Header Ads

2012, O Filme: Uma Reflexão Sobre o Fim do Mundo

Teriam os antigos maias descoberto a verdade sobre o fim do mundo?


Poster do Filme
 Por
Claudio Soares Sampaio

Já vão longe os dias em que as famosas matinês de domingo no cinema eram para exibição de Os Trapalhões, a famosa troupe composta pelo quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias na era de ouro da Embrafilme, uma das pioneiras do cinema brasileiro. Às vezes, também rodava um western macarroni, vindo da Itália e estrelado por saudosos astros  como Terence Hill (que eu não sabia naquele tempo, mas era apenas um pseudônimo de Mario José Girotti) & Bud Spencer (que eu também não sabia, mas se chamava de fato Carlo Vicente Pedersoli). O filme Trinity e Seus Companheiros ainda está preso à memória daqueles idos, quando as películas exibidas envolvendo comédias simples e grandes aventuras enchiam os cinemas. No tempo em que eu ainda ia ao cinema, os chamados efeitos especiais e as computações gráficas ainda não estavam em moda e tudo era mais natural e  realista.

Mas os anos se passaram e a moda agora é outra, como se tem demonstrado nos últimos tempos. Foi-se a busca da diversão e hoje, a paixão pelos filmes retratando desastres, catástrofes e tragédias em situações de desespero tem sido cada vez mais acentuada. Estamos na era dos disaster movies (filmes castástrofes), prova disso é que o maior sucesso de bilheteria de 2009, o filme 2012, também pertence ao gênero.

A Grande Comoção Envolvendo o Filme

De acordo com Luciana Borges, da revista Época on-line, o gênero popular chamado "filme catástrofe" é uma combinação de três elementos principais: enredo apocalíptico, apelo melodramático e cenas de ação, de preferência com efeitos especiais que enfatizem o clima de tensão. Essa modalidade de filmes sempre tem conseguido captar a atenção do expectador, garantindo sempre uma bilheteria de sucesso. Nessa linha vale de tudo: desde de invasão de extra-terrestres, colisão de planetas, inundações, explosões nucleares, e sabe lá o que mais...

Esses são os ingredientes do mais novo filme que está badalando em todas as bilheterias. O filme 2012 tem sido definido como a terceira maior abertura do ano, perdendo apenas para A Era do Gelo 3 e o Harry Potter e o Enigma do Príncipe. 2012 é o mais recente filme dirigido por Roland Emmerich e protagonizado por John Cusack. O roteiro foi escrito pelo prório Emerich juntamente com Harald Kloser. O tema destacado pelo filme é uma suposta profecia sobre o possível fim do mundo em 2012. Depois de faturar cerca de US$ 65 milhões em apenas três dias nos EUA, aqui no Brasil já alcançou a marca de US$ 9,3 milhões reunindo mais de 950 mil expectadores. Levando em conta o fato de que não se trata de uma seqüência de uma trilogia de sucesso, pode-se dizer que o filme já é o mais bem-sucedido de 2009.

No Brasil, 2012 está sendo exibido em 550 salas. Tem-se dito que esse número deve aumentar na próxima sexta-feira, já que alguns exibidores adquiriram mais cópias para atender a demanda. Entre sábado e domingo, a reportagem do site Terra notificou que era quase impossível comprar um ingresso para o filme - chegando de uma a duas horas com antecedência - nas principais salas de cinema da cidade de São Paulo.

Uma Velha Receita

O filme é nada mais nada menos que outra versão sensacionalista sobre o fim do mundo. Com base numa profecia escrita no calendário maia, o cineasta Roland Emmerich explora o medo e a curiosidade do público, mostrando o dia em que a Terra será definitivamente destruída.

