Header Ads

DIA 30: JORNADA ESPIRITUAL DE 40 DIAS - PORQUE PENSAR CORRETAMENTE ACERCA DE DEUS - 2


A leitura de hoje segue a sequência de ontem, com um texto extraído da obra de A. E. Tozer.  Nossa jornada tem a proposta de buscar mais intimidade com Deus. A base dessa reflexão é sobre a importância de conhecer o Deus verdadeiro como Ele realmente é, conforme Ele mesmo se revela. Além disso frisa a importância do evangelho que o ajuda a compreender sua responsabilidade para com Deus.


 Por Que Devemos Pensar

Corretamente a Respeito de Deus?


(…)


“O homem que chega a crer em Deus da forma certa, liberta-se de milhares de problemas temporais, pois vê, de imediato, que tais problemas estão ligados a questões que não poderão preocupá-lo por muito tempo; mas, mesmo que as suas variadas responsabilidades temporais fossem removidas, ainda assim o peso imensurável e único da eternidade o pressionaria de forma mais esmagadora do que todos os sofrimentos do mundo juntos, de uma só feita. 


Este fardo imenso nada mais é que a sua obrigação para com Deus. Inclui um dever instantâneo e que perdura por toda a vida: amar a Deus com todas as forças da mente e da alma, obedecer-lhe em tudo e adorá-lo de modo aceitável. E, quando a consciência do homem o acusa de não ter feito nada disso, posto que desde a meninice tem sido culpado de rebelião contra a Majestade dos Céus, a pressão interior da auto-recriminação poderá tornar-se insuportável.


O Evangelho pode remover da mente este fardo destruti-vo, dando beleza em lugar de cinzas, e as vestiduras do louvor em lugar do espírito de pesar. Mas, o evangelho nada significará para o homem, enquanto o peso deste fardo não for sentido; e enquanto ele não tiver a visão do Deus altíssimo e soberano, não haverá arrependimento nem compreensão do problema. Os conceitos deturpados de Deus terminam por destruir o Evangelho nos corações de todos aqueles que possuem esses conceitos.


Entre os pecados para os quais se inclina o coração humano, nenhum é mais odioso para Deus do que a idolatria; pois no fundo, a idolatria difama o caráter divino. O coração idólatra entende Deus de maneira diferente do que Ele realmente é - isto, em si, já constitui pecado horrendo - e substitui o Deus verdadeiro por um deus feito à sua imagem. Este deus sempre se conformará com a imagem daquele que o concebe e será falso ou puro, cruel ou benigno, conforme a condição moral da mente da qual emerge.


Um deus gerado nas sombras de um coração decaído não poderá naturalmente ser a imagem real do Deus Verdadeiro. "Pensavas que eu era teu igual", disse o Senhor ao ímpio no Salmo 50:21. Sem dúvida esta é uma afronta ao Deus altíssimo perante o qual os querubins e serafins exclamam: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos!"


Acautelemo-nos para não aceitarmos no nosso orgulho a idéia de que a idolatria consiste apenas no ajoelhar-se perante objetos visíveis de adoração; e que os povos civilizados estão portanto livres disso. A essência da idolatria está nas idéias indignas que temos a respeito de Deus. Começa na mente e poderá ocorrer mesmo quando não seja praticado nenhum ato manifesto de adoração a uma imagem. "Tendo conhecimento de Deus" diz o apóstolo Paulo, "não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes se tornarem nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato." (Romanos 1:21). Seguiu-se então nos versos seguintes a adoração de ídolos feitos à semelhança de homens, aves, animais e répteis. 


Mas toda essa série de atos degradantes teve início na mente. Os conceitos errados a respeito de Deus não são apenas as fontes das quais jorram as águas poluídas da idolatria - são, em si mesmo, idólatras. O idólatra simplesmente imagina coisas a respeito de Deus e age como se estas coisas fossem verdadeiras. As noções erradas sobre Deus logo corrompem a religião na qual se introduzem. 


Isto fica claramente demonstrado na longa carreira de Israel, e a história da Igreja o confirma. Um conceito elevado de Deus é tão necessário para a Igreja que, quando de alguma forma este conceito declina, a Igreja, sua adoração e os seus padrões morais declinam com ele. O primeiro passo da Igreja em direção à decadência é quando ela compromete sua elevada opinião de Deus.


Antes de a Igreja Cristã entrar em decadência, esteja onde estiver, surge sempre uma corrupção de sua teologia simples é básica. Isto acontece porque ela obtém uma resposta errada à pergunta: "Como é Deus?" e prossegue a partir desse ponto.


Embora continue a professar um credo firme e seguro, o seu credo prático e operante torna-se falso. Seus adeptos passam a crer em um Deus diferente do que Ele realmente é; sendo isto uma heresia da espécie mais insidiosa e mortal.


A mais pesada responsabilidade da Igreja em nossos dias está em purificar e elevar o seu conceito de Deus, para que, mais uma vez, este se torne digno dEle - e da Igreja. Em todos os seus esforços, em todas as suas orações, isto deve ter a primazia. 


Prestaremos o mais alto benefício à próxima geração de cristãos se legarmos a ela, sem qualquer nuança, ou depreciação, o nobre conceito de Deus [das Escrituras ] recebido de nossos pais hebreus [profetas] e cristãos [apóstolos] das gerações passadas. Isto terá para eles maior valor do que qualquer coisa que a arte ou a ciência possam inventar.


Ó Deus eterno ajudador, 

Senhor do que há de vir.

No temporal és protetor

E abrigo a nos servir.

Os votos e orações aqui

Perante o trono estão

Deus dos antigos sê o Deus

De todos que virão.

- Phillip Doddrige


Adaptado de: A. W. Tozer, Mais Perto de Deus, pág 9-11.



Texto suplementar 


Antes de terminar, reafirme seu propósito de buscar a Deus na primeira hora de cada dia. E cuide para não se esquecer:


“Os que põem toda a armadura de Deus e devotam algum tempo cada dia à meditação, oração e estudo das Escrituras estarão em ligação com o Céu e terão uma influência salvadora, transformadora sobre os que os cercam. Pensamentos elevados, nobres aspirações, claras percepções da verdade e dever para com Deus, serão seus. Ansiarão por pureza, luz, amor, por todas as graças do novo nascimento.” – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, págs. 112 e 113.


 Pr Sampaio 

Betim 24/04/2023


Cite a fonte = http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Um comentário:

  1. Quero agradecer por teu cuidado de mim mandar todos os dias, estas jornada está mim ajudando muito

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.