Face à profusão de Bíblias ditas comentadas (as com notas de rodapé) de todos os seguimentos cristãos no meio evangélico, fico feliz quando chega a meus ouvidos a boa nova de que os teólogos de Andrews University prepararam uma Bíblia com introduções e notas, adequada para a fé Adventista do Sétimo Dia. Isso é positivo, pois receio que muitas deturpações teológicas ocorrem no meio adventista devido ao despreparo teológico de certos irmãos que em dado momento, têm contato com essas ditas Bíblias comentadas.
A Bíblia de Andrews ainda está em inglês, mas chega-me a notícia que já se tem tradutores trabalhando para que seja vertida para o bom português.
Até que nos chegue às mãos o material completo, fica uma pequena demonstração de como seria o seu conteúdo, com a tradução de uma introdução à Primeira Epístola de Paulo as Tessalonicenses, feita por um teõlogo de Andrews. Sendo que na atualidade os Adventistas estão estudando a dita carta em nossas Igrejas, espero que seja de auxílio. [Claudio Soares Sampaio].
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1 Tessalonicenses: uma introdução
É nossa concepção de
futuro que dá forma ao presente, que define os
contornos e o tom de ações e pensamentos nossos durante o dia. Se nosso senso
de futuro é fraco, temos uma vida marcada pela indiferença. Boa parte das
doenças emocionais e mentais e dos suicídios ocorre entre pessoas que sentem
que “não têm futuro”. A fé cristã sempre foi caracterizada por um forte senso
de futuro, sendo o exemplo mais notório a crença na segunda vinda de Jesus.
Desde o dia em que Jesus ascendeu ao Céu, Seus seguidores vivem na expectativa
de Seu retorno. Ele prometeu que voltará, e eles creram nisso – e continuam a
crer. Para os cristãos, essa é a questão mais importante com relação ao que se
crê e sabe a respeito do futuro.
O efeito prático dessa
crença é carregar cada momento do presente com esperança, pois, se o futuro é
dominado pela volta de Jesus, sobra pouco espaço na tela para a projeção das
nossas ansiedades e fantasias. Essa certeza afasta a confusão da nossa vida.
Livres do medo, podemos corresponder espontaneamente à liberdade que Deus nos dá.
Ao mesmo tempo, a crença
pode ser mal compreendida, de modo que se transforme em medo paralisante para
alguns e indolência para outros. As duas cartas de Paulo aos cristãos em
Tessalônica, entre outras coisas, corrigem essas opiniões equivocadas e debilitantes,
incentivando-nos a continuar a viver em alegre e inteligente expectativa com
respeito ao que Deus fará em Jesus (Eugene H. Peterson, A Mensagem:
Bíblia em linguagem contemporânea [São Paulo: Vida, 2011], p. 1.686).
Autores
Primeira Tessalonicenses foi
enviada à igreja de Tessalônica por três autores: Paulo, Silvano e Timóteo (1Ts
1:1; veja 2Ts 1:1). Paulo foi claramente o autor principal da carta (1Ts 2:18;
3:5; 5:27), mas ele se sentiu feliz em dividir a cena com seus colegas de
ministério.
Silvano (chamado de “Silas”
no livro de Atos) era líder na igreja de Jerusalém (At 15:22), profeta (At
15:32) e cidadão romano (At 16:37, 38). Ele se tornou companheiro de viagem de
Paulo depois que este se separou de Barnabé (At 15:36-41). Paulo e Silvano
foram espancados e presos juntos pouco depois que chegaram a Tessalônica.
Timóteo era um jovem que
Paulo conheceu em sua primeira viagem missionária. Ele imediatamente se uniu a
Paulo no ministério (At 16:1-3) e ajudou Paulo e Silvano a fundarem a igreja em
Tessalônica (At 17:1-9).
Audiência
O contexto de 1 e 2
Tessalonicenses é descrito em Atos 17 e 18, além de ser sugerido nas cartas de
Paulo. Após uma experiência dolorosa em Filipos (At 16:12-40; 1Ts 2:2), Paulo e
seus companheiros Silas e Timóteo se dirigiram à cidade de Tessalônica, onde
havia uma sinagoga judaica (At 17:1).
Em Tessalônica, Paulo pregou
com base na Bíblia que era necessário que o Messias sofresse primeiro e depois
ressuscitasse dos mortos. Ele também procurou mostrar que Jesus havia cumprido
as profecias sobre o Messias (At 17:2, 3). Muitos judeus e gregos creram na
mensagem (At 17:4), mas houve um alvoroço (At 15:5, 6) e as autoridades da
cidade precisaram intervir (At 17:8, 9). Em resultado, Paulo e Silas (e
provavelmente Timóteo) saíram imediatamente da cidade (At 17:10).
Após dificuldades adicionais
em Bereia, Paulo se dirigiu a Atenas, enviado por Silas e Timóteo (At 17:14,
15). Paulo então enviou Timóteo de volta a Tessalônica para ver como estava a
igreja (1Ts 3:1, 2). Silas também voltou a Tessalônica (At 18:5), provavelmente
para visitar mais uma vez a igreja recém-fundada em Filipos. Após sair de
Atenas, Paulo foi a Corinto (At 18:1), onde ele se uniu novamente a Silas e
Timóteo (At 18:5). Lá, ele escreveu 1 Tessalonicenses.
