Header Ads

DIA 34: JORNADA ESPIRITUAL DE 40 DIAS - A PLENITUDE DE DEUS


Seguindo o princípio de que somos chamados a conhecer o Deus das Escrituras e Pai de Jesus Cristo, podemos meditar sobre alguns atributos de sua pessoa divina. Hoje daremos início a última fase de nossa jornada. Nos sete últimos dias à frente, faremos uma imersão na pessoa de Deus. Para iniciar, trataremos sobre a suficiência de Deus. O texto abaixo é uma adaptação livre de um capítulo da obra “Deus é Tremendo”, de Tony Evans.


A Suficiência de Deus


A simples idéia de Deus é maior que os mais loucos sonhos do homem. Isso está muito bem apresentado em Jó 26:14. Quando ele olhou para a criação, ficou tão impressionado que disse: 


"E isto são apenas as orlas dos seus caminhos; quão pouco é o que temos ouvido dele!


Ele estava dizendo: "Os homens sabem muito pouco a respeito de Deus. Até mesmo quando as pessoas tentam enxergar o limite do sistema solar, na verdade, vêem apenas as orlas de Deus". Que ótima metáfora para o nosso estudo nesta última mais importante seção dessa jornada: os atributos de Deus!


Comecemos com o atributo conhecido como a “plenitude de Deus”. Isso significa que Ele é total e absolutamente completo em si mesmo. Nada pode ser acrescentado ou tirado dele. Essa idéia desafia a nossa compreensão porque nada conhecemos parecido no Universo. 


Mas isso explica por que a Bíblia diz que nada se compara a Deus. As pessoas independentes ficam frustradas porque não podem colocar limites em Deus. Não podem atribuir-lhe um modelo preconcebido. Os testes de laboratório não funcionam quando se trata dele. As fórmulas matemáticas não servem quando se trata de Deus, porque sua suficiência significa que Ele já tem tudo o que precisa para ser o que é.


Isso não quer dizer que nós, cristãos, já entendemos Deus. Tentar compreender a idéia de Deus nos frustra porque apenas revela que sabemos muito pouco. Às vezes penso que seria melhor não estudá-lo para não ter de ver como sou ignorante. O estudo de Deus pode ser assustador porque nos revela como Ele é grande e, conseqüentemente, como somos pequenos.


Podemos explicar quem somos por causa das influências em nossa vida. Posso explicar a situação em que me encontro hoje, citando a influência dos meus pais. Posso citar as escolas que freqüentei, que me educaram, expandiram o meu vocabulário e me deram a compreensão de diferentes ciências. Posso explicar tudo relacionado a mim por causa de outros seres que me influenciaram.


Mas Deus não tem explicação. Nenhuma influência jamais fez de Deus o que Ele é. Tudo o que Deus é, sempre foi. Tudo o que Deus é e sempre foi, assim sempre será. Você nada pode acrescentar para realçá-lo, nem tirar para diminuí-lo. Tudo o que Deus é, é porque esse é o seu ser.


A compreensão disso pode intensificar a nossa adoração a Deus, porque, embora Deus tenha um relacionamento voluntário com tudo, Ele não tem um “relacionamento necessário” com nada. 


Em outras palavras, Deus se relaciona com sua criação porque Ele ama suas criaturas e porque Ele assim o quer, e não porque necessita disso. Ele não possui nenhuma necessidade interna. 


Por exemplo, se você vai à igreja para adorar, isso é bom e Deus se alegra ao vê-lo ali. Mas Ele não será prejudicado se você ficar em casa. Ele não se desesperará. Por ser seu pastor, eu posso ser afetado com isso. Mas Deus não deixará de ser Deus, porque a sua adoração não é algo que Ele precise.


Diversos motivos podem ajudar a explicar isso. Primeiro, a adoração a Deus em seu próprio ser. Deus se adora. Na sua misteriosa unidade, desde os tempos eternos Pai, Filho e Espírito Santo se adoram mutuamente e isso lhes bastava como Deus. Deus não é como as pessoas que precisam de elogios. 


