Header Ads

Perspectivas Redentivas e Missiológicas na Luta de Yahweh Contra Faraó: por uma leitura inclusivista




Claudio S. Sampaio (Mestrando em Teologia pelo UNASP-EC)

Adolfino Aquino (Mestrando em Teologia pelo UNASP-EC)

Cladson Rodrigues (Mestrando em Teologia pelo UNASP-EC)

Resumo: A narrativa do Êxodo, envolvendo a luta entre Yahweh e Faraó pode ser lida a partir de duas perspectivas: Seja de forma exclusivista, estabelecendo o interesse salvífico de Deus apenas em favor de Israel e desprezando o Egito, ou inclusivista, na qual estabelece uma perspectiva de um Deus amoroso que vem ao encontro das nações e inclui também o Egito dentro de Seu plano redentivo. Este artigo busca estabelecer, por meio de análise bíblica e histórica, os elementos que corroborem a proposta de uma leitura inclusivista nas narrativas do Êxodo, com destaque para o agir salvífico de Deus também em favor do Egito por meio das dez pragas. O centro da proposta se relaciona com o amor inclusivo de Deus pelas nações, sendo Ele mesmo quem realiza a missão de salvar, por meio de Sua auto revelação para todos os povos.

PALAVRAS-CHAVE: Êxodo, Pentateuco, Moisés, dez pragas, missiologia, Israel no Egito.


Redemptive and Missiological Perspectives in God´s Fight Against Pharaoh: For na Inclusive Reading


SUMMARY: The Exodus narrative, involving the struggle between Yahweh and Pharaoh can be read from two perspectives: Be uniquely, establishing God's saving interest only for Israel and Egypt despising, or inclusive, which establishes a perspective of a loving God who reaches out to the nations and also includes Egypt in His redemptive plan. This article seeks to establish, through biblical and historical analysis, the evidence to support the proposal for an inclusive reading of the narratives of Exodus, with emphasis on the salvific action of God also in favor of Egypt by the ten plagues. The center of the proposal relates to the inclusive love of God for the nations, being Himself who performs a mission to save through His self-revelation to all peoples.

KEYWORDS: Exodus, Pentateuch, Moses, ten plagues, missiology, Israel in Egypt.



Introdução


Uma leitura apressada das dez pragas presentes na narrativa do Êxodo sugere a possibilidade de leituras diferenciadas no meio teológico. Por um lado, alguns poderiam ser levados a pensar que Yahweh, o Deus que envia Moisés para libertação de Seu povo, age apenas no interesse de Israel, ainda que para isso, destrua toda uma nação. Nesta linha de pensamento, os juízos sobre o Egito surgem apenas como consequência de Seu interesse amoroso por Israel, e por consequência, em flagrante oposição e desprezo ao Egito. Todavia, isso não parece condizer com a natureza de Deus exposta nas Escrituras, que envolve o Seu amor pelas nações e com Seu relacionamento misericordioso para com a Humanidade, conforme evidenciado no livro de Jonas. Em vista disso, questiona-se se haveria elementos que corroborem com uma leitura inclusivista, que leve em conta não apenas o interesse e fidelidade para com Seu povo Israel, mas que destacasse por outro lado o seu zelo amoroso e inclusivo, que abarque toda a Sua criação, manifestando Seu interesse salvífico também para com os egípcios.

Neste artigo, será dedicado esforço na busca de elementos textuais que revelem a ampla perspectiva do interesse salvífico de Deus pelas nações, de modo especifico, pela nação egípcia. Assim, ele se desenvolverá do seguinte modo: Em um primeiro plano, será dado enfoque a historicidade da narrativa, para em seguida, avaliar a natureza do choque entre Yahweh e Faraó. Na sequência, serão avaliados elementos que corroborem para uma leitura inclusiva no relacionamento do Deus de Israel para com a nação egípcia, incluindo Seu interesse pela sua salvação como povo. Finalmente, buscar-se-á estabelecer as implicações de uma leitura inclusivista dentro da perspectiva soteriológica do AT e do NT, no contexto das pragas. 


Em razão de sua natureza teológica-filosófica, esta pesquisa fara uso do metodo não-experimental, seguindo as normas do método gramático-histórico, e tomará o texto bíblico como “Palavra de Deus”.


Leia artigo completo em:
PERSPECTIVAS   REDENTIVAS E MISSIOLOGICAS NA LUTA DE DEUS CONTRA FARAO: POR UMA LEITURA INCLUSIVISTA

se não abrir no primeiro clique, clique pela segunda vez que o artigo se abrirá em PDF

Cite a fonte = http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.