Data e local de escrita
Na época de Paulo, a Grécia
estava dividida em duas províncias romanas. A província ao norte, que incluía
Tessalônica e Filipos, era chamada Macedônia. A província ao sul, que incluía
Atenas e Corinto, era chamada Acaia. Ambas as províncias são mencionadas juntas
em 1 Tessalonicenses, bem como em Atos 19:21 e em algumas cartas de Paulo (Rm
15:26; 2Co 9:2; 11:9, 10). Tessalônica era a maior cidade da Macedônia, com um
porto no Mar Egeu e uma grande estrada (a Via Egnatia) que levava ao Mar
Adriático e, de lá, a Roma.
A primeira carta a
Tessalônica provavelmente foi escrita em Corinto, visto que Paulo conhecia o
pensamento das pessoas da Acaia (1Ts 1:7, 8), província na qual Corinto estava
localizada. A carta foi escrita em 50 ou 51 d.C., pouco depois da visita
original de Paulo a Tessalônica (1Ts 2:17).
Mensagem
É natural que os novos
cristãos enfrentem sérios desafios logo após a conversão. Paulo sabia disso.
Sendo que o apóstolo não podia estar junto dos cristãos de Tessalônica, ele
primeiramente enviou Timóteo para reunir informações sobre a igreja. Timóteo
relatou a fidelidade deles e alguns desafios que estavam enfrentando. Então,
Paulo tratou dessas questões e experiências na carta que conhecemos como 1
Tessalonicenses. Dois temas se destacam na carta:
1. O fim dos tempos – A
igreja em Tessalônica estava sofrendo com problemas comportamentais em parte
por causa de ideias confusas sobre o retorno de Jesus e os eventos que
cercariam esse retorno. Portanto, o foco principal de 1 Tessalonicenses está
nos últimos dias da história da Terra. De fato, cada capítulo da carta se
encerra com o tema da segunda vinda de Cristo (1:9, 10; 2:19, 20; 3:13;
4:13-18; 5:23, 24).
Os tessalonicenses parecem
ter chegado à conclusão equivocada de que Paulo teria ensinado que todos eles
viveriam até o retorno de Jesus. Aparentemente, eles acreditavam que os
cristãos que haviam morrido estariam em desvantagem quando Jesus retornasse
(4:13-15). Em sua carta, Paulo lhes assegura que os mortos justos ressuscitarão
primeiro para participar plenamente desse evento com os vivos (4:15-17). Ele
também deixa claro que a vinda de Jesus não será secreta (4:16) e que nós
iremos encontrar o Senhor nos ares, não no solo (4:17).
Em 1 Tessalonicenses 5:1-11,
Paulo volta sua atenção ao preparo para a segunda vinda. O momento do retorno
de Jesus será uma surpresa (5:2, 3), mas os cristãos estarão prontos por causa
de seu estado de alerta e autodisciplina (5:4-8), cheios de esperança e
participantes dos benefícios da morte de Cristo (5:8-10). Um entendimento
correto sobre o tempo do fim leva ao encorajamento no tempo presente (4:18;
5:11).
2. Santificação – Sendo
que a igreja dos tessalonicenses se mantinha firme em sua decisão por Cristo,
Paulo também focalizou as lutas que enfrentavam para viver a fé. Na sociedade
romana da época, predominava a imoralidade sexual. Em contraste com isso, Paulo
ensinava que o sexo fora do casamento traz prejuízo a todos (4:3-6).
Parece também que alguns
tessalonicenses haviam parado de trabalhar (4:11; 2Ts 3:6, 7, 11), viviam às
custas de outros (2Ts 3:6, 7) e haviam se tornado intrometidos e
indisciplinados (1Ts 5:14; 2Ts 3:6, 7, 11), perdendo o respeito até mesmo dos
vizinhos não cristãos. Paulo respondeu a esse problema enfatizando que os
cristãos devem cuidar de seus próprios negócios (1Ts 4:11, 12) e sustentar a si
mesmos enquanto aguardam o retorno de Jesus (2Ts 3:6-9).
Esboço
I. Saudações e ação de
graças (1:1-5)
II. Motivos para ação de
graças (1:6–3:13)
A. Imitação dos membros da igreja (1:6-10)
B. Exemplo dos apóstolos (2:1-12)
1. Pano de fundo (2:1, 2)
2. Caráter dos apóstolos (2:3-8)
3. Comportamento dos apóstolos (2:9-12)
C. Exemplo da Judeia (2:13-16)
D. Desejo de Paulo de vê-los (2:17–3:13)
1. Tentativas anteriores de visitá-los (2:17-20)
2. Visita substituta de Timóteo (3:1-5)
3. Resultado da visita de Timóteo (3:6-10)
E. Bênção de transição (3:11-13)
III. Conselhos práticos
(4:1–5:22)
A.
Ética sexual (4:1-8)
B.
Ética comunitária (4:9-12)
C.
Os mortos em Cristo (4:13-18)
D. O
Dia do Senhor (5:1-11)
E.
Vida da igreja (5:12-22)
IV. Bênção final (5:23-28)
(Andrews Study Bible [Berrien Springs, MI: Andrews
University Press, 2010], p. 1.566-1.568. Traduzido por Matheus Cardoso. http://bible.andrews.edu)
Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
ResponderExcluirPS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.
Olá Antônio batalha. Obrigado pela visita. Visitarei seu blog sim. E esteja a vontade para seguir nosssa pagina ou comentar. Abraço.
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