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Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses


Face à profusão de Bíblias ditas comentadas (as com notas de rodapé) de todos os seguimentos cristãos no meio evangélico, fico feliz quando chega a meus ouvidos a boa nova de que os teólogos de Andrews University prepararam uma Bíblia com introduções e notas, adequada para a fé Adventista do Sétimo Dia. Isso é positivo, pois receio que muitas deturpações teológicas ocorrem no meio adventista devido ao despreparo teológico de certos irmãos que em dado momento, têm contato com essas ditas Bíblias comentadas.

A Bíblia de Andrews ainda está em inglês, mas chega-me a notícia que já se tem tradutores trabalhando para que seja vertida para o bom português.

Até que nos chegue às mãos o material completo, fica uma pequena demonstração de como seria o seu conteúdo, com a tradução de uma introdução à Primeira Epístola de Paulo as Tessalonicenses, feita por um teõlogo de Andrews. Sendo que na atualidade os Adventistas estão estudando a dita carta em nossas Igrejas, espero que seja de auxílio. [Claudio Soares Sampaio].

 
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 1 Tessalonicenses: uma introdução

É nossa concepção de futuro que dá forma ao presente, que define os contornos e o tom de ações e pensamentos nossos durante o dia. Se nosso senso de futuro é fraco, temos uma vida marcada pela indiferença. Boa parte das doenças emocionais e mentais e dos suicídios ocorre entre pessoas que sentem que “não têm futuro”. A fé cristã sempre foi caracterizada por um forte senso de futuro, sendo o exemplo mais notório a crença na segunda vinda de Jesus. Desde o dia em que Jesus ascendeu ao Céu, Seus seguidores vivem na expectativa de Seu retorno. Ele prometeu que voltará, e eles creram nisso – e continuam a crer. Para os cristãos, essa é a questão mais importante com relação ao que se crê e sabe a respeito do futuro.

O efeito prático dessa crença é carregar cada momento do presente com esperança, pois, se o futuro é dominado pela volta de Jesus, sobra pouco espaço na tela para a projeção das nossas ansiedades e fantasias. Essa certeza afasta a confusão da nossa vida. Livres do medo, podemos corresponder espontaneamente à liberdade que Deus nos dá.

Ao mesmo tempo, a crença pode ser mal compreendida, de modo que se transforme em medo paralisante para alguns e indolência para outros. As duas cartas de Paulo aos cristãos em Tessalônica, entre outras coisas, corrigem essas opiniões equivocadas e debilitantes, incentivando-nos a continuar a viver em alegre e inteligente expectativa com respeito ao que Deus fará em Jesus (Eugene H. Peterson, A Mensagem: Bíblia em linguagem contemporânea [São Paulo: Vida, 2011], p. 1.686).

Autores

Primeira Tessalonicenses foi enviada à igreja de Tessalônica por três autores: Paulo, Silvano e Timóteo (1Ts 1:1; veja 2Ts 1:1). Paulo foi claramente o autor principal da carta (1Ts 2:18; 3:5; 5:27), mas ele se sentiu feliz em dividir a cena com seus colegas de ministério.

Silvano (chamado de “Silas” no livro de Atos) era líder na igreja de Jerusalém (At 15:22), profeta (At 15:32) e cidadão romano (At 16:37, 38). Ele se tornou companheiro de viagem de Paulo depois que este se separou de Barnabé (At 15:36-41). Paulo e Silvano foram espancados e presos juntos pouco depois que chegaram a Tessalônica.

Timóteo era um jovem que Paulo conheceu em sua primeira viagem missionária. Ele imediatamente se uniu a Paulo no ministério (At 16:1-3) e ajudou Paulo e Silvano a fundarem a igreja em Tessalônica (At 17:1-9).

Audiência

O contexto de 1 e 2 Tessalonicenses é descrito em Atos 17 e 18, além de ser sugerido nas cartas de Paulo. Após uma experiência dolorosa em Filipos (At 16:12-40; 1Ts 2:2), Paulo e seus companheiros Silas e Timóteo se dirigiram à cidade de Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica (At 17:1).

Em Tessalônica, Paulo pregou com base na Bíblia que era necessário que o Messias sofresse primeiro e depois ressuscitasse dos mortos. Ele também procurou mostrar que Jesus havia cumprido as profecias sobre o Messias (At 17:2, 3). Muitos judeus e gregos creram na mensagem (At 17:4), mas houve um alvoroço (At 15:5, 6) e as autoridades da cidade precisaram intervir (At 17:8, 9). Em resultado, Paulo e Silas (e provavelmente Timóteo) saíram imediatamente da cidade (At 17:10).

Após dificuldades adicionais em Bereia, Paulo se dirigiu a Atenas, enviado por Silas e Timóteo (At 17:14, 15). Paulo então enviou Timóteo de volta a Tessalônica para ver como estava a igreja (1Ts 3:1, 2). Silas também voltou a Tessalônica (At 18:5), provavelmente para visitar mais uma vez a igreja recém-fundada em Filipos. Após sair de Atenas, Paulo foi a Corinto (At 18:1), onde ele se uniu novamente a Silas e Timóteo (At 18:5). Lá, ele escreveu 1 Tessalonicenses.