Na verdade, a idéia não é nova. Talvez King Kong, em 1933 (com remake em 1976 e 2005), seja a mais antiga proposta de “filme catástrofe”. Outros vieram depois dele, como Terremoto (1974), sempre com apelos dramáticos e grandes bilheterias. Com a proximidade do ano 2000 e o clima de apocalipticismo no ar, surgiram novas propostas, valendo-se agora do o tema relacionado ao fim do mundo. Em 1998, o cineasta Michael Bay explorou essa estranha curiosidade sobre o fim com o filme Armagedom, com base na existência de um meteoro gigante que estaria na rota de colisão com a Terra. No mesmo ano, uma versão mais emotiva foi lançada através do filme Impacto Profundo, de Mimi Leder, no qual uma astrônoma descobre um gigantesco meteoro que entraria em colisão com a Terra. Outros mais poderiam ser citados como Waterworld – O Segredo Das Àguas (1995); Twister (1996); Volcano – A Fúria (1997); O Inferno de Dante (1997); O Núcleo – Missão ao Centro da Terra (2003) e Sunshine – Alerta Solar (2007).

Talvez o cineasta Roland Emmerich seja quem mais tenha explorado essa idéia. Em 1996, ele causou comoção com os alienígenas invadindo a Terra em Independece Day . Em 1998, foi a vez de um monstro mitológico, o Godzila causar o terror e a destruição em Massa desde Tóquio, causando pânico no mundo todo. Em 2004, Emmerich explorou o tema apocalíptico e pós-apocaliptico com base nos desastres naturais com O Dia Depois de Amanhã. Foi um grande sucesso e hoje ocupa lugar entre os 50 filmes mais lucrativos da história do cinema mundial.

O Viés Religioso do Filme

O que tem de novo em 2012? Dessa vez, Emmerich explora o tema do fim do mundo através de um viés religioso. O filme retrata o fim do mundo com base nas profecias do calendário da civilização maia, do qual tira a sugestão de que no ano de 2012 ocorrerá o (in) esperado dia final. Segundo a cosmologia maia, o planeta Terra possui cinco grandes ciclos ou eras, cada um com cerca de 5.125 anos. Cada era é precedida de destruição para reconstrução.

Essa teoria vem do Popol Vuh, um dos poucos livros que ainda restaram da antiga civilização maia. Nele se propõe que a humanidade atravessa o quarto estágio da criação. Curiosamente, segundo a cultura maia, os primeiros três estágiosforam marcadas pela falha dos deuses. A quarta fase foi bem-sucedida, porém terminará no começo do décimo terceiro b’ak’tun. Seria o que o erudito da religião Mircea Eliade relaciona como o “mito de eterno retorno” no qual o universo está preso a uma cadeia de destruição e recomeço ad infinitum. De acordo com essa tradição da cultura maia, os quatro ciclos anteriores terminaram em destruição e o quinto não poderia ser diferente. A famosa profecia do juízo final refere-se ao último dia do quinto ciclo, ou seja, 21 de dezembro de 2012.

A pergunta que se faz é: o quinto e atual ciclo também terminará em destruição? Se sim, o que irá desencadeá-la? Os maias previram um raro fenômeno cósmico ha mais de 2 mil anos que tem sido a base dessa profecia. A profecia maia do evento marcado para 2012 baseia-se em uma teoria de “alinhamento astronômico”. Segundo essa proposta, em dezembro de 2012, o sol do solstício vai se alinhar com o centro de nossa galáxia. É um raro alinhamento cósmico, que ocorre uma vez a cada 26 mil anos (!!!!????), de acordo com John Major Jenkins, autor do livro “Maya Cosmogenese 2012”. Vê-se que de um modo curioso, essa teoria se entrelaça com a cosmovisão evolucionista da Criação.

O que realmente poderá ocorrer em função deste suposto alinhamento planetário? Alguns acreditam em uma inversão dos pólos da Terra. Se isso de fato ocorresse, esse fenômeno causaria deslocamentos da crosta terrestre e a destruição em massa da humanidade. O site http://www.porque2012.com/ (censurado para menores de 14 anos) concebe essa previsão como a possibilidade de uma catástrofe numa convergência de todas as outras previsões já feitas no âmbito religioso, inclusive a profecia bíblica. O seguinte parágrafo descreve as diversas possibilidades da tragédia anunciada para o ano de 2012:

“Outros falam que grandes cataclismos serão gerados devido a passagem de um astro/cometa/planeta perto da Terra. Seria o “abominável da desolação” de Jesus, a “abominação desoladora” do profeta Daniel, a “grande estrela ardente com um facho, chamada Absinto” do Apocalipse de João, a “grande estrela“, “o grande rei do terror“, “o monstro” ou “o novo corpo celeste” de Nostradamus, o “astro Intruso” ou “planeta higienizador” de Ramatis, o “planeta chupão” citado por Chico Xavier, ou o “Planeta X” procurado pelos astrônomos, ou o “12º planeta” de Zecharia Sitchin, ou o “Nibiru/ Marduk” dos Sumérios, ou ainda o “Hercólubus” da turma da Gnose”. (http://porque2012.com/  em 17/11/2009).

