Header Ads

O Pastor, Sua Amada e Seu Senhor


Após escrever um ensaio sobre o problema do divórcio, fiquei pensando na realidade ministerial. Se de fato o crescimento das separações conjugais tem sido detectado entre os cristãos evangélicos,  a família do Pastor também corre risco de fazer parte das estatísticas. O ativismo em favor de uma comunidade, cuidando de outros casos de família pode levar o pastor a descuidar da sua. Os mesmos cuidados exigidos dos demais devem ser tomados pelos ministros, que são homens comuns e rodeados de fraquezas.

Sobre isso, acabo de ler um artigo de Gordon MacDonald na Revista Ministério que me fez repensar o assunto "família", dentro de uma perspectiva pessoal como pastor de igreja. Pode ser o caso que ligados ao pensamento de que o Pastor deve estar sempre a serviço, atividades ociosas como assistir a um filme, se retirar em silêncio, dormir quando necessário, assentar-se em família por um dia podem levar o Pastor a experimentar culpa ou mesmo temer críticas dos membros da igreja. No artigo, o Pastor MacDonald avalia  as maneiras que o ministro deve usar seu tempo. Alguns temas e necessidades pastorais como descanso, solidão, lazer etc.. são retomados com certa liberdade. Algumas frases podem ser lidas abaixo:
"Ainda acredito que o Pastor deve ser acessível. Por outro lao não tenho mais receio de não ser encontrado, quando é chegado o momento de estar sozinho, de ter tempo com minha família, ou de aproveitar os momento de repouso." 
"No conjunto, o Deus da Bíblia deve estar tão satisfeito quando seus filhos se divertem assim como quando trabalham, onde cada um procura potencializar a eficácia do outro. ' Venham comigo para um lugar deserto e repousem um pouco', são palavras de Cristo."
"Nossa família não é problema de outra pessoa."
"Fora do trabalho, quais são os momentos de que nós, que trabalhamos no ministério, mais necessitamos? Seria surpresa se eu dissesse que minha primeira necessidade como pessoa é passar algum tempo sozinho?"
"Com alguma regularidade, acrescentei a minha agenda períodos de solidão. É vitalmente importante ficar um período em silêncio."
"... Costumamos tirar o telefone do gancho em vários momentos.Nosso telefone não toca durante as refeições, durante os momentos de dialogo em família, nem nos períodos de meditação e estudo."
- Gordon MacDonald, "Momentos de um Pastor". Ministério, Set-Out 2014, p. 22.

Essas declarações de MacDonald visam deslocar dos ombros do Pastor o fardo da culpa quando busca isolamento a fim de atender as necessidades de sua própria família e de seu próprio coração. Isso, ao invés de trazer algum prejuízo, se traduzirá em um ministério mais profícuo para ele e seu rebanho. Um pastor de bem consigo mesmo e com sua casa poderá trazer o melhor sermão sobre família que se pode dar: O exemplo.

Ainda creio no ideal divino do casamento. Penso que devo orientar a igreja. Mas penso também que eu como cristão me encontro necessitado da mesma orientação dada a igreja, a fim de que meu casamento prossiga  dentro do plano original de Deus, uma aliança para toda a vida. - [Claudio Soares Sampaio]

Cite a fonte = http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.