Uma vez minha esposa disse: “- Você nada falou a respeito de meu vestido novo.” Eu não tinha percebido que ela estava de vestido novo. Isso gerou uma decepção em minha esposa.


Porém Deus não precisa ser notado. Ele não precisa de reconhecimento para ser Deus. Você nada acrescenta a Deus, porque se você não adorar a Deus outros adorarão. Em Isaías 6:2-3, a Bíblia nos diz com absoluta clareza que Deus tem seres no Céu que o adoram vinte e quatro horas por dia. É tudo o que os serafins fazem e, saiba, é o que eles mais gostam de fazer. Eles não dormem, não cochilam, tudo o que fazem é louvar o nome do Senhor.


Deus também não possui nenhuma necessidade externa. Portanto, Deus não precisa de mim nem de você. Nós é que precisamos dele. Deus é auto-suficiente, completo em si mesmo. Ele não precisa de nada em sua ordem criada para fazê-lo sentir-se melhor como Deus. Em Jó 22:2-3, está escrito que Deus não tira qualquer proveito do homem:


“Pode o homem ser de algum proveito a Deus? Antes a si mesmo é que o prudenté será proveitoso. Tem o Todo-Poderoso prazer em que tu sejas justo, ou lucro em que tu faças perfeitos os teus caminhos?”  


Mais à frente Jó ressalta isso novamente, lembrando-nos que o homem, com toda a sua bondade, não oferece qualquer benefício a Deus (J6 35:7-8). E o próprio Jesus disse que nossas melhores qualidades, quando comparadas a Deus, transformam-nos em "servos inúteis" (Lc 17:10). Isso se aplica a nações inteiras também:


"As nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças" (Is 40:15). 


Porém dentro desse tópico nada há mais importante que eu possa dizer do que isto: a plenitude de Deus significa que podemos encontrar a nossa plenitude ou perfeição apenas nele. 


Essa verdade aparece em toda a Biblia; mas quero citar uma das passagens mais belas e poéticas para apresentar esse argumento final, tão importante, o Salmo 23.


Davi escreveu o salmo 23 enquanto refletia a respeito de sua antiga ocupação de pastor. Ele conhecia Deus. Os salmos mostram sua intimidade com Deus e seu conhecimento de Deus. Ao refletir, Davi percebeu que, como pastor, ele representava para as suas ovelhas o que Deus representava para ele. Deus era o seu pastor.


Por isso Davi escreveu: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" (v. 1). Ele diz que se você realmente quer compreender quem Deus é, se começar a viver à luz do que Deus é em vez do que você pensa que Ele é, se simplesmente deixar Deus ser Deus, não sentirá falta de nada. Na verdade esse é o sentido original do texto. Literalmente, o Salmo diz assim: “O Senhor é meu Pastor, não faltará.”


Muitos fracassam em suas vidas porque querem transformar Deus em um homem. Mas Davi está dizendo: que Deus seja Deus. Quando as ovelhas tentam transformar os pastores em ovelhas, elas ficam confusas. Mas assim que deixam o pastor ser pastor, elas têm alguém para conduzi-las até aonde devem seguir. 


As ovelhas não podem assumir o lugar dos pastores, e os pastores não querem se tornar ovelhas. Pare de tentar fazer Deus ficar parecido com você e simplesmente deixe-o ser o que Ele é. Quando fizer isso, Ele deixará que você seja o que deve ser. Nos outros cinco versículos Davi explica que, se o Senhor é o seu pastor, Ele suprirá toda e qualquer necessidade que você possa ter.


1. Em primeiro lugar Ele suprirá suas Necessidades espirituais: "Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas, refrigera a minha alma" (v. 2-3). 


Davi diz que, se o Senhor é o seu pastor, atenderá às suas necessidades espirituais. Ele não está se referindo à água de beber ou ao capim verde para comer. Tudo no salmo são metáforas. O texto quer dizer que Deus pode transformar as situações da vida para melhor. Ele pode transformar um mês atribulado em um belo ano. E pode transformar tragédia em triunfo.


