Header Ads

DIA 37: JORNADA ESPIRITUAL DE 40 DIAS - ONIPOTÊNCIA DE DEUS



Seguindo o programa da imersão na pessoa de Deus, hoje meditaremos sobre a onipresença divina.


O Deus Onipresente 


Não existe lugar na criação onde Deus não esteja em toda a sua plenitude divina. Vai levar algum tempo para nos acostumarmos com essa idéia, mas temos o dia todo para meditar nisso.


Este é o segundo atributo "omni" de Deus que estudaremos. A palavra onipresença em si é muito fácil de entender: “omni”significa "tudo", conforme aprendemos no ontem. 


“Presença” é uma palavra comum, relacionada à localidade. A onipresença de Deus significa que toda a sua essência está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.


Os atributos "omni" de Deus são interligados. Por exemplo, Deus pode fazer tudo o que deseja fazer (Ele é Onipotente), em qualquer lugar que desejar, porque está em todo lugar (Ele é Onipresente). Deus sabe tudo o que há para saber (Ele é Onisciente) porque todo o conhecimento se origina de algum lugar, e Deus está presente em todos esses lugares.


Mais do que isso, Deus pode fazer o que quiser com esse conhecimento porque sua onipotência lhe dá o poder de agir sobre o que sabe. E por ser Onipotente, Ele está sempre onde precisa estar e fazer o que precisa ser feito. O caráter completo de Deus lhe permite atuar em todas as esferas da existência.


Muitas pessoas não se sentem à vontade com um Deus onipresente. Por isso, gostam de ter ídolos, pois podem vê-los, tocá-los, e, o que é mais importante, controlá-los. 


Até mesmo algumas pessoas que frequentam a igreja não querem adorar o Deus da Biblia. Elas vêm à sua casa de adoração, mas depois voltam para os seus ídolos. Pode ser o dinheiro, carros, prestigio, poder, roupas, notoriedade, qualquer coisa que possam controlar.


Algumas levaram isso a extremos e criaram sistemas teológicos diversos, na tentativa de confinar, limitar ou controlar Deus. 


Você provavelmente ouviu falar do panteísmo, que ensina que Deus é uma força impessoal. Esta idéia ficou popularizada na trilogia do filme Guerra nas Estrelas, onde Deus é uma "força" impessoal identificada com a Natureza.


Tome cuidado quando alguém ou alguma coisa valoriza a Natureza em relação a Deus, porque assim geralmente o desvaloriza. As pessoas que identificam Deus com a Natureza querem remover um governante soberano da Natureza e limitá-lo a ela.


No panteísmo, portanto, tudo faz parte de Deus. As árvores são parte de Deus, as montanhas são parte de Deus, os lagos, os rios e os oceanos são parte de Deus. 


Naturalmente, se nós somos uma parte de Deus também; portanto ninguém pode pecar ou ficar separado dele, nem precisa de salvação. Deus se torna simplesmente a soma total inofensiva e amoral de todos os elementos naturais. Isso é heresia!


O outro extremo é o deísmo. O deísmo diz que vimos o poder de Deus, mas não conhecemos muito a sua presença. Deus colocou o Universo em andamento de acordo com determinadas leis; depois voltou sua atenção para outro lugar. 


O deísmo afirma que Deus não está envolvido nos negócios diários deste mundo. Ele existe longe daqui, é um proprietário ausente que tem pouco envolvimento real com a sua criação. 


Novamente, nesse caso não temos idéia de sermos moralmente responsáveis diante de Deus pelo nosso pecado. O deísmo também é uma heresia.


Você por acaso foi vítima de uma dessas visões distorcidas acerca de Deus?


A onipresença de Deus diz que Ele faz parte da História, mas, ainda assim, é totalmente independente dela. Ele é transcendente (distante) e imanente (próximo) ao mesmo tempo. 


Hoje analisaremos algumas verdades importantes a respeito da onipresença de Deus. A primeira delas é que Deus não possui limitações. 


Em 1 Reis 8, Salomão dedica o magnífico templo que edificou como lugar de habitação para a glória de Deus, para que Israel soubesse que era à casa de Deus. 


Mas Salomão não queria que o povo ficasse confuso e pensasse que a presença de Deus estava limitada à sua edificação. Por isso, orou (vv. 26-27):


“Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra, que disseste a teu servo Davi, meu pai. Mas, na verdade, habitaria Deus na terra?”


