Header Ads

De Volta para Casa

“Onde estás?” (Gênesis 3:9)

A Bíblia diz que somos filhos de Deus, criados pelas Suas mãos gloriosas e para o seu glorioso propósito. A Eternidade ao Seu lado é a nossa prometida herança e dela não devemos abrir mão pois isso nos roubaria o verdadeiro propósito e sentido da vida. A sede de amar o Senhor está plantada em nosso coração, porque somos dEle, criados por Ele e apenas para Ele. Se não reconhecermos isso e  nos entregamos a Ele, não seremos de mais ninguém.

Quem poderia explicar a intensidade do amor que o Senhor, em sua maravilhosa graça devotou a nós, seus filhos caídos? Meditando nesse amor, revelado na gloriosa obra da salvação em favor do caído, Paulo se viu tomado de assombro e disse: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 11:33). Para o apóstolo, o amor divino era algo incompreensível. 

O fato é que o homem, a mais nobre criação de Deus rebelou-se contra seu Pai e rejeitou Sua paternidade, passando a viver como o filho da parábola, distante de seu Pai e de seu lar. Mas as Escrituras afirmam (ó gloriosa verdade) que Deus veio ao nosso encontro, na pessoa de Jesus, para nos redimir de nós mesmos, e nos reunir de novo em Sua casa. Por meio de Cristo, Ele ocupou o nosso lugar na cruz da condenação para que de novo pudéssemos ter um lugar para sempre  no seu Reino. Como isso é possível? Como compreender esse amor imensurável? Paulo tinha razão quando escreveu: "ó profundidade das riquezas e da ciência de Deus!" 

João afirma que  por meio de nossa união com Jesus, pela fé (que no texto, é o mesmo que recebê-lo) nós somos declarados filhos de Deus: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” (João 1:12). 

Veja: é Deus mesmo quem nos declara Seus filhos, quando recebemos a Cristo como nosso Senhor. Ele se fez nosso "irmão" ao assumir nossa natureza humana, pela Encarnação e nós nos tornamos unidos a Ele pela nossa comunhão com Ele, por meio da fé. Nós, os que cremos no seu nome fomos declarados filhos de Deus, diz João. Por isso eu afirmo: se você é de Jesus, você é declarado filho de Deus e também herdeiro! Louvado seja Deus!

É por isso que em sua primeira carta, na ausência de uma melhor definição em palavras para espressar o amor divino, o apóstolo amado, afirmou: “vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus.”  (1João 3:1). 

Seria bom entender bem isso. Segundo as Escrituras, o pecado roubou a imagem de nosso Pai. Se somos agora, filhos de Deus, é tão somente porque através da Encarnação de Jesus, nossa humanidade se uniu à Divindade por laços eternos. Jesus trazia a perfeita imagem do Pai e a perfeita imagem do homem. Em Cristo, o Céu e a Terra se encontraram de modo perfeito. Em Cristo, Deus se uniu ao homem e o homem se uniu a Deus de modo verdadeiramente pleno. Jesus é, então, o perfeito Filho de Deus! É por isso que somente por meio dEle somos também declarados por Deus como Seus filhos. A nossa filiação com Deus vem unicamente por meio da graça! 

Foi Paulo quem entendeu esse mistério e nos revelou. Aos Efésios ele diz que Deus decidiu "fazer convergir em Cristo tudo quanto existe, todos os elementos que estão no céu como os que estão na terra" (Efésios 1:10). Esses "elementos" no Céu e na Terra são seus filhos criados. Através da Sua obra realizada em Cristo, diante do Pai "toda família nos céus e na terra toma o [Seu] nome" (Efésios 3:15). E tomamos o Seu nome quando somos declarados filhos de Deus e pela fé O invocamos como Pai!

Meu irmão você pode se alegrar comigo diante dessa revelação gloriosa? Veja o que a palavra nos revelou: 

1) Nós fomos criados por Deus para sermos Seus filhos, 2) o pecado rompeu nossa união com esse Pai e nos tirou a relação de filhos, 3) Deus nos re-uniu à sua família pela Encarnação de Jesus como Filho de Deus, 4) somos declarados Seus filhos pela nossa comunhão com Jesus, pela fé, 5) por meio de Jesus nós passamos a ser parte da Sua família de Deus tanto no Céu quanto na Terra, 6) pela nossa comunhão com Jesus podemos tomar o nome de Deus e invoca-lo como Pai!