O que se nota é que já se faz uma abordagem mítica do tema, como se não houvesse diferenciação entre uma visão e outra, como também sugere que todas as profecias, inclusive as da Bíblia se incluem na mesma proposta do calendário maia, abordado pelo filme 2012. Porém, aqueles que desconhecem mais profundamente a Bíblia podem se perguntar se isso é bem assim. Vale a pena conferir.

O Fim do Mundo Segundo Jesus

Em primeiro lugar, deve-se entender que a profecia bíblica não se centraliza em um evento. Todo o foco da profecia bíblica se centraliza em Cristo. Cada evento profético está voltado para o dia definitivo da chegada de Jesus conforme Ele mesmo prometeu. Ele mesmo que disse em João 14:1-3:
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também".
Em razão disso, os cristãos esperam mais que um evento cósmico que causará a fim da presente ordem. Eles esperam o cumprimento da promessa de um reencontro com Jesus Cristo glorificado.

Em segundo lugar, Jesus também falou do fim do mundo, só que em termos diferentes. Em Mateus 24, em Seu famoso Sermão Apocalíptico, Ele de fato afirmou a realidade de várias catástrofes que teriam lugar na Terra, como guerras, rumores de guerras (Mateus 24:6), fomes e terremotos (24:7). Também falou sobre sinais cósmicos, como “sinais no sol, na lua e nas estrelas e sobre a Terra, angústia entre as nações” diante dos fenômenos naturais como o “bramido do mar e das ondas” (Lucas 21:25). Segundo Ele,os “homens...desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo” (21:26).

Porém, acima de tudo, Jesus também falou de esperança. Ele disse: “ora, ao começarem essas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça, pois a vossa redenção se aproxima.” (21:28). Qual a razão para a exultação, de acordo com Jesus? Ele mesmo disse em Lucas 21:27 o motivo de exultação: “então se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.” Para Jesus, o fim do mundo deve ser previsto com um olhar repleto de exultação e esperança.

Em terceiro lugar, as profecias de Jesus foram confirmadas.Elas se cumpriram de modo claro na História e por isso são dignas de confiança. Digo isso pelo fato de que além dos sinais gerais que ocorreriam em todos os tempos da História, como os citados acima, Ele também deu sinais específicos que se cumpririam dentro de um tempo específco da História:

"Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória".(Mateus 24:29-30).
De acordo com o catedrático Dr. José Carlos Ramos em entrevista à equipe da Revista Adventista, edição de novembro de 2001, págs. 5 e 6., o cumprimento da profecia sobre o escurecimento do sol em Mateus 24:29 se deu em 19 de maio de 1780, fato bem destacado pelos historiadores, que viram no evento algo de sobrenatural. Também a profecia que retrata as estrelas caindo do céu, citadas no mesmo verso, tiveram lugar em 13 de novembro de 1833, quando o espetáculo celeste ocorrido naquela data foi tão grandioso, que para muitos parecia haver chegado o dia do fim do mundo. Da profecia de Jesus, resta apenas o cumprimento dos "...céus abalados..." quando "...então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, vindo nas nuvens com poder e grande glória". (Mateus 24:30).

Segundo Jesus, após a grande noite de trevas e aflições do mundo, haverá a Sua manifestação gloriosa, vindo com todos os seus anjos no céu, os quais reunirão os escolhidos de Deus (Mateus 24:31). Os mortos que descansam no sono da morte, mas que tiveram uma experiência de fé durante a sua vida serão levantados das sepulturas e se reunirão ao grupo dos salvos, todos glorificados, com novos corpos, sem marcas de pecado ou sofrimento. A Terra será devastada pela glória e santidade de Jesus e assim ficará durante mil anos. E todo o grupo dos salvos serão resgatados da Terra pelos anjos que os levarão ao encontro de Jesus e assim estarão para sempre com Ele (Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonissences 4:13ss).