A Bíblia fila de dois caminhos. O caminho largo, que leva à destruição e o estreito, que leva a vida. As diferenças fundamentais se destacam entre estas duas estradas. A estrada larga é cheia de gente. Uma porção de festas são realizadas nela. O tráfego é intenso e há muito divertimento. Mas nenhum posto de gasolina pode ser encontrado na estrada larga. Quando acaba o combustível, você está liquidado. Você tem de parar no acostamento.


A estrada estreita parece menos bonita e menos povoada. Não há tanta ostentação; mas Jesus Cristo caminha por ela. Sim, talvez você tenha de parar no acostamento; mas Ele encherá o seu tanque de combustível para que possa prosseguir. Você não tem de desistir, não tem de parar. Ele restaura a sua alma. Ele atende às suas necessidades espirituais.


2. Em segundo lugar como seu Provedor espiritual Deus provê para suas necessidade de orientação. Davi continua: "Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome" (v. 3b). 


Quando Davi conduzia as suas ovelhas, de vez em quando uma teimosa se desgarrava para o caminho errado. Davi deixava o rebanho e ia procurar essa ovelha; pegava-a, colocava-a sobre os seus ombros e levava-a, pelo caminho certo, de volta ao aprisco.


O que Davi fazia pelas ovelhas Deus faz por seu rebanho; isto é, Ele pode pegar uma ovelha perdida e trazê-la de volta. Ele pode tornar boas as más escolhas. Ele pode encontrá-lo vagando pela estrada errada da vida, e se você tornar a se relacionar com Ele, será guiado de volta a estrada certa.


E se o Senhor é o seu pastor, ao atender suas necessidades espirituais, atenderá também sua necessidade de orientação. Ele o guiará em sua vida. 


Eu não sabia que iria para Dallas. Planejava ir para uma outra cidade: mas por um conjunto de circunstâncias pelas quais Deus me orientou, acabei em Dallas. Não sabia que aconteceriam certas coisas em minha vida; mas foi assim que Deus me orientou.


Talvez você não soubesse que estaria onde está hoje; mas Deus, nosso Pastor, conhece o caminho certo para suas ovelhas. Se você simplesmente deixar que Deus seja Deus, Ele renovará a sua alma. Se você permitir que Ele seja o Deus auto-suficiente e independente e, em vez de ficar tentando dar-lhe sugestões, simplesmente fizer o que Ele diz, Ele o conduzirá pelo caminho certo.


Se o Senhor for o seu pastor, Ele atenderá à sua necessidade de orientação. Por quê? "Por amor do seu nome". Então, quando você chegar onde deveria estar, dê-lhe o crédito, porque apenas Ele conhecia a estrada que você devia tomar.


3. Em terceiro  lugar, veja que na sequência Davi diz que, se o Senhor for o seu pastor, Ele atenderá suas necessidades emocionais: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" (v. 4).


Quando as ovelhas se perdem, acabam entre duas montanhas ou duas rochas e, conforme a hora do dia, o sol não penetra naquele lugar. Pouco inteligentes, elas vêem a sombra e pensam que a noite caiu. Naturalmente as ovelhas temem a noite. Davi diz que quando as sombras da vida caem sobre nós e achamos que tudo vai mal, que não há mais esperanças e que tudo está perdido, Deus permanece ao nosso lado com sua vara e seu cajado.


A vara era uma clava que o pastor usava para matar hienas e raposas que tentassem atacar as ovelhas. O cajado era uma bengala com um gancho na extremidade que o pastor utilizava para penetrar nas florestas e resgatar a ovelha que se enroscava no emaranhado de galhos ou mesmo caída nalgum buraco.


Davi foi apanhado pelos galhos da vida por sua imoralidade. Ele cometeu adultério com Bate-Seba e matou o marido dela. Ele estava totalmente preso no emaranhado. Ele estava num abismo profundo. A sombra da morte pairava sobre ele.  Mas um dia o cajado de Deus o resgatou e ele recebeu a sua graça.


