverão com os que venceram a Satanás e, por meio da graça divina, formaram um caráter perfeito. Toda tendência pecaminosa, toda imperfeição que aqui os aflige, terá sido removida pelo sangue de Cristo, e a excelência e o resplendor de Sua glória, que sobrepuja em muito ao brilho do Sol, a eles se comunicam.


“E deles se irradia a beleza moral e perfeição de Seu caráter, de valor incomparavelmente superior à glória externa. Acham-se irrepreensíveis perante o grande trono branco, compartilhando a dignidade e os privilégios dos anjos.


“Em vista da gloriosa herança que lhe poderá pertencer, ‘que dará o homem em recompensa de sua alma?’ (Mat. 16:26). Ainda que seja pobre, possui todavia em si mesmo uma riqueza e uma dignidade que o mundo não pode conceder. A alma redimida e purificada do pecado, com todas as suas nobres faculdades consagradas ao serviço de Deus, é de inexcedível valor; e há alegria no Céu, na presença de Deus e dos santos anjos, sobre uma alma resgatada – alegria que se exprime em cânticos de santo triunfo.” – Caminho a Cristo, págs. 115-126.


Não esqueça: 


“Os que põem toda a armadura de Deus e devotam algum tempo cada dia à meditação, oração e estudo das Escrituras estarão em ligação com o Céu e terão uma influência salvadora, transformadora sobre os que os cercam. Pensamentos elevados, nobres aspirações, claras percepções da verdade e dever para com Deus, serão seus. Ansiarão por pureza, luz, amor, por todas as graças do novo nascimento.” – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, págs. 112 e 113.


Agora pense em qual seria o programa de Deus para sua vida hoje


Cite a fonte = http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.