Data e local de escrita

Na época de Paulo, a Grécia estava dividida em duas províncias romanas. A província ao norte, que incluía Tessalônica e Filipos, era chamada Macedônia. A província ao sul, que incluía Atenas e Corinto, era chamada Acaia. Ambas as províncias são mencionadas juntas em 1 Tessalonicenses, bem como em Atos 19:21 e em algumas cartas de Paulo (Rm 15:26; 2Co 9:2; 11:9, 10). Tessalônica era a maior cidade da Macedônia, com um porto no Mar Egeu e uma grande estrada (a Via Egnatia) que levava ao Mar Adriático e, de lá, a Roma.

A primeira carta a Tessalônica provavelmente foi escrita em Corinto, visto que Paulo conhecia o pensamento das pessoas da Acaia (1Ts 1:7, 8), província na qual Corinto estava localizada. A carta foi escrita em 50 ou 51 d.C., pouco depois da visita original de Paulo a Tessalônica (1Ts 2:17).

Mensagem

É natural que os novos cristãos enfrentem sérios desafios logo após a conversão. Paulo sabia disso. Sendo que o apóstolo não podia estar junto dos cristãos de Tessalônica, ele primeiramente enviou Timóteo para reunir informações sobre a igreja. Timóteo relatou a fidelidade deles e alguns desafios que estavam enfrentando. Então, Paulo tratou dessas questões e experiências na carta que conhecemos como 1 Tessalonicenses. Dois temas se destacam na carta:

1. O fim dos tempos – A igreja em Tessalônica estava sofrendo com problemas comportamentais em parte por causa de ideias confusas sobre o retorno de Jesus e os eventos que cercariam esse retorno. Portanto, o foco principal de 1 Tessalonicenses está nos últimos dias da história da Terra. De fato, cada capítulo da carta se encerra com o tema da segunda vinda de Cristo (1:9, 10; 2:19, 20; 3:13; 4:13-18; 5:23, 24).

Os tessalonicenses parecem ter chegado à conclusão equivocada de que Paulo teria ensinado que todos eles viveriam até o retorno de Jesus. Aparentemente, eles acreditavam que os cristãos que haviam morrido estariam em desvantagem quando Jesus retornasse (4:13-15). Em sua carta, Paulo lhes assegura que os mortos justos ressuscitarão primeiro para participar plenamente desse evento com os vivos (4:15-17). Ele também deixa claro que a vinda de Jesus não será secreta (4:16) e que nós iremos encontrar o Senhor nos ares, não no solo (4:17).

Em 1 Tessalonicenses 5:1-11, Paulo volta sua atenção ao preparo para a segunda vinda. O momento do retorno de Jesus será uma surpresa (5:2, 3), mas os cristãos estarão prontos por causa de seu estado de alerta e autodisciplina (5:4-8), cheios de esperança e participantes dos benefícios da morte de Cristo (5:8-10). Um entendimento correto sobre o tempo do fim leva ao encorajamento no tempo presente (4:18; 5:11).

2. Santificação – Sendo que a igreja dos tessalonicenses se mantinha firme em sua decisão por Cristo, Paulo também focalizou as lutas que enfrentavam para viver a fé. Na sociedade romana da época, predominava a imoralidade sexual. Em contraste com isso, Paulo ensinava que o sexo fora do casamento traz prejuízo a todos (4:3-6).

Parece também que alguns tessalonicenses haviam parado de trabalhar (4:11; 2Ts 3:6, 7, 11), viviam às custas de outros (2Ts 3:6, 7) e haviam se tornado intrometidos e indisciplinados (1Ts 5:14; 2Ts 3:6, 7, 11), perdendo o respeito até mesmo dos vizinhos não cristãos. Paulo respondeu a esse problema enfatizando que os cristãos devem cuidar de seus próprios negócios (1Ts 4:11, 12) e sustentar a si mesmos enquanto aguardam o retorno de Jesus (2Ts 3:6-9).

Esboço

I. Saudações e ação de graças (1:1-5)
II. Motivos para ação de graças (1:6–3:13)
            A. Imitação dos membros da igreja (1:6-10)
            B. Exemplo dos apóstolos (2:1-12)
                        1. Pano de fundo (2:1, 2)
                        2. Caráter dos apóstolos (2:3-8)
                        3. Comportamento dos apóstolos (2:9-12)
            C. Exemplo da Judeia (2:13-16)
            D. Desejo de Paulo de vê-los (2:17–3:13)
                        1. Tentativas anteriores de visitá-los (2:17-20)
                        2. Visita substituta de Timóteo (3:1-5)
                        3. Resultado da visita de Timóteo (3:6-10)
            E. Bênção de transição (3:11-13)
III. Conselhos práticos (4:1–5:22)
A. Ética sexual (4:1-8)
B. Ética comunitária (4:9-12)
C. Os mortos em Cristo (4:13-18)
D. O Dia do Senhor (5:1-11)
E. Vida da igreja (5:12-22)
IV. Bênção final (5:23-28)

(Andrews Study Bible [Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 2010], p. 1.566-1.568. Traduzido por Matheus Cardoso. http://bible.andrews.edu)

2 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

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  2. Olá Antônio batalha. Obrigado pela visita. Visitarei seu blog sim. E esteja a vontade para seguir nosssa pagina ou comentar. Abraço.

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