Há muita coisa para se temer hoje, especialmente em cidades grande como Dallas. Todos têm uma arma. As gangues parecem estar fora de controle. As pessoas ficaram loucas. Mas quando vivemos no caminho de Deus podemos estar na parte pior da cidade e ter mais segurança do que um pessoa que está longe de Deus, vivendo em uma casa de condomínio com grades nas janelas.


4.  Em quarto lugar, quando o Senhor é o nosso pastor, Ele resolve nossas necessidades emocionais. Como o salmista diz: "Ele dá aos seus amados o sono (Sl 127:2). Ele permite que você durma, sejam quais forem as circunstâncias que o cercam. Deus atenderá às suas necessidades emocionais para que você possa dizer: “não temerei mal algum.”


5. Em quinto lugar saiba que Deus também atenderá às suas necessidades físicas, conforme está escrito no versículo 5. "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. Unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda". 


Dentro do cinto dos pastores havia um pedacinho de tecido e um bolso. No bolso havia forragem e grãos; por isso onde quer que Davi encontrasse uma ovelha perdida podia estender um pedaço de pano no chão e colocar o alimento sobre esse tecido. Era a "mesa" para a ovelha. As raposas e as hienas andavam ao redor; mas não podiam devorar a ovelha, nem comer o que ela comia por causa da presença do pastor.


Ele também carregava no cinto um recipiente para enchê-lo de água e deixá-lo transbordar quando se aproximasse da ovelha. O recipiente transbordava para que a ovelha soubesse que havia mais água, o suficiente para satisfazer a sua sede.


Deus está dizendo que Davi era para as suas ovelhas o que Ele é para os seus filhos. Ele é tão suficiente que o transbordamento de seu cálice não depende de como anda a economia. Não depende da recessão ou da inflação. Não depende de quem está dispensando ou contratando empregados.


Quando você realiza a vontade de Deus e permanece em seu caminho, Ele lhe dá o pão de cada dia. Ele atende às suas necessidades.


Na verdade, Deus não pára de atender as necessidades de seus filhos até que chegue a hora deles morrerem. Quando Israel acampou no deserto recebeu o alimento celestial. O maná caía do céu e cobria o chão. Deus supriu a necessidade de seu povo de maneira sobrenatural porque Ele era o seu pastor.


6.  Em sexto lugar Deus atende às nossas necessidades eternas. Quando o Senhor é o nosso pastor, Ele é suficiente para atender nossas necessidades espirituais, emocionais e físicas. Mas o melhor de tudo é que Ele é suficiente para atender às nossas necessidades eternas: "Certamente que a bondade e o amor me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre" (v. 6). 


Deus é bom não apenas durante a nossa vida, mas por toda a eternidade. Se você conhece a Jesus Cristo, Ele é suficiente! Se você se sente desanimado, precisa dele para animá-lo. Se não sabe que decisão tomar, precisa dele para lhe indicar o caminho. Se está com medo do que está acontecendo no mundo, Ele lhe dará um sono tranquilo.


Se você não sabe como fazer para resolver seus problemas, Ele é tudo o que você precisa para acertar as contas. Se você não tem certeza de onde vai passar a eternidade, Ele é tudo o que você precisa para endireitar o seu destino eterno.


Agora, vou fazer uma pergunta: Existe alguma coisa em sua vida que não se encaixe em uma dessas categorias? Você tem necessidades espirituais, de orientação, emocionais, físicas e eternas. Deus é suficiente para elas todas.


Tudo o que você precisa pode ser resolvido com a plenitude de Deus se você viver sob a sua autoridade, de acordo com a sua vontade e em compromisso com a sua Palavra. Se você o conhece e lhe obedece, de boa vontade, voluntariamente, Deus mostrará a sua suficiência.