O erudito Willian Barclay já dizia que a grande motivação dos cristãos primitivos era a reunião com Jesus. Assim o vidente João descreve sobre aqueles que estarão com Jesus nesse período de mil anos: “sobre esses a morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.” (Apocalipse 20:6). Nesse período, toda dor será explicada, toda dúvida será desanuviada, todo destino e escolha de cada salvo ou perdido será revelado; os porquês da vida e da morte –tudo!—finalmente será esclarecido antes da renovação de todas as coisas.

Depois de mil anos em que os que forem salvos deste mundo desfrutarão do Paraíso com Cristo, João descreve que o Mal será destruído (Apocalipse 20:7-10), bem como todos aqueles que compactuaram com ele. Uma nova era de paz e felicidade terá inicio para nunca mais acabar. O Apocalipse de João ainda descreve:

“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (21:1-4).
Essa é a mais bela promessa, insuperável diante de quaisquer versões cinematográficas ou supostos calendários apocalípticos com base em leituras dos astros. Há uma esperança para esse mundo e penso que vale a pena acreditar nela.

Em quarto lugar, à parte da profecia maia e do filme 2012, Jesus não especificou o dia de Sua vinda. Ele mesmo repondeu a uma pergunta feita pelos discípulos sobre quando seria este dia demonstrando que o dia de Sua chegada seria inessperado:

"Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem".(Mateus 24:42-44).
Segundo Jesus, o dia será inesperado, e por isso, penso que jamais poderia ser relacionado ao suposto evento da profecia datada para 21 de dezembro de 2012. Tanto nos detalhes quanto no cumprimento elas são divergentes.

Uma Porta Aberta Pelo Filme

Finalmente: podemos de fato ver algo de positivo na grande comoção envolvendo 2012?

O fato é que este filme nos revela o sentimento da humanidade nos últimos dias. Vivemos numa era que sofre a crise da espiritualidade e a queda dos mitos. Quando se percebe a busca desse estilo de filme, pode-se dizer que há um despertamento para o assunto envolvendo profecias sobre o fim do mundo e por isso, vemos aqui uma porta aberta para o anúncio da grande promessa de Deus. Programas envolvendo o estudo das profecias, ligados ao marketing do filme podem ser realizados com previsão de certo grau de sucesso em nossas igrejas.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia percebeu esse grande interesse do público no tema. Imediatamente criou-se um portal na internet, o http://www.ofimdomundo.com.br/ para divulgar a outra versão acerca do fim do mundo não abordada pelo filme, mas contida na Bíblia, a Palavra de Deus. Através deste portal, muitos poderão perceber a grande diferença entre as profecias bíblicas e as previsões catastróficas dos diversos seguimentos apocalípticos e verão aquilo que nostorna únicos como cristãos: que a promessa de Deus como exposta na Bíblia é totalmente voltada para a esperança, e que o seu centro e convergência é uma pessoa: Cristo.

Apêndice para uma leitura complementar sobre o tema

Site da profecia bíblica:
http://www.ofimdomundo.com.br/

Site oficial do filme:
http://www.whowillsurvive2012.com/

Sobre a onda de filmes catástrofes:
BORGES, Luciana. Filmes-Catástrofe famosos do cinema. Revista Época on-line em 22/05/2004. Edição 314. in: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG64488-5856,00.html

Para uma leitura generalizada das previsões maias, segundo uma autoridade da área (para maiores de 14 anos):
“O que é 2012? O que pode acontecer por volta deste ano?”. In:  http://porque2012.com/porque2012.html . Pesquisa realizada na internet 17/11/2009.

Para uma leitura divertida sobre o tema:
Filmes-catástrofes apocalípticos e pós apocalípticos que podem ser pesquisados no site Rapadura Cast. É só clicar: http://www.cinemacomrapadura.com.br/  e buscar a matéria "Fim do Mundo no Cinema: 2012". Pesquisa realizada na internet em 17/11/2009.

Cite sempre a fonte:
http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com/

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.