Header Ads

Testemunhando em Tempos de Prova: a inspiradora história de Stepan Germaniuk

Uma maravilhosa experiência de um Pastor nos dias da repressão soviética nos ensina sobre a presença de Deus conosco em todo o tempo.
Por: Kurt Johnson


Deus é pleno de certezas. Essa é a maneira dEle ser. Leia estas promessas:   

"O Senhor é por mim, não recearei; que me pode fazer o homem?" (Salmo118:6)

"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31)

"Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?... Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor deDeus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:35, 38 e 39)

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e suplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os   vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6 e 7)

Deus quer que saibamos que Ele andará conosco hoje e cada dia até a vinda de Cristo. Simplesmente estenda sua mão e coloque-a na mão divina. Então, relaxe-se. Deus o guiará pelo caminho.

Os trovões ribombam e uma torrente de luz brilha desde os céus.Alguns instintivamente cobrem suas faces. Outros olham para cima com segurança.

Stepan Germaniuk fora mandado para o exílio no final da guerra. Nesse tempo, as autoridades soviéticas estavam tentando reprimir todos os grupos religiosos que não podiam controlar. Ainda mais, esse pastor não parava de pregar o evangelho aonde quer que fosse. Assim, as autoridades o baniram para a pequena vila de Chumikan, num distante ponto da gélida tundra siberiana. Eles imaginavam que sua fé rapidamente se debilitaria nesse lugar de baixíssimas temperaturas e constantes nevascas. O Pastor Germaniuk desceu do trem e olhou ao redor, para os frágeis edifícios da vila e as cores das pequenas e tortuosas árvores pontilhando a paisagem; não havia muita coisa para animá-lo.

Mas Stepan sabia algo que as autoridades comunistas ignoravam. Deus estava andando a seu lado. E ele cria na promessa de Deus de transformar os planos malignos dos homens em algo bom. Assim, ele tirou seu chapéu em meio aos uivantes ventos e orou em voz alta: "A Terra é do Senhor e tudo o que nela há, e se houver qualquer pessoa vivendo aqui, mesmo que seja uma só, então poderei viver neste lugar também. Eu Te glorificarei neste lugar, meu Senhor."

Stepan foi procurar um quarto para alugar numa casa imunda e em mau estado. A senhoria despendia todos os seus ganhos em bebidas. Muitos dos habitantes de Chumikan ficavam bêbados a maior parte do tempo, para entorpecer a dor de sua miserável existência. Mas isso foi antes de Stepan haver iluminado aquele lugar. Ele esfregou os soalhos e as paredes, fez reparos em toda a casa. Começou a preparar boas refeições e a repartir os pacotes de alimento que recebia. A senhoria ficou aturdida e disse a seus amigos: "Tenho um homem santo vivendo em minha casa." Quando o chefe da polícia local advertiu Stepan de que nenhuma pregação seria permitida, o Pastor replicou: "E que castigo você me aplicaria que fosse pior do que me enviar para cá? Sou um pregador por convicção e chamado." 

Na primavera seguinte, as autoridades permitiram que a esposa de Stepan e seus filhos se unissem a ele. Mas eles foram forçados a se mudarem para uma casa infestada de ratos. Quando levaram sua bagagem para dentro e a puseram no chão, as coisas não pareciam muito boas. Mas essa família sabia de uma coisa: Deus estava com eles na Sibéria. E assim, a primeira coisa que fizeram foi apanhar um violão, formar um círculo e entoar um hino de louvor a Deus. Eles criam que o Pai celestial lhes proveria o que precisassem. 

Pouco depois, o supervisor de tarefas de Stepan lhe deu permissão para comprar uma cabana próxima à floresta. O pastor e alguns de seus novos amigos começaram a dar um jeito no lugar. Eles acrescentaram alguns quartos e logo a cabana se parecia realmente com um lar. Sua família plantou um pequeno jardim. Plantaram também batatas num cercado de pedra. Essa era a única maneira através da qual eles poderiam cultivar naquela distante região.Durante os dois breves meses de verão, a luz solar incidia sobre as pedras e fazia com que as pequeninas batatas crescessem. 

Stepan e sua família começaram a realizar serviços de culto em sua própria casa. Os vizinhos apareciam inesperadamente para visitá-los. Alguns habitantes da vila vinham para conferir como estavam indo as coisas. Todos ficavam espantados com o que viam. Aquela gente adorava a Deus com alegria! E como gostavam de cantar! Com freqüência as crianças participavam declamando poesias. Algumas vezes os encontros duravam desde a manhã até a tarde. Todos ficavam tão felizes que dificilmente percebiam que o tempo se passara. A família vivenciava intimidade com Deus num dos mais desolados lugares da Terra. Eles experimentavam essa sensação enquanto memorizavam juntos passagens da Bíblia. Experienciavam-na quando viam pessoas contritas despertarem com sua nova fé em Jesus. Experimentavam-na andando pela praia e olhando as ondas e também na escuridão da noite. Stepan relembra: "Nunca nos cansávamos de contemplar as estrelas. Continuamente, à noite, nós saíamos para contemplá-las e cantar o hino:”

"Oh, céu estrelado, que
maravilha tu és,
que reflexo do amor divino!"
Quando um oficial comunista do partido local ouviu o que estava acontecendo na casa de Stepan, ficou louco de raiva. "Vejam, este homem trapaceou conosco. Mesmo aqui ele tem um paraíso." Sim, Deus está bem próximo de Seu fiel povo. Sim, Deus anda com eles cada dia, não importa quais sejam as circunstâncias. Ele pode transformar qualquer lugar, seja uma fornalha ardente ou a gélida tundra, num paraíso. 

Deus está procurando pessoas hoje, procurando por gente que permaneça a Seu lado e creia. Ele está ansioso para que você coloque sua mão na dEle. Está ansioso para poder conceder-lhe Sua bendita segurança. Está ansioso para erguê-lo a novas alturas. 


Você já ouviu a voz de Jesus falando ao seu coração enquanto estudava Sua Palavra? Você sentiu o convincente poder do Espírito Santo apelando-lhe para seguir os ensinos divinos de Sua Palavra? Sente você a urgência dessas mensagens? Você sabe que posição tomar com Jesus? O que você gostaria de Lhe dizer?

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.