Mas apesar de não estar contido em um lugares exclusivos, como igrejas ou templos, paradoxalmente Deus está em todos os esconderijos, esquinas e becos da vida. 


Algumas pessoas dizem: "Acho que minhas orações não passam do teto”. Elas não precisam nem mesmo ir até lá. Deus está no quarto com elas. 


Como dito antes, estamos lidando com um Ser diferente de qualquer coisa que conhecemos porque Ele vive no infinito. 


Estamos limitados ao espaço. Podemos estar apenas em um lugar de cada vez. Deus não tem qualquer uma dessas limitações.


É importante entender que Satanás não é onipresente. Ele é um ser criado que pode estar apenas em um lugar de cada vez.  Por isso João pôde afirmar: "Maior é o que está em vós do que o que está no mundo" (1Jo 4:4). "O que está em nós" está em todos os lugares de maneira igual o tempo todo. 


É o Deus que temos. Temos um Deus que está livre de limitações do espaço. Os nossos avós não entendiam toda a terminologia técnica da onipresença de Deus, mas diziam o seguinte:


Ele é tão alto, 

que você não pode ultrapassá-lo.

Ele é tão baixo, 

que você não pode ficar debaixo dele.

Ele é tão largo, 

que você não pode contorná-lo.


A coisa boa a respeito de Deus é que Ele é tão grande que você não pode ultrapassá-lo; mas Ele é tão íntimo que você não pode afastar-se dele.


Iso significa que Ele está perto de você hoje. Eu não sei o que você está enfrentando, mas Ele está bem do seu lado - e sendo onisciente, Ele sabe o que está acontecendo. Ele não é um Deus que "nada faz".


Deus está intimamente envolvido e sempre presente em sua vida e, portanto, está consciente de tudo o que você está vivenciando agora. 


Da mesma forma que o ar nos cerca, estamos cercados por Deus. Como diz a Bíblia, em Atos 17:28: "Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos". 


Um homem da Bíblia tentou fugir de Deus. Jonas era esse homem. Ele era um profeta, cuja tarefa era levar a verdade de Deus ao povo que precisava ouvi-la. Mas quando Deus lhe disse para ir aos ninivitas, os cruéis inimigos de Israel, Jonas recusou-se. 


Meu propósito aqui não é recontar toda a história de Jonas, mas destacar alguns pontos importantes.


Por exemplo, Jonas 1:3 é um versículo clássico. Deus ordenou que Jonas fosse e ele disse não:


“Mas Jonas levantou-se a fim de fugir de diante da face do Senhor para Társis. Desceu a Jope, onde achou um navio que ia para Târsis. Pagou à sua passagem, e embarcou nele, a fim de ir com eles para Târsis, para longe da presença do Senhor.”


Observe que Jonas "pagou a sua passagem" porque estava tentando fugir de Deus. Sempre que você corre com Deus, Ele paga a sua passagem. Mas quando você tenta fugir dele, sempre é você quem paga.


Jonas pensava que tinha fugido de Deus, mas esqueceu-se de uma coisa. Não podemos fugir de Deus sem passar através dele, nem podemos contorna-lo sem nos deparar com Ele. 


Jonas entrou no navio, mas Deus assumiu o controle ordenando ao mar que jogasse Jonas para fora. Uma tempestade violenta levantou-se no mar. As ondas se elevaram e apontaram com um dedo para Jonas.


Jonas foi duas mil milhas para Társis quando deveria ter ido apenas quinhentas até Ninive. Quando você foge de Deus, a viagem sempre é mais longa e mais dura do que se seria se estivesse guiado por ele. 


Sempre que você foge de Deus, acaba-se grandemente transtornado. Mas quando você corre para Deus e sabe que Ele está intimamente envolvido com você, pode ir para aonde quiser sem ter problemas.


Mas isso foi apenas o começo. Depois que os marinheiros jogaram Jonas fora do barco, Deus lhe enviou um "mensageiro", um peixe para tirá-lo de água. Deus trouxe Jonas de volta e finalmente o levou a Ninive. 


O povo se arrependeu, mas Jonas não ficou satisfeito com isso e novamente partiu indo para o leste da cidade para resmungar contra Deus por ter poupado os inimigos de Israel (Jn 4:5).


Jonas não fugiu de Deus da mesma forma como no capítulo 1, mas Deus ainda assim precisou ir atrás dele. Que método Deus utilizou desta vez?


Nenhum peixe ou "mensageiro" desta vez, mas uma planta, um verme e um "vento calmoso oriental" (4:8). 