Você pode perguntar: então por que Deus permite que eu passe por provações? Para que veja como você é insuficiente e como Ele é totalmente suficiente. 


Algumas pessoas são muito independentes. Não precisam do homem nem de Deus. Podem fazer tudo sozinhas. São suficientes em si mesmas. Podem pagar a conta!


Se essa é a maneira com que você encara a vida, posso garantir que Deus fará com que se torne humilde. Se você tentar viver independentemente de Deus, talvez não aconteça hoje nem amanhã, mas um dia Deus fará com que se ajoelhe. Vai colocá-lo em uma situação na qual apenas Ele poderá levantá-lo.


Algumas enfermidades os médicos não podem curar. Alguns empregos você não será capaz de encontrar. Algumas contas você não conseguirá pagar. Algumas pessoas você não conseguirá conquistar. Alguns temores você não vencerá. E quando Deus o colocar deitado em sua cama espiritual, sua cama de orientação, sua cama emocional, física ou eterna, você olhará para o alto e dirá: "Senhor, tem misericórdia!" E Deus perguntará: "Você crê que eu seja suficiente?"


Se o Senhor é o seu pastor, Ele será suficiente para atender todas as suas necessidades. Mas nada disso importa se você não experimentá-lo pessoalmente. Nada do que estou escrevendo significará alguma coisa se você não se submeter ao Deus independente e suficiente. Em vez de dizer: “Senhor, isto é o que eu quero de ti”, diga: “Senhor, o que queres de mim? Eu te dou a minha vida.”


Portanto, a única pergunta que resta fazer é: O Senhor é o seu pastor? Apenas se você permitir que Ele seja o seu pastor aprenderá que Ele é suficiente para atender todas as suas necessidades.


Como reagir à proposta da suficiência de Deus?


O Senhor é o seu pastor? Se não é, você pode fazer dele o seu pastor submetendo-se à sua liderança, dizendo: "Querido Deus, que seja feita não a minha, mas a tua vontade. Submeto-me a ti". Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a realizar esse compromisso.

  1.   Há quanto tempo você não pensa no fato de que Deus o criou por sua boa vontade? Ele desejou criar você. Você é incrivelmente valioso para Ele. Agradeça ao Senhor por amá-lo tanto e peça para que o ajude a enxergar os outros sob essa luz.
  1.   Faça uma lista das três maiores provações ou desafios que você está enfrentando atualmente. Ao lado de cada provação, escreva pelo menos uma maneira pela qual Deus poderia ser suficiente para atender a essa necessidade. Peça para resolver cada necessidade da maneira que Ele achar melhor.
  1.   Talvez você seja do tipo independente. Tente descobrir alguma área de sua vida na qual tenha excluído Deus, mesmo inconscientemente, porque se sente perfeitamente capaz de resolver esse problema. Ore pensando nisso, sondando o seu coração e prepare-se para o que Deus lhe revelará.

  1.   Aceite o conselho do salmista-pastor e encontre um tapete de grama verde e águas tranquilas. Em outras palavras, encontre um retiro para ficar a sós e comungar com Deus - pode ser um dia fora de sua rotina, uma caminhada matinal ou apenas alguns minutos a sós em seu escritório ou quarto de dormir, onde você possa fechar as cortinas e a porta para ter alguns minutos de solidão ininterrupta.

E não se esqueça:


“Os que põem toda a armadura de Deus e devotam algum tempo cada dia à meditação, oração e estudo das Escrituras estarão em ligação com o Céu e terão uma influência salvadora, transformadora sobre os que os cercam. Pensamentos elevados, nobres aspirações, claras percepções da verdade e dever para com Deus, serão seus. Ansiarão por pureza, luz, amor, por todas as graças do novo nascimento.” – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, págs. 112 e 113.


Para terminar reflita sobre a agenda de Deus para você hoje. O que você pensa que Deus espera que você faça após essa leitura?


 Bom dia! 

……

Fonte: Adaptado livremente do terceiro capítulo de Tony Evans, Deus é Tremendo, pág 55-69.


Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.