Pois bem, agora eu me dirijo a você, meu querido companheiro de jornada. Você está com seu coração firmado sobre essa grandiosa verdade? Está firme nessa esperança? Está feliz e realizado por essa herança que é sua mediante a fé? Ou por alguma circunstância, hoje você se vê fraco e vazio, e se sente perdido e distante, diante de seu Deus? 

Talvez em algum tempo você se regozijou na graça e nas promessas de Deus mas um dia o seu coração te enganou e você  renunciou Seu precioso chamado. Talvez isso seja sua realidade,  mas não se desespere. Creia: jamais estaremos ausentes do amor dAquele que nos criou e nos amou desde os tempos eternos. Pois "nada nos separará do amor de Cristo" diz Paulo (Romanos 8:39).

Lembra-se de seu primeiro encontro com o Senhor? Talvez tenha sido na igreja, na presença dos irmãos, quando após a apresentação do Evangelho a Palavra de Deus de forma poderosa atingiu sua alma, e como aos discípulos na estrada de Emaús, o Senhor fez arder seu coração. Talvez tenha sido no silêncio de seu quarto, quando em sua solidão você meditava e como na parábola do Pastor você se viu como a ovelha resgatada. Ou quem sabe seu encontro se deu pela presença de um amigo, que, à semelhança de Filipe na estrada de Jerusalém para Gaza, pacientemente te explicou acerca da doutrina da salvação. 

Mas não importa como se deu o encontro com o Senhor. O local, as pessoas ou mesmo as circunstâncias de seu chamado não são o mais importante. O que importa é que desde então, você se fez parte da herança de Deus nessa Terra. Você se tornou um filho amado de Deus! Uma filha amada de Deus!

Então, pense: naquele dia, o que você trazia ao Senhor além de uma vida mergulhada nas trevas da ignorância ou um coração errante pelas caminhos tortuosos do pecado? Todavia, seu coração sedento da graça pediu a bênção de Seu Pai e Ele não te rejeitou. E agora que você já O conhece, você que um dia já O serviu em Sua casa, que comeu à Sua mesa, como poderia imaginar que Ele te rejeitou, que Ele por um instante teria deixado de ama-lo, apenas porque você em algum momento se encontrou caído, à beira do caminho? 

Não! Eu te digo: se você foi muito longe ou se você errou muito, ou se desanimou e por isso se sente muito distante do lar eterno, tanto mais o coração do seu amoroso Pai tem suspirado por seu regresso à Sua casa. 

Veja: Diz o texto de Gênesis que no dia de sua queda enquanto corria para longe do Senhor, Adão ouviu as mais doces palavras: "Adão onde estás?" (3:8). E essas mesmas palavras são ditas por Deus a você, no dia de hoje.

Hoje é o seu dia de um Re-encontro com o Pai. Como o samaritano bondoso, Ele se achega a você e deseja curar suas feridas. Como o amoroso pai da parábola, ele anela te receber de novo em Sua mesa. E da mesma maneira que veio a Adão à porta do Paraíso, o Senhor se aproxima de você neste momento. 

Talvez como Adão, você se encontre agora cheio de medo, fugindo de Seu Pai. Mas creia: do mesmo modo como gritou pelo nome de Adão, o Senhor está agora gritando o seu nome. E Com o mesmo amor que O levou até a cruz, Jesus te chama HOJE e espera que HOJE você O receba de novo, renovando sua decisão de viver por Ele e para Ele. Ele te quer de volta à Sua família!

Por favor, não ignore a voz do seu Pai! O Senhor, seus irmãos e todo o Céu esperam sua decisão. Porque você não faz agora mesmo uma oração pedindo perdão a Deus e refaz a sua entrega? Porque você não liga agora mesmo para um irmão de sua confiança e pede sua ajuda para reencontrar o caminho de volta? Faça isso! Creia! Isso poderá ser o início de uma nova história. 

Estarei orando por você que vier a ler essa mensagem que saiu do meu coração para o seu coração.

- 😊 Cláudio Sampaio

Nenhum comentário

Sua opinião é importante para mim. O que você pode acrescentar? Entretanto, observe:

1. Os comentários devem ser de acordo com o assunto do post.
2. Avalie, pergunte, elogie ou critique. Mas respeite a ética cristã: sem ataques pessoais, ofensas e palavrões.
3. Comentários anônimos não serão publicados. Crie algum nome de improviso para assinar o escrito, caso não queira se identificar.
4. Links de promoção de empresas e sites serão deletados.
5. Talvez seu comentário não seja respondido imediatamente
6. Obrigado pela participação.