Veja: Na história de Jonas tudo está sob o comando de Deus e ele pode dizer às ondas ou ao vento o que fazer com você quando for para um lugar onde pensa que estará longe da sua presença.


Interessado demais por nós para nos ignorar, Deus sabe para onde deseja nos levar e como fará isso. Deus quer que compreendamos que Ele está intimamente ligado a nós. 


Ter um Deus que está em todo lugar e associado a tudo significa que nada existe que não possamos lhe apresentar. Ele está plenamente consciente de tudo porque está intimamente ligado a tudo. 


Ele pode identficar os ferimentos, as lutas e a dor. Ele pode se identificar com nossas dificuldades porque está intimamente associado a cada um de nós. 


A presença especial, a intimidade e a amizade de Deus, também está à nossa disposição em nossas necessidades. Por exemplo, você já teve contas que não podia pagar, problemas financeiros que não podia resolver? Lembre-se do Deus onipotente!


Mas a onipotência divina não está sujeita ao capricho e vaidade dos homens. 


Em Hebreus 13:5 há uma gloriosa promessa para você: “Eu não te deixarei nem te abandonarei”. Porém há uma importante condição atrelada a ela. A primeira metade do versículo diz: "Seja a vossa vida sem avareza, contentando-vos com o que tendes"


Esse geralmente é o problema, não é? Não nos contentamos e por isso não experimentamos a presença especial de Deus. Estaríamos mais prósperos financeiramente hoje se estivéssemos mais satisfeitos ontem. 


Mas como não estávamos contentes ontem, fizemos dívidas que não podemos pagar 132 %  hoje. Não temos o suficiente para gastar, mas não é porque Deus não supre. É porque na maioria das vezes não estamos satisfeitos com o que Ele nos deu.


Como podemos ficar satisfeitos mesmo quando as contas continuam a chegar? Que bom que você perguntou, porque aqui está a promessa, na última metade do versículo 5: "Pois ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei". 


Esse texto é tão bom que vamos continuar com o versículo 6: "Assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu auxilio; não temerei. O que me poderá fazer o homem?"


A conclusão é a seguinte: Você pode se contentar com o que tem porque tem a presença eterna de Deus. 


Portanto, você não precisa ter medo da recessão ou da inflação. Você tem apenas de se contentar com o apartamento que Deus providenciou para você até que Ele lhe dê a capacidade de comprar uma casa.


Você pode dizer: mas eu não sei de onde virá o dinheiro para pagar as minhas contas. Você também não vê Deus, vê? Mas sabe que Ele está ali. Você não precisa vê-lo para saber que Ele está agindo. 


O Senhor é um empresário por excelência. Ele pode prover os recursos por meios que você nem imaginaria. Ele pode inverter qualquer circunstância, mas primeiro Ele tem de libertá-lo do amor ao dinheiro. Caso contrário, não fará bem algum libertá-lo da escravidão financeira porque você logo correrá de volta.


Algumas pessoas amam tanto o dinheiro que não têm tempo nem mesmo para ir à igreja. Amam tanto o dinheiro que nada oferecem para o Senhor porque estão pagando as contas que adquiriram para satisfazer a si próprias. 


Não trabalham para viver; vivem para trabalhar, mas nunca estão satisfeitas. Deus pode nos dizer que fiquemos satisfeitos porque prometeu-nos a sua presença.


Aqui está outro grande versículo. Paulo diz: "E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo a sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus" (Fp 4:19). 


Mas veja que o contexto dessa promessa fala da contribuição liberal para a obra de Deus. A libertação do amor ao dinheiro e o contentamento é o que nos impede de tentar transformar as promessas de Deus de suprimento em um “evangelho de saúde e riqueza". 


Você não pode ordenar a Deus que o torne rico. Não lhe faria bem algum criar um punhado de dívidas e então trazê-las à igreja em um carinho de mão para alguém orar por elas e exigir que Deus as pague. A coisa não funciona assim.


Eu não estou dizendo que você não deve tentar melhorar e progredir. Estou dizendo que deve ficar satisfeito até chegar lá! Paulo nos dá uma valiosa visão  disso em Filipenses 4:11-15. Ele chama de “segredo”o que aprendeu, e deve ser um segredo mesmo porque poucas pessoas parecem conhecê-lo. 


De fato sem ter nada ou tendo muito, Paulo aprendeu a estar satisfeito com o que Deus provia porque ele aprendeu uma lição preciosa: "posso todas as coisas naquele que me fortalece" (v. 13).


