Header Ads

Feminismo, Sobrevivência e o Homem Descartável - Mulheres contra o feminismo


O Feminismo, como movimento político/cultural iniciado em meados do século passado, tem enfrentado modificações acentuadas no decorrer dos anos. Em primeira instância, buscava-se o direito ao voto e o acesso igualitário no mercado de trabalho. Porém, na atualidade, a argumentação básica de que a mulher teria sido vítima de desprezo e opressão pela sociedade dita patriarcal tem sido usada  para um conflito acentuado até mesmo nos relacionamentos privados. Mas isso é contraditado brilhantemente neste belo discurso de Daniele Paradis, editora do vlog "Girls Write Whats!?".

A base da argumentação da autora é que a ideia básica do feminismo atual é a descartabilidade do homem. O que se apresenta de novo, é que isso se torna uma consequência de uma prática patriarcal antiga: que sempre em momentos de risco de uma comunidade, a proteção das mulheres e das crianças, tidos como o bem mais precioso, era a primeira atitude tomada e era isso que garantia o futuro de um clã, mesmo à custa do sacrifício do homem. Sempre, na história, em crises, a prioridade eram "as mulheres e as crianças". Os homens eram os últimos da fila.

A negação dessa valorização da figura da mulher, como figura que deveria ser apenas cuidada e protegida, é apresentada aqui como falha.  Por outro lado, a argumentação de Paradis, é que na verdade, o que o feminismo busca, na atualidade, é o oposto daquilo que em tese ele propõe: não a valorização da mulher, e sim, o descarte do homem. E isso resulta em prejuízo para os dois lados.

Um bom material. Incisivo, polêmico e esclarecedor. Recomendo com ênfase. [C. S.].

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.