Header Ads

Para Começar o Novo Ano

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus, 11:28).

Diante desse clima de cansaço e insegurança que nos oprime a todos, a reflexão de hoje se dirige aos que se vêm tensos e ansiosos diante do enigma do futuro.  

Logo de início, eu pergunto: O que tem afetado nossa tranquilidade quando olhamos para o prenúncio do novo ano? Preocupação com a saúde? Perturbações de ordem financeira? Incertezas acerca de nossa salvação? Não importa qual seja a nossa afetação, a recomendação de Deus para nós hoje é: Descanse! 

De fato, até os governantes reconhecem a necessidade do descanso. A legislação trabalhista brasileira assegura a todo trabalhador o direito ao descanso semanal de pelo menos 24 horas consecutivas. Esta garantia está definida na Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949, conhecida como “Lei do Repouso Semanal Remunerado”. Alem disso, o Artigo 71 da CLT garante o período de 1 a 2 horas de descanso para cada período de trabalho superior a 6 horas. Leis semelhantes existem nos demais países. 

Porém, é importante frisar que bem antes de qualquer nação do mundo, Deus foi quem primeiro deu importância ao tema do descanso. Lemos nas Escrituras que Ele criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo (Gn 2:1-3). Em seguida, ele mesmo separou este período semanal como um "sábado" de descanso sagrado para seus filhos. Isso está claro a partir do significado da própria palavra "sábado" (do hebraico xabbāt) que significa literalmente "dia de repouso". 

Alguns podem imaginar erroneamente a partir deste texto que a unica provisão de Deus para a família humana seria o descanso físico. Mas eu pergunto: e o descanso da alma, o descanso pleno e verdadeiro, onde encontrar? A resposta é que o encontramos somente em Deus, por meio de Cristo. 

Na verdade, desde nossa origem comum Deus sempre quiz que esperimentássemos este descanso. Era na comunhão plena com o Criador, bem antes do pecado e do sofrimento, que o homem usufruía dessa graça em toda a sua dimensão. Como criatura, apenas na presença de seu Deus o ser humano tinha todas as suas carências plenamente satisfeitas.

Mas mesmo após o pecado este descanso é atual. Foi o próprio Jesus quem disse: "Vinde a mim, todos os cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28). Este descanso prometido, experimentado por meio dele, é constante, contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. E nós alcançamos esse descanso pleno e abundante quando aprofundamos nossa fé nele. Este descanso vem quando aprendemos a priorizar a busca do reino de Deus e sua justiça, crendo na promessa de que as demais coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6:33). Essa promessa se amplia na fala de Pedro que diz para lançarmos sobre Jesus toda a nossa ansiedade, pois ele tem cuidado de nós(1Pe 5:7). Isso implica em derramar nosso coração em oração fervorosa. Essa é a palavra graciosa do Senhor para aqueles que se entregam a ele. 

Para ilustrar o que acabo de escrever sobre descansar em Deus, gostaria de citar aqui um pensamento inspirador, escrito por Emma M. Wuerry (Ontário, Canadá), que clareia muito bem essa ideia. Veja como ela descreve sua experiência vivida alguns anos atrás: 

"Em agosto de 1930 houve um eclipse do sol. Meu irmão e eu em companhia de um astrônomo, observávamos o fenômeno através de óculos escuros. Este conservava sua atenção no cronômetro. Quando tudo terminou, ele disse: 'Foi exatamente no segundo predito há vinte e cinco anos pelos cientistas da época'. Andava eu, então, bastante preocupada porque tinha perdido meu emprego e aquela experiência me trouxe este pensamento: 'Se este universo é governado por um Poder que faz com que tudo corra normal e matematicamente no minuto exato, certamente terei confiança, seja qual for o meu destino'. Que lição maravilhosa eu aprendi!" 

Essa lição aprendida por Emma serve para conforto de todos nós! A conclusão que a qual devemos chegar é que Deus está no controle de tudo, meu amigo e minha amiga. Para quê tantas tensões, receios e preocupações no presente, especialmente por questões que fogem ao nosso gerenciamento? Até mesmo as questões políticas e financeiras caminham sob o olhar de um Deus que na Bíblia é descrito como aquele que nao dorme e nem cochila (Salmo 121:4). Veja como Ellen White descreve operação invisível da mão de Deus:

"Nos anais da história humana o crescimento das nações, o levantamento e queda de impérios, aparecem como dependendo da vontade e façanhas do homem. O desenvolver dos acontecimentos em grande parte parece determinar-se por seu poder, ambição ou capricho. Na Palavra de Deus, porém, afasta-se a cortina, e contemplamos ao fundo, em cima, e em toda a marcha e contramarcha dos interesses, poderio e paixões humanas, a força de um Ser todo misericordioso, a executar, silenciosamente, pacientemente, os conselhos de Sua própria vontade." (Educação, pág 173).

Eu sei que bem antes que o novo ano comece, há muita gente se angustiando de antemão, porque já se anteciparam aos eventos. E mesmo sem saber, elas ja anseiam pelo pior. Mas releia o texto de Ellen White e reflita. Tudo está nas mãos desse Deus onipotente. 

A palavra de hoje para nosso coração ansioso é: Descanse! Se nós somos aqueles que buscam em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, é certo que temos o amparo de Sua graça. Ele proverá! 

Meditando nessas palavras, que tal hoje de fato crermos e agirmos confiantes nas promessas divinas? E como Emma, que tal aprendermos "a arte de descansar no Seu poder"? 

É com um apelo a essa fé que nos faz ver além do horizonte de nossa limitada visão humana que nos despedimos do velho ano. Que o bom Deus nos dê um coração leve e um espírito livre de toda ansiedade para experimentarmos o pleno sentido daquilo que chamamos de "confiança em Deus". Parafraseando o grande poeta Jorge Luiz Borges, eu oro: que o Eterno nos dê a calma e a alegria para galgarmos este ano que se inicia. 

Feliz 2021!!!!

31/ Dezembro/2020
Mimoso do Sul ES
(De ferias em MG)

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.