Ele está dizendo que a presença de Deus permanece com você mesmo quando não está onde gostaria de estar. Mais do que isso, Deus pode levá-lo até aonde você deve chegar se fizer as coisas do jeito dele. "Seja a vossa vida sem avareza". 


Estabeleça suas prioridades espirituais. Penso nos pais de minha igreja que lutam para enfrentar as dificuldades sozinhos. Procuro lembrá-los do que Deus disse uma vez a uma jovem serva chamada Hagar.


Hagar estava grávida do filho de Abraão, mas Sara a expulsou de casa (Gn 16:6). Hagar saiu sozinha para o deserto sem ninguém para cuidar dela. Estava desesperada, imaginando: O que vou fazer?


Mas o anjo do Senhor veio a Hagar e disse: "Enxugue essas lágrimas. Tudo vai ficar bem. Volte à casa de Sara. Eu cuidarei de você".


Então Hagar chamou o Deus que falava com ela de El Roi, "o Deus que vê" (v. 13). Mesmo na solidão e desespero de Hagar, ela não estava sozinha. O Deus onipresente a viu e registrou a sua necessidade. 


Isso foi importante para Hagar porque mais tarde Sara a mandou embora de vez (veja Gn 44:19) e ela se tornou mãe solteira, sozinha com o seu filho no deserto escaldante.  Mas outra vez a presença de Deus abençoou a ela e seu filho que se tornou o grande patriarca do povo árabe.

 

Faz muita diferença a convicção da presença de Deus conosco em toda situação. 


Em um contexto de guerra, ameaçado por um exército inimigo, o profeta pediu que Deus abrisse os olhos do rei de Judá para que ele visse que maior era quem estava com eles do que aquele que vinha contra eles. 


Após a oração o rei olhou e viu um exercício celestial sobre a floresta. Aquele dia foi um dia de angústia mas tudo se apaziguou após  a visão divina.


Talvez hoje você não precise de uma nova vizinhança. Talvez precise ver os anjos de Deus rodeando sua atual vizinhança. A mesma coisa poderia ser dita a respeito do seu trabalho, sua condição financeira e de uma série de outras coisas. 


O desafio que todos enfrentamos é ver a presença de Deus nos rodeando, e não apenas escapar da provação. Por isso, Pedro insiste conosco para que sejamos sensíveis em relação a Deus, para que, ao sofrermos, possamos entender que o nosso sofrimento tem um propósito (1 Ре 2:19).


Vou repetir: Deus estará com você se você estiver com Deus. Ele está com você de qualquer maneira em essência, mas estou falando a respeito da sua presença especial. 


Aqueles que foram ou são casados sabem o que significa ter um(a) companheiro(a) que está mas não está lá. 


Às vezes, minha esposa olha para mim e sabe que eu não estou ouvindo, embora possa repetir tudo o que ela disse. Minha mente está a milhares de quilômetros de distância. 


E possível para os seres humanos estarem e, ao mesmo tempo, não estarem ali. Deus está presente em todo lugar, mas apenas os seus filhos que são fiéis e o seguem experimentam o "ali" especial de sua presença confortadora, fortalecedora, tranquilizadora.


Então qual é a conclusão? Filipenses 4:6-7 responde:


“Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.”


Quando você pensou que ia falir e perder a sua casa, sabe por que continuou morando lá? Deus o sustentou. Quando você pensou que perder o seu emprego seria o “fim do mundo”, Deus o sustentou. 


Na verdade, você continua comendo hoje porque Deus o tem sustentado. E Ele continuará sustentando-o até que um dia o leve para sua Casa.


E até lá não se esqueça jamais de buscar a Deus em primeiro lugar, a cada dia. Lembre-se:


“Os que põem toda a armadura de Deus e devotam algum tempo cada dia à meditação, oração e estudo das Escrituras estarão em ligação com o Céu e terão uma influência salvadora, transformadora sobre os que os cercam. Pensamentos elevados, nobres aspirações, claras percepções da verdade e dever para com Deus, serão seus. Ansiarão por pureza, luz, amor, por todas as graças do novo nascimento.” – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, págs. 112 e 113.


Para terminar reflita sobre a agenda de Deus para você hoje. O que Deus espera que você faça após essa leitura?


 pr Sampaio 


Fonte: o tema foi ligeiramente reescrito e adaptado do livro “Deus é Tremendo”, de Tony Evans. Editora Vida, 2000, pág. 141-156.




Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.